Os objetivos que o projeto encerra são tridimensionais, respondendo às dimensões de Investigação de Excelência, Promoção da Responsabilidade Social e ambiental e Promoção do bem-estar e a qualidade de vida da comunidade académica:
· Aumentar a capacidade de I&D em temas que importam a mobilidade suave, criando condições favoráveis ao uso e à produção de I&D como forma de propiciar uma melhoria do ambiente, da economia, da qualificação do território e da vida dos cidadãos e comunidades;
· Contribuir para uma maior mobilização de equipas multidisciplinares, integrando uma rede de organismos da administração pública e entidade privadas, com interesses no tema da mobilidade, visando a conceção de projetos inovadores alinhados com os desafios do país e com as orientações da União Europeia;
· Promover a utilização da bicicleta e outros modos suaves juntos da comunidade, incentivando à alteração da repartição modal nas deslocações urbanas, designadamente a transferência do modo de transporte individual motorizado para o modo ciclável, contribuindo para a redução do consumo de energia primária e para a redução das emissões de gases com efeitos de estufa e de poluentes atmosféricos.
Indicadores de resultado previstos:
1 - O.04.05.02.G - Número de bicicletas adquiridas para uso público
(Realização): 265 bicicletas para uso exclusivo Comunidade U.Porto: 220 elétricas, 45 convencionais, com a seguinte distribuição prevista: 205 (77%) para alunos, 30 (11,5%) para docentes e investigadores, 30 (11,5%) para pessoal não docente.
2 - O.04.05.02.P - Economias de energia geradas pela utilização do modo ciclável (Realização): 30.05 tep. O cálculo tem por base o número de quilómetros que se estima percorrer com as bicicletas e os valores de referência disponibilizados no âmbito do Projeto U-Bike.
3 - O.04.05.03.G - Extensão de kms percorridos pela população aderente ao modo ciclável (Realização): 582.120 kms percorridos no final do projeto. O cálculo tem por base um percurso de 15km/dia, por bicicleta em uso, durante 22 dias por mês, ao longo de 10 meses por cada ano de projeto.
4 - O.04.05.03.P - Campanhas e ações de sensibilização e promoção da mobilidade sustentável e energeticamente eficiente (Realização): 4 campanhas/ações: 3 campanhas U.Porto, 300 participantes (1 sessão no Polo I - Centro; 1 sessão no Polo II - Asprela; 1 sessão no Polo III - Campo Alegre); 1 campanha IMT.
5 - O.04.05.04.G - Número de produtos de comunicação, sensibilização e promoção da mobilidade
sustentável e energeticamente eficiente (Realização): 10 produtos. 5 produtos U.Porto: Flyer;
Poster; Brochura; Notícias/press releases; Vídeo. 5 produtos IMT.
6 - O.04.05.03.G -População abrangida pelas Campanhas/Ações de Sensibilização e Promoção da mobilidade sustentável e 194.050 pessoas. 34.800 comunidade interna U.Porto; 59.250 população local do Porto; 100.000 IMT. |