Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > OPT2_15

Tópicos de Saúde Tropical

Código: OPT2_15     Sigla: TST

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2024/2025 - 1S (de 16-09-2024 a 10-01-2025) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Estudos de Populações
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 14 Plano Oficial em Vigor 2 - 3 28 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Adriano Agostinho Donas-Bôto Bordalo e Sá Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,00
Práticas Laboratoriais: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,00
Adriano Agostinho Donas-Bôto Bordalo e Sá 1,00
Práticas Laboratoriais Totais 1 1,00
Ana Margarida Pinto Henrique Machado 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Introdução à Saúde Tropical tendo em conta o conceito Global Health. Aos estudantes do segundo ano, ainda sem experiência clínica, serão dados conceitos básicos passíveis de serem explorados em anos posteriores em diferentes valências do ciclo de estudos. Intervenções no âmbito da Medicina sem Fronteiras, quer de emergência quer de desenvolvimento, podem contribuir para reduzir o peso do dia-a-dia de milhões de pessoas. Esta Unidade Curricular pretende familiarizar os futuros médicos com os rudimentos da saúde tropical e as oportunidades que a profissão oferece devido às carências no mundo em desenvolvimento, especialmente em África.

Resultados de aprendizagem e competências

Obtenção de competências na área da Saúde Tropical

Modo de trabalho

Presencial

Programa








Zonas tropicais: do ambiente luxuriante e biodiverso à pobreza permanente. A tríade da doença no mundo em desenvolvimento: malária, diarreia, respiratórias. Os Objetivos do Milénio e a saúde no mundo. A Iniciativa de Bamako trouxe a saúde às pessoas? Estrutura típica da prestação de cuidados de saúde: curandeiro/medicina tradicional, agentes de saúde básicos e matronas, enfermeiros, médicos rural e urbano, centro de saúde, hospital. O papel da OMS, UNICEF, ONGs e organizações filantrópicas (Gates Foundation, Aga Khan Foundation, etc). Doenças infecciosas, não infecciosas e vacinação. Prevenção e tratamento: a escolha difícil. Água e condições sanitárias: o grande desafio. As doenças tropicais negligenciadas e a pobreza crónica: das infeções helminticas ao tripanossoma, do dengue à xistossomose, passando pela cólera e ébola. Perspetivas futuras num mundo em mudança.


 


Bibliografia Obrigatória

.; ., ., 2019. ISBN: .

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e práticas laboratoriais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Exame 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Estudo autónomo 39,00
Frequência das aulas 27,00
Total: 68,00

Obtenção de frequência

Exame, trabalho, presença

Fórmula de cálculo da classificação final

75%+20%+5%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Mediante realização de exame escrito.

Melhoria de classificação

Mediante realização de exame escrito.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-06-22 às 00:25:58 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | ICBAS - Elogios, Sugestões e Reclamações