Formações e Seminários Avançados Parte I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S (de 02-01-2025 a 02-06-2025)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teorico-Prática |
Totais |
1 |
5,00 |
Maria Alexandra Marques Moreira |
|
0,214 |
Alexandre Valentim Xavier Mourão do Carmo |
|
0,214 |
Ingrid Anna Sofia Olsson |
|
0,429 |
Boris Safronov |
|
0,107 |
Carlos Alberto Silva Conde |
|
0,214 |
Carolina Luísa Cardoso Lemos |
|
0,143 |
Claudio Enrique Sunkel Cariola |
|
0,143 |
Cristina Alexandra Gonçalves Paula Vieira |
|
0,143 |
Daniel Sampaio Osório |
|
0,107 |
Didier Jacques Christian Cabanes |
|
0,143 |
Elsa Clara Carvalho Logarinho Santos |
|
0,143 |
Eurico Manuel Januário Rodrigues Morais de Sá |
|
0,214 |
Isabel Alexandra Azevedo Silveira |
|
0,143 |
Joana Alexandra Pinto da Costa Tavares |
|
0,107 |
João Carlos Bettencourt de Medeiros Relvas |
|
0,143 |
João Henrique Resende de Oliveira de Morais Cabral |
|
0,143 |
Jorge Manuel De Sousa Basto Vieira |
|
0,143 |
Manuel João Rua Vilanova |
|
0,107 |
Margarida Sofia da Silva Santos Saraiva |
|
0,107 |
Maria Teresa Burnay Summavielle |
|
0,107 |
Monica Luisa Ribeiro Mendes de Sousa |
|
0,143 |
Nuno Pedro Moreira Santarém |
|
0,107 |
Nuno Miguel de Oliveira Lages Alves |
|
0,107 |
Paula Maria Sequeira Tamagnini Barbosa Oxelfelt |
|
0,286 |
Paulo de Castro Aguiar |
|
0,107 |
Pedro Miguel Teixeira Brites |
|
0,107 |
Sandra de Macedo Ribeiro |
|
0,215 |
Sandra Manuela Rodrigues Sousa Cabanes |
|
0,214 |
Vitor Manuel Vieira da Costa |
|
0,286 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Objetivos: (1) providenciar uma base de conhecimentos avançados sobre Biologia Molecular e Celular de maneira a que estudantes com trajetos diferentes possam participar ativamente na investigação desenvolvida em universidades e indústria; (2) Incentivar uma atitude crítica e rigorosa de pensamento e discussão sobre temas de Biologia Molecular e Celular; (3) Incentivar uma atmosfera de criatividade científica baseada numa base sólida de conhecimentos.
Resultados de aprendizagem e competências
As áreas especificamente definidas no conteúdo programático cobrem os aspetos centrais na Biologia Molecular e Celular moderna. Pretende-se providenciar uma compreensão avançada de conceitos de mecanismo molecular, como esses mecanismos se refletem em processos celulares e como se expandem ao nível de tecidos. Pretende-se também que haja uma componente forte que reforce e saliente a relação entre processos moleculares e doenças humanas e que os estudantes tenham uma compreensão sólida das questões éticas da atividade científica. Pretende-se ainda que as apresentações sejam rigorosas e completas para que providenciem uma base sólida aos estudantes e criem condições para discussões de conceitos avançados e de ideais originais entre os estudantes e com os professores. Central a estas apresentações é que os estudantes percebam os fundamentos experimentais dos conceitos estabelecidos e das questões ainda por explicar. Competências: (1) adquirir uma compreensão profunda e detalhada sobre aspetos bem estabelecidos na Biologia Molecular e Celular; (2) adquirir uma compreensão das questões abertas na área; (3) adquirir a habilidade de pensar com rigor, de modo crítico e multidisciplinar sobre aspetos diversos da Biologia Molecular e Celular; (4) desenvolver criatividade científica e a habilidade de propor estratégias sólidas para resolução de questões em Biologia Molecular e Celular.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
(1) Estrutura e mecanismo de proteínas: compreensão avançada de como as propriedades físico-químicas de proteínas se refletem nos mecanismos moleculares e na função; (2) Biologia Celular: conhecimentos avançados que permitam compreender o funcionamento celular de organismos; (3) Genética funcional: conhecimento avançado de exemplos de análise funcional de defeitos genéticos e dos métodos utilizados para esse estudo. (4) Tecidos e Sistemas Biológicos: biologia do desenvolvimento e dinâmica funcional de dois sistemas complexos; o sistema imunitário e o nervoso vão ser utilizados como modelos para compreensão de redes de interações genéticas e proteicas. (5) Ética e Comunicação da Ciência: perspetiva alargada do papel da Ciência e da Investigação na sociedade.
Em todos estes tópicos vai-se promover uma compreensão profunda das metodologias usadas e vai-se também promover e incentivar a discussão, a geração de ideias originais e a exposição clara de conceitos.Bibliografia Obrigatória
Branden Carl;
Introduction to protein structure. ISBN: 0-8153-2305-0
Sergei D. Varfolomyev and Gennady E. Zaikov; Molecular Polymorphism of Man: Structural and Functional Individual Multiformity of Biomacromolecules (Genetics Research and Issues), Nova Science Pub Inc., 2011
Julian C. Knight; Human Genetic Diversity: Functional Consequences for Health and Disease, Oxford University Press, 2009
Bucchi, M. & Trench, B. (eds) ; Handbook of Public Communication of Science and Technology, London & New York: Routledge, 2008
Olsson IAS, Sandøe P. ; Bioethics: Animal research. , Callahan C, Singer P, Chadwick R (eds). Encyclopedia of Applied Ethics. Elsevier., 2012
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino vai ser baseado na apresentação detalhada de casos específicos de estudo por parte de especialistas. Essas apresentações serão acompanhadas por períodos de discussão em que se pretende que os estudantes exponham claramente e de maneira bem fundamentada as suas ideias e conceitos. Os estudantes vão também ser estimulados a aprofundar a sua compreensão através de trabalho autónomo e de grupo, da procura de informação e do desenvolvimento de respostas a questões levantadas durante as apresentações.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
140,00 |
Frequência das aulas |
70,00 |
Trabalho escrito |
276,00 |
Total: |
486,00 |
Obtenção de frequência
Conforme as normas pedagógicas da Universidade do Porto: presença em 3/4 das aulas.
Classificação mínima no trabalho escrito: 10 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho escrito 100%