Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MODIS01

Dissertação/Estágio

Código: MODIS01     Sigla: DEOL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde - Oncologia Laboratorial

Ocorrência: 2024/2025 - A (de 16-09-2024 a 18-07-2025) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/icbas/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=387312
Unidade Responsável: Patologia e Imunologia Molecular
Curso/CE Responsável: Mestrado em Oncologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MO 13 Plano Oficial do ano letivo 2023 2 - 57 40 1539

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carmen de Lurdes Fonseca Jerónimo Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 1,43
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 1,429
Carmen de Lurdes Fonseca Jerónimo 0,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular tem por objetivo a realização de um trabalho de natureza técnico-científica, de cariz inovador, no domínio científico das Ciências da Saúde. Envolve a condução de trabalhos práticos de investigação e a redação de uma dissertação, elaborada com rigor técnico-científico, que será avaliada em provas públicas no final do ano letivo. O tema, conteúdo e organização da dissertação será definido sob a supervisão do(s) orientador(es) de dissertação de Mestrado/ estágio, de acordo com a legislação em vigor e as normas estabelecidas pelo Regulamento de Estudos da Universidade do Porto. Em alternativa o estudante poderá elaborar uma monografia, que será igualmente avaliada em provas públicas no final do ano letivo.

No final desta unidade curricular os estudantes deverão ter atingido os objetivos de aprendizagem descritos no artigo 15º do Decreto-Lei n.º 115/2013 de 7 de agosto de 2013.

Resultados de aprendizagem e competências

Escolha, programação, calendarização, desenvolvimento e redação de um trabalho original, numa das seguintes modalidades: relatório científico de estágio ou projeto de investigação e apresentação e defesa pública do mesmo.


Os estudantes iniciam os projetos de investigação, devidamente apoiados pelos orientadores. Os estudantes devem iniciar a redação da revisão bibliográfica e dos trabalhos práticos conducentes à elaboração da sua tese de dissertação. Esta aproximação permite que os estudantes adquiram conhecimentos profundos e sólidos sobre o tema da sua tese de dissertação. O trabalho autónomo do estudante, sob a supervisão do(s) orientador(es), proporcionar-lhe-á meios para elaborar um documento escrito com qualidade e clareza sobre um tópico avançado em Oncologia, bem como a capacidade de apresentar os principais resultados da investigação de forma clara e inequívoca.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

O programa será estabelecido pelo(s) orientador(es) da dissertação em função do tema na área das Ciências da Saúde que será objeto de investigação, e de acordo com o regulamento de estudos da Universidade do Porto e outra legislação em vigor.

Em cada ano letivo, o resumo da proposta escolhida pelo estudante/orientador será entregue à diretora do ciclo de estudos até 31 de outubro de cada ano. Caso os projetos de dissertação envolvam coortes de doentes/ dadores saudáveis, o mesmo terá que ser acompanhado de um declaração da Comissão de ética da instituição em que serão recrutados os doentes/ dadores.

Os resultados da apreciação da proposta, incluindo conselhos e condições de aceitação (ou os motivos da rejeição) serão comunicados ao estudante por correio eletrónico, em 20 dias úteis.

 

Bibliografia Obrigatória

International Committee of Medical Journal Editors; Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals: writing and editing for biomedical publication, 2010. ISBN: ISSN: Print -0976-500X, Online - 0976-5018 (J Pharmacol Pharmacother. 2010 Jan;1(1):42–58. Disponível em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/)
International Committee of Medical Journal Editors; Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals., ICMJE, 2015 (Disponível em http://www.icmje.org/ (atualizado em dezembro de 2015))

Bibliografia Complementar

Serrano Pedro; Redacção e apresentação de trabalhos científicos. ISBN: 972-708-300-5 (Disponível na biblioteca ICBAS/ FF, UP)

Observações Bibliográficas

A bibliografia específica para o desenvolvimento do trabalho deverá  ser fornecida pela equipa de orientação da dissertação de mestrado.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os alunos identificam um tema e abordam docentes da Universidade do Porto e de outras instituições de ensino e investigação, Doutorados com curriculum científico relevante na área das Ciências da Saúde. O trabalho individual (auto-aprendizagem) é realizado sob o acompanhamento e escrutínio de um orientador e co-orientador.

As normas sobre elaboração e entrega do trabalho estão disponíveis no Moodle.

A avaliação desta UC é final. Os estudantes serão avaliados pela apresentação de uma dissertação de estágio/monografia. A avaliação da tese de dissertação/monografia e sua apresentação oral é da responsabilidade de um júri que de acordo com a legislação em vigor e as normas estabelecidas pelo Regulamento de Estudos da Universidade do Porto, é composto por um Presidente (Docente com o grau de Doutor), um arguente (especialista na área) e pelo orientador (ou coorientador).

Os critérios de avaliação baseiam-se na qualidade do trabalho desenvolvido, na forma de apresentação e na discussão.
O resultado é expresso em escala numérica de 20 valores. Aprovam-se os estudantes com classificação igual ou superior a 10 valores.


 

 

 

 

Software

moodle

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas
Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 50,00
Trabalho de investigação 1488,00
Total: 1539,00

Obtenção de frequência

Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

A grelha de avaliação detalhando os parâmetros a serem avaliados está disponível na Página da UC existente no Moodle.

Classificação parcial (cada um dos jurados)= 0,5 Dissertação escrita + 0,5 Apresentação e defesa pública

Classificação final= (classificação do Presidente + classificação do Arguente + classificação do Orientador)/3

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos provas ou trabalhos especiais.

Trabalho de estágio/projeto

O trabalho de projeto incidirá sobre a área de conhecimento em Oncologia.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os previstos nas Normas de Avaliação e Orientação Pedagógica da Universidade do Porto.

Serão realizados em datas definidas pelo Conselho Pedagógico.

Melhoria de classificação

Não está prevista.

Observações

As normas sobre elaboração e entrega do trabalho estão disponíveis no Moodle.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-01 às 07:41:11 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias