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Sinalização Molecular

Código: MO16     Sigla: SM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2022/2023 - 2S (de 13-02-2023 a 02-06-2023) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Biologia Molecular
Curso/CE Responsável: Mestrado em Oncologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MO 12 Plano Oficial do ano letivo 2018 1 - 3 23 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O programa tem por objectivos preparar os alunos para a compreensão dos mecanismos moleculares utilizados pelas células para receber, processar, amplificar e integrar diversos sinais. Serão discutidos os mecanismos gerais através dos quais a informação é transmitida por proteínas e as cascatas de sinalização envolvidas na transdução de sinal, assim como a relação entre alterações em vias de sinalização e o cancro.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Compreender os mecanismos gerais utilizados pelas células para receber, processar, amplificar e integrar diversos sinais;

2. Adquirir conhecimentos avançados sobre mecanismos moleculares através dos quais a informação é transmitida por proteínas e sobre cascatas de sinalização envolvidas na transdução de sinal;

3. Relacionar sinalização molecular com a regulação do metabolismo e de processos celulares, incluindo proliferação, divisão celular, respostas ao stress, respostas imunológicas, apoptose e senescência;

4. Relacionar desregulação de vias de sinalização com cancro; 

5. Compreender estratégias terapêuticas baseadas na modulação de vias de sinalização;

6. Analisar, apresentar e discutir artigos científicos sobre sinalização molecular e cancro;

7. Desenvolver capacidades de trabalho em grupo assim como hábitos e métodos de autoaprendizagem, incluindo pesquisa bibliográfica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Mecanismos gerais de sinalização molecular: modificações pós-traducionais, interacção entre proteínas, formação de complexos, e alterações na localização subcelular, conformação e actividade enzimática.
Cascatas de sinalização: receptores de membrana e nucleares; proteínas G e Ras; nucleótidos cíclicos; proteína cinases e fosfatases; mobilização de cálcio; lípidos como mensageiros secundários. 
Cancro da tiroide, cancro gástrico, e leucemias.

Bibliografia Obrigatória

Krauss Gerhard; Biochemistry of signal transduction and regulation
Alberts Bruce; Molecular biology of the cell. ISBN: 978-0-8153-4105-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Teórico: leccionação oral e emprego de estratégias de aprendizagem activa e cooperativa

Análise e discussão de artigos científicos.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia humana
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Oncologia
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia funcional
Ciências Físicas > Química > Bioquímica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Participação presencial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 46,00
Frequência das aulas 23,00
Trabalho de campo 12,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Conforme as normas pedagógicas da Universidade do Porto.


Classificação mínima na avaliação teórica (exame ou média das frequências): 9,5 valores.

Os estudantes ficam dispensados de exame final APENAS se obtiverem uma classificação superior a 7 valores nas duas frequências.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação e discussão de artigos científicos (25%) + média de 2 frequências (75%)

ou

Apresentação e discussão de artigos científicos (25%) + exame escrito final (75%)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Será disponibilizado exame especial para todos os alunos que tenham legalmente direito a tal, em data a combinar com o Regente.

 

Melhoria de classificação

Após aprovação à unidade curricular o aluno pode requerer melhoria de nota à componente exame escrito final, mas não às outras componentes (que decorrem de avaliação contínua).

 

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