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Formações e Seminários Avançados Parte I

Código: BMC01     Sigla: FSAPI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S (de 02-01-2025 a 02-06-2025) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Biologia Molecular
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Biologia Molecular e Celular

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BMC 0 Plano Oficial do ano letivo 2013 1 - 18 70 486

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vitor Manuel Vieira da Costa Regente
Sandra de Macedo Ribeiro Regente

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objetivos: (1) providenciar uma base de conhecimentos avançados sobre Biologia Molecular e Celular de maneira a que estudantes com trajetos diferentes possam participar ativamente na investigação desenvolvida em universidades e indústria; (2) Incentivar uma atitude crítica e rigorosa de pensamento e discussão sobre temas de Biologia Molecular e Celular; (3) Incentivar uma atmosfera de criatividade científica baseada numa base sólida de conhecimentos.

Resultados de aprendizagem e competências

As áreas especificamente definidas no conteúdo programático cobrem os aspetos centrais na Biologia Molecular e Celular moderna. Pretende-se providenciar uma compreensão avançada de conceitos de mecanismo molecular, como esses mecanismos se refletem em processos celulares e como se expandem ao nível de tecidos. Pretende-se também que haja uma componente forte que reforce e saliente a relação entre processos moleculares e doenças humanas e que os estudantes tenham uma compreensão sólida das questões éticas da atividade científica. Pretende-se ainda que as apresentações sejam rigorosas e completas para que providenciem uma base sólida aos estudantes e criem condições para discussões de conceitos avançados e de ideais originais entre os estudantes e com os professores. Central a estas apresentações é que os estudantes percebam os fundamentos experimentais dos conceitos estabelecidos e das questões ainda por explicar. 

Competências: (1) adquirir uma compreensão profunda e detalhada sobre aspetos bem estabelecidos na Biologia Molecular e Celular; (2) adquirir uma compreensão das questões abertas na área; (3) adquirir a habilidade de pensar com rigor, de modo crítico e multidisciplinar sobre aspetos diversos da Biologia Molecular e Celular; (4) desenvolver criatividade científica e a habilidade de propor estratégias sólidas para resolução de questões em Biologia Molecular e Celular.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

(1) Estrutura e mecanismo de proteínas: compreensão avançada de como as propriedades físico-químicas de proteínas se refletem nos mecanismos moleculares e na função; (2) Biologia Celular: conhecimentos avançados que permitam compreender o funcionamento celular de organismos; (3) Genética funcional: conhecimento avançado de exemplos de análise funcional de defeitos genéticos e dos métodos utilizados para esse estudo. (4) Tecidos e Sistemas Biológicos: biologia do desenvolvimento e dinâmica funcional de dois sistemas complexos; o sistema imunitário e o nervoso vão ser utilizados como modelos para compreensão de redes de interações genéticas e proteicas. (5) Ética e Comunicação da Ciência: perspetiva alargada do papel da Ciência e da Investigação na sociedade.

Em todos estes tópicos vai-se promover uma compreensão profunda das metodologias usadas e vai-se também promover e incentivar a discussão, a geração de ideias originais e a exposição clara de conceitos.

Bibliografia Obrigatória

Branden Carl; Introduction to protein structure. ISBN: 0-8153-2305-0
Sergei D. Varfolomyev and Gennady E. Zaikov; Molecular Polymorphism of Man: Structural and Functional Individual Multiformity of Biomacromolecules (Genetics Research and Issues), Nova Science Pub Inc., 2011
Julian C. Knight; Human Genetic Diversity: Functional Consequences for Health and Disease, Oxford University Press, 2009
Bucchi, M. & Trench, B. (eds) ; Handbook of Public Communication of Science and Technology, London & New York: Routledge, 2008
Olsson IAS, Sandøe P. ; Bioethics: Animal research. , Callahan C, Singer P, Chadwick R (eds). Encyclopedia of Applied Ethics. Elsevier., 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino vai ser baseado na apresentação detalhada de casos específicos de estudo por parte de especialistas. Essas apresentações serão acompanhadas por períodos de discussão em que se pretende que os estudantes exponham claramente e de maneira bem fundamentada as suas ideias e conceitos. Os estudantes vão também ser estimulados a aprofundar a sua compreensão através de trabalho autónomo e de grupo, da procura de informação e do desenvolvimento de respostas a questões levantadas durante as apresentações.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 140,00
Frequência das aulas 70,00
Trabalho escrito 276,00
Total: 486,00

Obtenção de frequência

Conforme as normas pedagógicas da Universidade do Porto: presença em 3/4 das aulas.

Classificação mínima no trabalho escrito: 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho escrito 100%
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