Resumo: |
O Projeto Arts & Crafts Aujourd'hui responde à necessidade de profissionalização de jovens artistas e designers, questão que está no centro das preocupações das Instituições de Ensino Superior Europeias (IES) de arte e design. Embora o setor criativo gere cerca de 30 milhões de empregos em todo o mundo e empregue mais pessoas com idades entre 15 e 29 anos do que qualquer outro setor, os graduados em artes visuais enfrentam dificuldades de integração profissional. Além disso, artistas e designers manifestam o interesse em reavaliar o saber fazer local e estabelecer um diálogo com diversos agentes, seja do ponto de vista técnico, profissional e cultural. Isto é acompanhado por um interesse acrescido pelos processos de produção, pela materialidade das obras/criações/obras, relacionada com a conhecimento específico da manualidade. Essas orientações podem estar ligadas à busca de modos alternativos de produção ecologicamente responsáveis numa era pós-industrial e estão associadas a um desejo de repensar a relação com o objeto na era do Antropoceno. As preocupações ecoam plenamente ao movimento Arts and Crafts, um movimento inglês do final do século XIX, que se caracteriza pela vontade de fundir a arte com o artesanato e pode ser considerado uma fonte de design. Uma atitude crítica em relação às utopias concretas ligadas à ecologia, uma relação assumida com a técnica e o artesanato, buscando a indefinição das fronteiras entre arte, arte decorativa e design são questões que encontram hoje um eco particular na arte e no design.
As abordagens propõem soluções para transformar usos, estilos de vida e representações em relação à emergência ecológica. Embora as IES artísticas já se tenham dado conta dessas bifurcações, ainda precisam traduzi-las em programas de ensino/formação que preparem os alunos para estas novas orientações. Assim, através desta temática de Artes e Ofícios inserida no contexto contemporâneo, o nosso projeto pretende propor novos métodos pedagógico |
Resumo O Projeto Arts & Crafts Aujourd'hui responde à necessidade de profissionalização de jovens artistas e designers, questão que está no centro das preocupações das Instituições de Ensino Superior Europeias (IES) de arte e design. Embora o setor criativo gere cerca de 30 milhões de empregos em todo o mundo e empregue mais pessoas com idades entre 15 e 29 anos do que qualquer outro setor, os graduados em artes visuais enfrentam dificuldades de integração profissional. Além disso, artistas e designers manifestam o interesse em reavaliar o saber fazer local e estabelecer um diálogo com diversos agentes, seja do ponto de vista técnico, profissional e cultural. Isto é acompanhado por um interesse acrescido pelos processos de produção, pela materialidade das obras/criações/obras, relacionada com a conhecimento específico da manualidade. Essas orientações podem estar ligadas à busca de modos alternativos de produção ecologicamente responsáveis numa era pós-industrial e estão associadas a um desejo de repensar a relação com o objeto na era do Antropoceno. As preocupações ecoam plenamente ao movimento Arts and Crafts, um movimento inglês do final do século XIX, que se caracteriza pela vontade de fundir a arte com o artesanato e pode ser considerado uma fonte de design. Uma atitude crítica em relação às utopias concretas ligadas à ecologia, uma relação assumida com a técnica e o artesanato, buscando a indefinição das fronteiras entre arte, arte decorativa e design são questões que encontram hoje um eco particular na arte e no design.
As abordagens propõem soluções para transformar usos, estilos de vida e representações em relação à emergência ecológica. Embora as IES artísticas já se tenham dado conta dessas bifurcações, ainda precisam traduzi-las em programas de ensino/formação que preparem os alunos para estas novas orientações. Assim, através desta temática de Artes e Ofícios inserida no contexto contemporâneo, o nosso projeto pretende propor novos métodos pedagógicos para formar artistas e designers prontos para entrar no mercado de trabalho, ambientalmente engajados, abertos ao mundo e valorizando as culturas locais. Isso será possível através de novas ferramentas pedagógicas que permitam a aquisição de competências em diversos saberes, integrando uma abordagem ecológica e uma capacidade de colaboração com os atores do mundo profissional. A diversidade e notoriedade dos parceiros internacionais permite-nos construir um projeto educativo inovador que vá ao encontro destas necessidades. O projeto é liderado pelo Laboratoire d'Experimentations des Modernités de Esadse com seus parceiros internacionais: - Royal Academy of Fine Arts de Bruxelas, ArBA, Bélgica - Academy of Art and Design Bratislava, VSVU, Eslováquia - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, FBAUP.Porto, Portugal - Escola de Artes Visuais e Media da Universidade de Quebec em Montreal, UQAM, Canadá Além disso, o projeto integra um grande número de parceiros associados: artesãos, espaços de produção e divulgação e o Instituto Nacional de Belas Artes de Tetouan. |