Resumo (PT):
A decisão assumida foi a da elaboração de um estudo que cruzasse uma visão institucional, influenciada de alguma forma pela estrutura organizativa e normativa das Universidades, com uma abordagem mais dinâmica e problematizada do seu funcionamento, o que pressupunha, por um lado, uma interpretação do passado, não apenas uma descrição, do percurso ou percursos realizados pela UA e por outro lado, um alargamento da base documental.
Tal decisão implicava um tempo que não fosse imediato, que não começasse e não terminasse com a História da Universidade, mas que a precedesse e a continuasse. Esta opção traduz, a nosso ver, o primeiro traço estrutural inerente a esta História da Universidade - a avaliação, identificação e localização de núcleos documentais, que permitissem a construção do património da Universidade de Aveiro duma forma total, projectada para o futuro.
Entende-se, nestas circunstâncias, o título desta obra – A construção da memória – indicador do segundo traço estruturante desta iniciativa, ao apenas entreabrir a porta para uma investigação continuada e fecunda que outros, muitos mais, poderão continuar.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Nº de páginas:
216
ISBN:
972-789-052-0
Edição:
1
ª