História da Biologia e das Ciências Marinhas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia e Ambiente Aquático |
Ocorrência: 2022/2023 - 1T (de 12-09-2022 a 28-10-2022)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCMA |
16 |
Plano Oficial em Vigor |
3 |
- |
5 |
49 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sobre a história da Biologia e das Ciências Marinhas, uma componente cultural que serve de base à perceção da Biologia, que permite compreender a situação atual desta área científica e servir de preparação para o seu futuro. Espera-se que os estudantes tomem contacto com a história da Biologia, reconheçam os seus principais acontecimentos e intervenientes, e adquiram gosto e curiosidade pela componente cultural desta área.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem ser capazes de enumerar os principais passos e intervenientes na história da Biologia e das Ciências Marinhas, de forma a compreenderem o papel que eles desempenharam ao longo dos tempos e de que forma o passado se reflete no presente e suporta o futuro. Pretende-se também que se atualizem sobre as formas de estudo da história, e como ela pode ser explicada e demonstrada atualmente, tendo em vista objetivos como a divulgação e o ensino de perspetivas ambientais e de conservação e sustentabilidade dos recursos vivos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
PROGRAMA TEÓRICO (capítulos e tópicos principais):
História da Biologia
- Perceção da biologia na Antiguidade: das plantas aos animais (Ásia e Médio Oriente).
- A Biologia na Grécia e Roma antigas e a influência do Oriente.
- A Biologia na época das trevas – Idade Média.
- O papel dos descobrimentos na criação das condições culturais, históricas, sociais e económicas para uma nova visão das Ciências Naturais durante o Renascimento: Garcia de Orta, Bacon, Galileu, Descarte, Leibnitz, Newton.
- Classificação primária dos animais no século XVI.
- Classificação das plantas pelos botânicos do século XVII.
- O papel do microscópio de Leeuwenhoek para os avanços da Biologia.
- Estudos de anatomia, fisiologia e embriologia dos animais nos séculos XVI a XVIII.
- Lineu e a nova visão da sistemática.
- Os primeiros passos da fisiologia e reprodução das plantas.
- Os fósseis e o seu contributo para a sistemática e futura teoria da evolução.
- A visão metafísica do mundo vivo no século XVII.
- O materialismo francês do século XVIII e o seu reflexo em Portugal.
- O início da Revolução Industrial e o seu reflexo na Biologia: do social ao ambiente.
- O desenvolvimento da sistemática dos animais e das plantas com o contributo da morfologia, anatomia, fisiologia e embriologia.
- A anti-ciência do criacionismo e transformismo no início do século XIX.
- Lamarck, Mendel e a primeira tentativa de explicar a formação do mundo orgânico.
- O papel da observação para o desenho e explicação da teoria da evolução de Darwin com base na seleção natural.
- O papel de Koch e Pasteur para a consolidação da teoria da evolução.
- O contributo da Paleontologia evolucionista para a perceção da evolução.
- O desenvolvimento da Biogeografia, Ecologia e Biocenologia na segunda metade do século XIX. O papel de Haeckel e Humboldt.
- O reconhecimento da Microbiologia como ciência biológica autónoma.
- O século XX e o avanço das ciências biológicas: novas tecnologias e novos conhecimentos.
- Conceito de ser vivo e o ancestral comum: o papel da Bioquímica.
- Descoberta dos antibióticos.
- Biologia molecular: dos ácidos nucleicos à conservação dos genes nos seres vivos celulares.
- A Biologia hoje e o contributo da Genómica e Proteómica.
História das Ciências Marinhas
- Pré-história - início da relação do Homem com o Mar: Apanha e pesca; história do anzol; história das embarcações e modos de propulsão.
- Conquistas por mar: Egipto, China, Fenícia, Grécia e Roma; primeiros mapas costeiros e sinos de mergulho. O papel da vela latina e os trabalhos de cartografia e mapeamento dos mares e oceanos.
- Os primeiros mergulhos com escafandro autónomo. O livro The Physical Geography of the Sea (1853).
- O papel de Alberto I, Príncipe do Mónaco (1848-1922) e o Museu Oceanográfico do Mónaco; Rei D. Carlos I (1863-1908), o iate Amélia e o Aquário Vasco da Gama. James Cook (1728-1779) e a Expedição Challenger (1768); William Beebe (1877-1962) e a batisfera; Auguste Piccard (1884-1962), o batiscafo e o início da exploração das grandes profundidades. Primeira expedição à Fossa das Marianas (1960). Émile Gagnan (1900-1979); Jacques-Yves Cousteau (1910-1997); Hans Hass (1919-2013), documentarista, ecologista, divulgador, melhorou equipamentos de mergulho; Jacques Piccard (1922-2008); Robert Ballard (1942-); Sylvia Earle (1935-); James Cameron (1954-).
- As Ciências Marinhas na atualidade e perspetivas para o futuro: os oceanos num mundo em mudança; o futuro das pescas e do pescado como alimento.
- A aquacultura hoje e no futuro.
- As áreas emergentes das ciências marinhas. Sustentabilidade dos recursos e da sua utilização.
PROGRAMA TEÓRICO-PRÁTICO:
Palestras sobre temas do programa; visitas a instituições relacionadas com a história e atividade marítimas.
Bibliografia Obrigatória
Charles Singer; A History of Biology to about the Year 1900: A General Introduction to the Study of Living Things., 1959
Frances Dipper; The Marine World - A Natural History of Ocean Life., 2017
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas participativas, sessões teórico-práticas com especialistas convidados e visitas a entidades envolvidas. Avaliação por exame teórico final (75%) e um trabalho prático de grupo (25%), com o objetivo de treinar a recolha e seleção de informação (numa área inovadora para os estudantes), o poder de síntese e de comunicação de conceitos de história.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
75,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
49,00 |
Trabalho escrito |
56,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Frequência mínima de 75% das aulas teórico-práticas presenciais dadas;
Classificação mínima de 9.5/20 no exame escrito;
Classificação mínima de 9.5/20 no trabalho escrito.
Fórmula de cálculo da classificação final
75% exame escrito; 25% trabalho escrito.
Provas e trabalhos especiais
Trabalho escrito.
Melhoria de classificação
Em exames de melhoria, apenas é contabilizada (100%) a nota do exame de melhoria para obter a classificação final; a nota do trabalho escrito não é contabilizada em exames de melhoria.