Código: | NC4000 | Sigla: | NC4000 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Neurociências |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Imuno-Fisiologia e Farmacologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Bioquímica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:BQ | 11 | Plano de Estudos do MBIOQ_2013-2014 | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
As ciências dedicadas ao estudo do sistema nervoso, recentemente designadas de neurociências, têm como principal objectivo o estudo do sistema nervoso e as suas relações com o comportamento e funções corporais. Nos últimos anos as neurociências têm sido matéria de grande revolução devido à introdução de novas técnicas (e.g. biologia molecular, genómica, proteómica) e avançadas tecnologias, como os métodos imagiológicos para visualização do funcionamento neuronal. Estes avanços permitiram começar agora a compreender melhor o cérebro em condições normais e na doença.
A unidade curricular de Neuroquímica / Neurobiologia procurara aprofundar o conhecimento do sistema nervoso, desde a célula às redes neuronais, numa perspectiva multidisciplinar e de complementaridade conducentes ao exercício da metodologia científica, privilegiando a vivência da investigação no laboratório.As ciências dedicadas ao estudo do sistema nervoso, recentemente designadas de neurociências, têm como principal objectivo o estudo do sistema nervoso e as suas relações com o comportamento e funções corporais. Nos últimos anos as neurociências têm sido matéria de grande revolução devido à introdução de novas técnicas (e.g. biologia molecular, genómica, proteómica) e avançadas tecnologias, como os métodos imagiológicos para visualização do funcionamento neuronal. Estes avanços permitiram começar agora a compreender melhor o cérebro em condições normais e na doença.
A unidade curricular de Neuroquímica / Neurobiologia procurara aprofundar o conhecimento do sistema nervoso, desde a célula às redes neuronais, numa perspectiva multidisciplinar e de complementaridade conducentes ao exercício da metodologia científica, privilegiando a vivência da investigação no laboratório.
As metodologias de ensino e os recursos adoptados nesta unidade curricular pretendem dotar o aluno de um conhecimento integrado e prático sobre o funcionamento do sistema
nervoso e as suas relações com o comportamento e funções corporais. Pretende-se estimular a análise crítica e interpretativa dos resultados experimentais.
Âmbito programático: Neurobiologia básica e molecular; Neuroquímica; Neurofisiologia e electrofisiologia (sinais bioeléctricos); Neuroanatomia e Neuroimagiologia; Neurofarmacologia; Neuroendocrinologia (papel dos neuropéptidos); Neuroimunologia (papel das cininas); Neuropatologia clínica; Redes neuronais; Neuroprotecção, apoptose, envelhecimento e regeneração.
Fundamentos das Neurociências (nota histórica e novas perspectivas); A arquitectura do sistema nervoso (desenvolvimento do sistema nervoso e sua organização; células pluripotenciais, neurogénse no adulto e regeneração nervosa); Células do tecido nervoso (neurónios, neuroglia, vasos cerebrais); Organização sub-celular do sistema nervoso (organelos e suas funções, tráfego intracellular); Propriedades eléctricas dos axónios e das dendrites; Potencial de membrana e de acção; Neurotransmissores (comunicação química, neurotransmissores clássicos, péptidos e não convencionais); Libertação de neurotransmissores (processo quântico, maquinaria exocitótica, plasticidade sináptica); Receptores de membrana (ionotrópicos, metabotrópicos e catalíticos); Vias de sinalização intracelular (proteínas G, regulação da função neuronal por cinases e fosfatases, influência sobre a expressão génica, papel do Ca2+); Potencial pós-sináptico e integração de sinais (excitação / inibição); Processamento da informação em dendrites complexas e papel dos neurotransmissores retrógrados; Metabolismo energético do cérebro (actividade neuronal, suprimento sanguíneo e metabolismo; papel dos astrócitos no metabolismo energético); Sistemas sensitivo e motor; O sistema nervoso e o seu papel integrador das funções corporais (sistema nervoso autónomo, controlo da alimentação e da excreção de água, ritmo circadiano, controlo neuroendócrino, motivação e recompensa); Comportamento e cognição (envelhecimento, aprendizagem e memória, atenção, linguagem e comunicação); Doenças neurodegenerativas e hereditárias.
A metodologia de ensino baseia-se numa metodologia presencial: Aulas Teórico-Práticas (aulas de exposição de conceitos e bases teóricas fundamentais para a UC; abordagem de temas relevantes para as neurociências com apresentação de exemplos) e Aulas Práticas: Trabalhos práticos de índole experimental no Laboratório de Farmacologia e no Laboratório de Electrofisiologia e Sinalização Celular (ICBAS) com apresentação de relatório e discussão de resultados experimentais. Uso de projecção em vídeo (Data-Show). Assim sendo, as aulas teóricas permitem dotar os alunos com conceitos essenciais no âmbito da Neuroquímica e da Neurobiologia sendo estes conceitos aplicados e discutidos nas aulas teórico-práticas sob a forma de apresentação de seminários e discussão de artigos científicos. As aulas práticas possuem uma forte índole experimental sendo realizadas em ambiente laboratorial com o objectivo de fomentar a aquisição de práticas laboratoriais nesta área científica e estimular a capacidade de análise e interpretação dos resultados experimentais.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 40,00 |
Teste | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 46,00 |
Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 28,00 |
Trabalho laboratorial | 28,00 |
Total: | 162,00 |
Avaliação distribuída:
. Prática (6 valores): Frequência obrigatória (25% das aulas). Avaliação contínua pelo assistente.
. Teórico-Prática (8 valores): Apresentação de seminários e discussão.
. Teórica (6 valores): Mini-Teste de escolha múltipla (20 perguntas) e resposta curta (5 perguntas) e/ou exame oral (Dispensa da prova oral com aprovação final: >3/6 valores no mini-teste; prova oral obrigatória: 2-2,9/6.0 valores no mini-teste teórico).
[(Mini-Teste*30%)+(Teórico-Prática*40%)+(Prática*30%)]/100
Os exames especiais são constituídos exclusivamente por uma prova oral.
A melhoria de nota é feita por teste teórico e/ou prova oral.