Código: | MA322 | Sigla: | TQA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia Aplicada |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Produção Aquática |
Curso/CE Responsável: | Ciências do Meio Aquático |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCMA | 29 | Plano Oficial em Vigor | 3 | - | 5 | 49 | 135 |
Fornecer aos alunos as bases e o treino para um raciocínio claro no âmbito dos métodos de manuseamento e transformação do pescado, bem como uma perspectiva moderna da sua qualidade e respectiva envolvente técnica e científica, de forma a que o seu desempenho profissional nesta área possa beneficiar dessa experiência prévia, sobretudo através do desenvolvimento de um espírito crítico sobre os temas abordados. Pretende-se também proporcionar aos alunos o contacto com a realidade profissional da produção de pescado e respectiva qualidade, através de visitas a locais representativos deste sector de actividade. Os alunos deverão saber descrever, de uma forma crítica, as características e composição geral do pescado, a sua degradação e os métodos de processamanto mais comuns, bem como os principais métodos de avaliação da sua qualidade. Nesta última vertente, deverão saber descrever as fases gerais da história da Qualidade e os principais conceitos actuais desta área técnica.
Os alunos deverão saber os princípios básicos da utilização do pescado como alimento humano e animal, e saber criticar construtivamente a situação real actual, no sentido de contribuirem no futuro para uma evolução e desenvolvimento adequados desta área técnico-científica em Portugal ou no estrangeiro.
AULAS TEÓRICAS:
I - INTRODUÇÃO (0.5 horas lectivas) a) A disciplina de Tecnologia do Pescado b) Docentes e instalações c) Vocabulário d) Tecnologia do Pescado em Portugal e) Tecnologia do Pescado no estrangeiro f) Bibliografia
II - PERSPECTIVA HISTÓRICA (1 hora lectiva) a) Generalidades b) O pescado na Pré-História c) As Civilizações Clássicas: do Egipto ao Império Romano d) O pescado na Idade Média e) O pescado na Idade Moderna e na Idade Contemporânea f) O futuro do pescado na alimentação humana
III - O PESCADO COMO MATÉRIA-PRIMA (0.5 horas lectivas) a) Espécies b) Caracterização geral c) Composição
IV - DEGRADAÇÃO DO PESCADO (2 horas lectivas) a) Definições b) Autólise c) Putrefacção d) Principais factores da degradação e) História geral da degradação f) Degradação sensorial: peixes, crustáceos e moluscos g) Outros fenómenos da degradação
V - CONSERVAÇÃO DO PESCADO (4 horas lectivas) a) Métodos e princípios b) Tipos e grupos de métodos c) Refrigeração d) Congelação e) Apertização f) Fumagem
VI - DO MAR ATÉ À DESCARGA (0.5 horas lectivas) a) Antes da captura b) Processamento a bordo
VII - DA DESCARGA AO CONSUMIDOR (0.5 horas lectivas) a) Descarga de pescado b) Transporte até lota c) 1ª venda d) 2ª venda e) Caixas reutilizáveis e não reutilizáveis f) Transporte de pescado
VIII - AQUACULTURA (0.5 hora lectiva) a) Características particulares da matéria-prima b) Transporte c) Produtos de aquacultura d) Desperdícios
IX - PROCESSAMENTO INDUSTRIAL DE PESCADO (2 horas lectivas) a) Processamento manual b) Processamento mecanizado c) Processamento de produtos frescos d) Preparados, cozinhados e pré-cozinhados e) Embalagem
X - SUB-PRODUTOS DA INDÚSTRIA DO PESCADO (0.5 horas lectivas) a) Farinha de peixe ou FPC (fish protein concentrates) b) Óleo de peixe c) Polpas de pescado d) Pasta de peixe e) Surimi f) Ensilados g) Hidrolizados proteicos de pescado h) Outros produtos alimentares XI - PRODUTOS NÃO ALIMENTARES (0.5 horas lectivas) a) Couro b) Quitina e quitosano c) Cola de peixe d) Essência de pérolas e) Conchas f) Fertilizantes g) Âmbar cinzento h) Outras utilizações: farmácia, cosmética e química
XII - COMERCIALIZAÇÃO (0.5 horas lectivas) a) Tipos de venda b) Exposição de pescado c) Controlo de insectos
XIII - DA COMPRA AO CONSUMO (0.5 horas lectivas) a) Transporte b) Acondicionamento c) Preparação para consumo d) Métodos de preparação e) Catering e restauração
XIV - QUALIDADE (6 horas lectivas) a) Qualidade ao longo da história b) Atributos da qualidade c) Higiene alimentar d) Segurança alimentar e) Métodos de avaliação da qualidade do pescado f) Gestão da qualidade
AULAS PRÁTICAS:
- 2 a 3 visitas a organismos relacionados com a disciplina (locais previstos: Lota, entreposto frigorífico e fábrica de conservas).
- 2 aulas laboratoriais: avaliação da qualidade do pescado e preparação de conservas; elaboração de relatórios escritos sobre cada aula.
- Elaboração (em grupo) de um poster sobre temas da área do pescado.
NOTA SOBRE AULAS PRÁTICAS: na impossibilidade de se realizarem, serão substituídas por visualização e comentário de vídeos sobre os mesmos temas.
Aulas teóricas: Aulas essencialmente constituídas por raciocínios sobre os temas da disciplina, apoiadas por elementos projectáveis. Participação activa dos alunos.
NOTA SOBRE AULAS TEÓRICAS: na impossibilidade de se realizarem presencialmente, serão dadas por teleconferência ao vivo com imagem e som em directo e no mesmo horário previsto para as presenciais. Gravações das aulas completas serão disponibilizadaas para aulas em falta ou revisões.
Aulas práticas: 2 a 3 visitas a organismos relacionados com a disciplina e elaboração de relatórios sobre cada visita. 2 aulas práticas laboratoriais (avaliação da qualidade e conservas) e elaboração dos respectivos relatórios escritos. Elaboração de um poster individual sobre temas actuais da área alimentar do pescado.
NOTA SOBRE AULAS PRÁTICAS: na impossibilidade de se realizarem, serão substituídas por visualização e comentário de vídeos sobre os mesmos temas.
Toda a matéria dada é abordada com profundidade num livro de apontamentos de 332 páginas, escrito pelo docente propositadamente para estudo desta UC (apenas em Português).
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 30,00 |
Exame | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 39,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Trabalho escrito | 47,00 |
Total: | 135,00 |
Frequência mínima de 75% das aulas práticas presenciais dadas; Classificação mínima de 9.5/20 no trabalho escrito individual e poster.
Póster-resumo sobre temas actuais da área alimentar do pescado ou projectos de produtos inovadores à base de pescado.
A definir caso a caso.