Assunto:
Literacia informacional
Resumo (PT):
A literacia informacional (LI) tem vindo a impor-se como uma importante problemática no
campo da Ciência da Informação. Na análise da literatura surgem quatro linhas fundamentais de pesquisa,
nomeadamente, de caráter teórico, de interface entre os estudos de cariz mais epistemológico e uma visão
mais prática de pesquisas em que se estudam os níveis de competência informacional de diferentes faixas
etárias. Entre 2007 e 2010 desenvolveu-se um projeto - A literacia informacional no contexto do Espaço
Europeu do Ensino Superior: estudo das competências informacionais em Portugal (elit.pt) - que se
enquadra neste último tipo de trabalhos. Pretendia-se compreender como os estudantes universitários
enfrentam as competências de informação exigidas pela criação do Espaço Europeu do Ensino Superior
(EEES). Neste artigo apresenta-se a experiência da equipa de trabalho em termos da metodologia de
investigação utilizada para analisar as competências informacionais com o propósito de refletir sob as
particularidades e dificuldades de investigação neste campo. A pesquisa desenvolvida teve algumas
peculiaridades que a distinguem de outros estudos de LI na medida em que se construiu um enquadramento
teórico que fundamentou a prática, se analisou uma ampla amostra em nível nacional e se utilizou uma
metodologia que recorreu a métodos qualitativos e quantitativos. Assim, avaliou-se a aptidão e a atitude de
estudantes do ensino superior em relação à literacia da informação, mas também dos estudantes do ensino
secundário, uma vez que se considerou a educação como um sistema e, consequentemente; se entende que
as competências adquiridas em este nível determinam o comportamento de informação posterior. Partiuse
ainda do pressuposto de que os níveis de LI poderiam ser potencialmente diferentes em áreas geográficas
distintas de Portugal, tendo-se realizado o estudo numa escala nacional, de modo a permitir comparações
entre regiões com diferentes níveis de desenvolvimento. Recorreu-se inicialmente ao método qualitativo
(através de grupo de foco e entrevistas) o que permitiu obter indicadores preciosos sobre as expectativas,
as necessidades e o uso da informação por parte dos estudantes. Esses indicadores foram posteriormente
utilizados na elaboração do questionário, que foi aplicado em dez escolas secundárias e dez escolas de nível
superior (Politécnico e Universitário) e que obteve tratamento quantitativo. Este questionário era
constituído por 54 itens com um grupo central e questões transversais. O tratamento de dados estatísticos
permitiu, nomeadamente, comparar os resultados de alguns grupos (sexo, nível de ensino secundário e
superior, ensino universitário e politécnico, diferentes licenciaturas ou áreas de ensino e regiões do país).
No presente artigo apresentam-se as opções metodológicas da pesquisa refletindo igualmente sobre algumas
das suas limitações e salienta-se a importância de se desenvolverem métodos eficazes para a investigação
em L
Abstract (EN):
Information literacy (IL) has been establishing itself as an important issue in the field of
Information Science. When analyzing literature, four main lines of research emerge, namely, theoretical,
interface studies relating epistemological aspects and more practical ones and research that study the levels
of information literacy in different age groups. Between 2007 and 2010 a project has been developed -
Information literacy in the context of the European Higher Education Area: a study of information competencies in Portugal (elit.pt) ¿ that fits in the latter type of research. The aim of the project was to
understand how High Education students face information skills required by the European Higher
Education Area (EHEA). In this paper the team experience is presented in terms of research methodology
for analyzing information skills. The research done has had some peculiarities that distinguish it from other
studies of IL. A theoretical framework has been build and it justified the practical aspects of the project, a
large sample that included various regions of the country was analyzed and either qualitative or quantitative
methods have been used. Thus, the ability and the attitude of students in higher education in relation to
information literacy has been evaluated but also of the secondary school students as education is a system
and consequently, understanding the skills acquired at this level determine the behavior of subsequent
information use. As the levels of IL could potentially be dissimilar in different geographic areas of Portugal
the study on a national scale, to allow comparisons between regions with different levels of development
has been conducted. Qualitative methods (for interviews and focus group) were firstly used allowing
obtaining valuable indicators about the expectations, needs and using of information by students. These
indicators were later employed in the construction of the questionnaire, which was applied in ten secondary
schools and ten Schools of higher education (university and polytechnic) and that has been statistically
processed. This questionnaire consisted of 54 items with a core group and cross-cutting issues. The
statistical data treatment has allowed, for example, comparing the results of some groups (gender, secondary
and higher education levels, university and polytechnic degrees and different regions of the country). This
paper presents the methodological choices of the research and some of its limitations emphasizing the
importance of developing effective methods for research in IL.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica