Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > A investigação em literacia informacional: abordagem a partir de um projeto de âmbito nacional

A investigação em literacia informacional: abordagem a partir de um projeto de âmbito nacional

Título
A investigação em literacia informacional: abordagem a partir de um projeto de âmbito nacional
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2016
Autores
Silva, Armando Malheiro da
(Autor)
FLUP
Fernandez Marcial, Viviana
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Martins, Fernanda
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Ver página do Authenticus Sem ORCID
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciência da Informação
Outras Informações
Assunto: Literacia informacional
Resumo (PT): A literacia informacional (LI) tem vindo a impor-se como uma importante problemática no campo da Ciência da Informação. Na análise da literatura surgem quatro linhas fundamentais de pesquisa, nomeadamente, de caráter teórico, de interface entre os estudos de cariz mais epistemológico e uma visão mais prática de pesquisas em que se estudam os níveis de competência informacional de diferentes faixas etárias. Entre 2007 e 2010 desenvolveu-se um projeto - A literacia informacional no contexto do Espaço Europeu do Ensino Superior: estudo das competências informacionais em Portugal (elit.pt) - que se enquadra neste último tipo de trabalhos. Pretendia-se compreender como os estudantes universitários enfrentam as competências de informação exigidas pela criação do Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES). Neste artigo apresenta-se a experiência da equipa de trabalho em termos da metodologia de investigação utilizada para analisar as competências informacionais com o propósito de refletir sob as particularidades e dificuldades de investigação neste campo. A pesquisa desenvolvida teve algumas peculiaridades que a distinguem de outros estudos de LI na medida em que se construiu um enquadramento teórico que fundamentou a prática, se analisou uma ampla amostra em nível nacional e se utilizou uma metodologia que recorreu a métodos qualitativos e quantitativos. Assim, avaliou-se a aptidão e a atitude de estudantes do ensino superior em relação à literacia da informação, mas também dos estudantes do ensino secundário, uma vez que se considerou a educação como um sistema e, consequentemente; se entende que as competências adquiridas em este nível determinam o comportamento de informação posterior. Partiuse ainda do pressuposto de que os níveis de LI poderiam ser potencialmente diferentes em áreas geográficas distintas de Portugal, tendo-se realizado o estudo numa escala nacional, de modo a permitir comparações entre regiões com diferentes níveis de desenvolvimento. Recorreu-se inicialmente ao método qualitativo (através de grupo de foco e entrevistas) o que permitiu obter indicadores preciosos sobre as expectativas, as necessidades e o uso da informação por parte dos estudantes. Esses indicadores foram posteriormente utilizados na elaboração do questionário, que foi aplicado em dez escolas secundárias e dez escolas de nível superior (Politécnico e Universitário) e que obteve tratamento quantitativo. Este questionário era constituído por 54 itens com um grupo central e questões transversais. O tratamento de dados estatísticos permitiu, nomeadamente, comparar os resultados de alguns grupos (sexo, nível de ensino secundário e superior, ensino universitário e politécnico, diferentes licenciaturas ou áreas de ensino e regiões do país). No presente artigo apresentam-se as opções metodológicas da pesquisa refletindo igualmente sobre algumas das suas limitações e salienta-se a importância de se desenvolverem métodos eficazes para a investigação em L
Abstract (EN): Information literacy (IL) has been establishing itself as an important issue in the field of Information Science. When analyzing literature, four main lines of research emerge, namely, theoretical, interface studies relating epistemological aspects and more practical ones and research that study the levels of information literacy in different age groups. Between 2007 and 2010 a project has been developed - Information literacy in the context of the European Higher Education Area: a study of information competencies in Portugal (elit.pt) ¿ that fits in the latter type of research. The aim of the project was to understand how High Education students face information skills required by the European Higher Education Area (EHEA). In this paper the team experience is presented in terms of research methodology for analyzing information skills. The research done has had some peculiarities that distinguish it from other studies of IL. A theoretical framework has been build and it justified the practical aspects of the project, a large sample that included various regions of the country was analyzed and either qualitative or quantitative methods have been used. Thus, the ability and the attitude of students in higher education in relation to information literacy has been evaluated but also of the secondary school students as education is a system and consequently, understanding the skills acquired at this level determine the behavior of subsequent information use. As the levels of IL could potentially be dissimilar in different geographic areas of Portugal the study on a national scale, to allow comparisons between regions with different levels of development has been conducted. Qualitative methods (for interviews and focus group) were firstly used allowing obtaining valuable indicators about the expectations, needs and using of information by students. These indicators were later employed in the construction of the questionnaire, which was applied in ten secondary schools and ten Schools of higher education (university and polytechnic) and that has been statistically processed. This questionnaire consisted of 54 items with a core group and cross-cutting issues. The statistical data treatment has allowed, for example, comparing the results of some groups (gender, secondary and higher education levels, university and polytechnic degrees and different regions of the country). This paper presents the methodological choices of the research and some of its limitations emphasizing the importance of developing effective methods for research in IL.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
armando_malheiro_investigacao 794.16 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

A literacia da informação em Portugal: um diagnóstico, um modelo e uma reflexão prospetiva (2007-2010) (2016)
Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana; Martins, Fernanda
A literacia informacional no espaço europeu do ensino superior: estudo das competências de informação em Portugal (primeiros resultados globais) (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Martins, Fernanda; Azevedo, José; Pinto, Maria Manuela; Fernandez Marcial, Viviana; Guedes, Susana
A literacia informacional no espaço europeu de ensino superior: fundamentos e objetivos de um projeto em várias fases (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana; Martins, Fernanda
Lessons on information literacy research: a portuguese experience (2014)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Silva, Armando Malheiro da; Fernández Marcial, Viviana ; Martins, Maria Fernanda

Do mesmo livro

Novos resultados e elementos para a análise e debate sobre a literacia da informação em Portugal (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana
Information literacy in Portugal: a theory and practice approach (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana
Inclusão digital e literacia informacional em Ciência da Informação (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da

Ver todas (9)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 17:24:01 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias