Planeamento Experimental e Análise de Dados
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Metodologias de Investigação |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S (de 12-09-2022 a 10-02-2023) 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCMRM |
16 |
Plano Oficial 2018 |
1 |
- |
5 |
50 |
135 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A unidade curricular de Planeamento Experimental e Análise dos Dados, pretende oferecer aos estudantes conhecimento sobre modelos estatísticos utilizados nas ciências da vida. Serão lecionados modelos em que a variável resposta é quantitativa ou qualitativa, e as variáveis preditoras (ou explicativas) são quantitativas, qualitativas (ou ambas).
Todos os estudantes deverão ainda adquirir competências de comunicação oral e escrita, de forma a serem produtivos e eficientes em equipa. Uma exposição a aplicações da bioestatística deverá levar o estudante a ter um contacto mais próximo com a realidade profissional que encontrará e deverá também servir para motivá-lo para o processo de investigação, ou seja, todos os estudantes devem ser preparados quer em termos teóricos quer para a prática da estatística, mesmo que apenas uma parte prossiga para estudos mais avançados.
Resultados de aprendizagem e competências
Após a frequência da unidade curricular todos os estudantes deverão ser capazes de explorar dados utilizando medidas estatísticas e métodos gráficos; saber aplicar procedimentos estatísticos autonomamente; identificar os tipos de testes estatísticos que podem ser aplicados num dado conjunto de dados, conhecer os pressupostos e saber testá-los; conhecer as limitações e a força das conclusões obtidas a partir da análise estatística efetuada; participar ativamente na resolução cooperativa de problemas, principalmente em exercícios realizados em grupos pequenos; demonstrar capacidades de pesquisa, análise e sistematização da informação recolhida e sua comunicação escrita e oral.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Revisões: Revisão dos métodos de estatística básica, descritiva e inferencial;
2. Análise de Variância: ANOVA a um factor, Anova a dois factores, ANOVA hierárquica ou “nested”;
3. Regressão Linear: Regressão linear simples, Regressão linear múltipla;
4. Regressão Logística: Regressão logística, Regressão logística múltipla.
Bibliografia Obrigatória
Baldi Brigitte;
«The» practice of statistics in the life sciences. ISBN: 978-1-4641-7536-7
Hosmer Jr, D. W., Lemeshow, S., & Sturdivant, R. X. ; Applied logistic regression, 3rd edition, John Wiley & Sons., 2013
Sokal Robert R.;
Biometry. ISBN: 978-0-7167-8604-7
Zar Jerrold H.;
Biostatistical analysis. ISBN: 978-1-29202-404-2
Observações Bibliográficas
Bibliografia Complementar:
Cadima E.L., A.M. Caramelo, M. Afonso-Dias, P. C. Barros, M.O. Tandstad, J.I. Leiva-Moreno – Sampling methods applied to fisheries science: a manual, FAO Fisheries Technical Paper No.434, FAO, 2005.
Cannon A.R., G.W. Cobb, B.A. Hartlaub, J.M. Legler et al. - STAT2 Building models for a world of data. W.H. Freeman and Company, 2014.
Robert H. - Handbook of univariate and multivariate data analysis and interpretation with SPSS, Chapman & Hall /CRC, 2006. ISBN: 1584886021
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos de ensino teórico-práticos definidos para lecionar os conteúdos da unidade curricular compreendem três vertentes complementares: teórica, prática e a utilização da plataforma de e-learning. Na componente teórica será feita a exposição dos conceitos de cada tópico e a sua exemplificação no campo das ciências biológicas. Na componente prática serão aplicados os conceitos de cada tópico, através da resolução de diferentes exercícios. A plataforma de e-learning disponibilizada pela U.PORTO será o sistema utilizado para disponibilizar a componente on-line de suporte às aulas presenciais. As principais ferramentas interativas que serão utilizadas para lecionar os conteúdos da unidade curricular serão: a base de dados, os trabalhos e os testes on-line. A plataforma servirá também para disponibilizar diversos materiais de apoio ao estudo, em formato digital. Serão propostos trabalhos a realizar em grupo. O trabalho consiste num problema biológico e um conjunto de dados e será resolvido no formato de um curto artigo científico. O exame será realizado no computador. Os estudantes terão acesso ao enunciado dos exames e irão submetê-los através da página on-line.
Software
SPSS
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Teste |
75,00 |
| Trabalho escrito |
25,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
85,00 |
| Frequência das aulas |
50,00 |
| Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes têm de frequentar pelo menos 3/4 das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota = 0,75xE + 0,20xTG + 0,05*C Em que: E – Nota do exame (mínimo de 7,5 valores); TG – Trabalhos de Grupo; C - Contribuições dos alunos.
Melhoria de classificação
Nota = 0,75xE + 0,20xTG + 0,05*C Em que: E – Nota do exame (mínimo de 7,5 valores); TG – Trabalhos de Grupo; C - Contribuições dos alunos.