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Neuroquímica/Neurobiologia

Código: NC4000     Sigla: NC4000

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Neurociências

Ocorrência: 2023/2024 - 1S (de 11-09-2023 a 15-12-2023) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Imuno-Fisiologia e Farmacologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Bioquímica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:BQ 11 Plano de Estudos do MBIOQ_2013-2014 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

As ciências dedicadas ao estudo do sistema nervoso, recentemente designadas de neurociências, têm como principal objectivo o estudo do sistema nervoso e as suas relações com o comportamento e funções corporais. Nos últimos anos as neurociências têm sido matéria de grande revolução devido à introdução de novas técnicas (e.g. biologia molecular, genómica, proteómica) e avançadas tecnologias, como os métodos imagiológicos para visualização do funcionamento neuronal. Estes avanços permitiram começar agora a compreender melhor o cérebro em condições normais e na doença.

A unidade curricular de Neuroquímica / Neurobiologia procurara aprofundar o conhecimento do sistema nervoso, desde a célula às redes neuronais, numa perspectiva multidisciplinar e de complementaridade conducentes ao exercício da metodologia científica, privilegiando a vivência da investigação no laboratório.As ciências dedicadas ao estudo do sistema nervoso, recentemente designadas de neurociências, têm como principal objectivo o estudo do sistema nervoso e as suas relações com o comportamento e funções corporais. Nos últimos anos as neurociências têm sido matéria de grande revolução devido à introdução de novas técnicas (e.g. biologia molecular, genómica, proteómica) e avançadas tecnologias, como os métodos imagiológicos para visualização do funcionamento neuronal. Estes avanços permitiram começar agora a compreender melhor o cérebro em condições normais e na doença.

A unidade curricular de Neuroquímica / Neurobiologia procurara aprofundar o conhecimento do sistema nervoso, desde a célula às redes neuronais, numa perspectiva multidisciplinar e de complementaridade conducentes ao exercício da metodologia científica, privilegiando a vivência da investigação no laboratório.

Resultados de aprendizagem e competências

As metodologias de ensino e os recursos adoptados nesta unidade curricular pretendem dotar o aluno de um conhecimento integrado e prático sobre o funcionamento do sistema

nervoso e as suas relações com o comportamento e funções corporais. Pretende-se estimular a análise crítica e interpretativa dos resultados experimentais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Âmbito programático: Neurobiologia básica e molecular; Neuroquímica; Neurofisiologia e electrofisiologia (sinais bioeléctricos); Neuroanatomia e Neuroimagiologia; Neurofarmacologia; Neuroendocrinologia (papel dos neuropéptidos); Neuroimunologia (papel das cininas); Neuropatologia clínica; Redes neuronais; Neuroprotecção, apoptose, envelhecimento e regeneração.

Fundamentos das Neurociências (nota histórica e novas perspectivas); A arquitectura do sistema nervoso (desenvolvimento do sistema nervoso e sua organização; células pluripotenciais, neurogénse no adulto e regeneração nervosa); Células do tecido nervoso (neurónios, neuroglia, vasos cerebrais); Organização sub-celular do sistema nervoso (organelos e suas funções, tráfego intracellular); Propriedades eléctricas dos axónios e das dendrites; Potencial de membrana e de acção; Neurotransmissores (comunicação química, neurotransmissores clássicos, péptidos e não convencionais); Libertação de neurotransmissores (processo quântico, maquinaria exocitótica, plasticidade sináptica); Receptores de membrana (ionotrópicos, metabotrópicos e catalíticos); Vias de sinalização intracelular (proteínas G, regulação da função neuronal por cinases e fosfatases, influência sobre a expressão génica, papel do Ca2+); Potencial pós-sináptico e integração de sinais (excitação / inibição); Processamento da informação em dendrites complexas e papel dos neurotransmissores retrógrados; Metabolismo energético do cérebro (actividade neuronal, suprimento sanguíneo e metabolismo; papel dos astrócitos no metabolismo energético); Sistemas sensitivo e motor; O sistema nervoso e o seu papel integrador das funções corporais (sistema nervoso autónomo, controlo da alimentação e da excreção de água, ritmo circadiano, controlo neuroendócrino, motivação e recompensa); Comportamento e cognição (envelhecimento, aprendizagem e memória, atenção, linguagem e comunicação); Doenças neurodegenerativas e hereditárias.

Bibliografia Obrigatória

Squire Larry R. ed.; Fundamental neuroscience. ISBN: 0-12-660303-0
Siegel George J. ed.; Basic neurochemistry. ISBN: 978-0-12-088397-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino baseia-se numa metodologia presencial: Aulas Teórico-Práticas (aulas de exposição de conceitos e bases teóricas fundamentais para a UC; abordagem de temas relevantes para as neurociências com apresentação de exemplos) e Aulas Práticas: Trabalhos práticos de índole experimental no Laboratório de Farmacologia e no Laboratório de Electrofisiologia e Sinalização Celular (ICBAS) com apresentação de relatório e discussão de resultados experimentais. Uso de projecção em vídeo (Data-Show). Assim sendo, as aulas teóricas permitem dotar os alunos com conceitos essenciais no âmbito da Neuroquímica e da Neurobiologia sendo estes conceitos aplicados e discutidos nas aulas teórico-práticas sob a forma de apresentação de seminários e discussão de artigos científicos. As aulas práticas possuem uma forte índole experimental sendo realizadas em ambiente laboratorial com o objectivo de fomentar a aquisição de práticas laboratoriais nesta área científica e estimular a capacidade de análise e interpretação dos resultados experimentais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Teste 30,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 46,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho laboratorial 28,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída:

. Prática (6 valores): Frequência obrigatória (25% das aulas). Avaliação contínua pelo assistente.

 . Teórico-Prática (8 valores): Apresentação de seminários e discussão.

 . Teórica (6 valores): Mini-Teste de escolha múltipla (20 perguntas) e resposta curta (5 perguntas) e/ou exame oral (Dispensa da prova oral com aprovação final: >3/6 valores no mini-teste; prova oral obrigatória: 2-2,9/6.0 valores no mini-teste teórico).

 

Fórmula de cálculo da classificação final

[(Mini-Teste*30%)+(Teórico-Prática*40%)+(Prática*30%)]/100

Provas e trabalhos especiais

Avaliação oral.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

 

Os exames especiais são constituídos exclusivamente por uma prova oral.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota é feita por teste teórico e/ou prova oral.

Observações

As notas do curso prático são válidas por 2 anos consecutivos.
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