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História da Biologia e das Ciências Marinhas

Código: MA327     Sigla: HBCM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia e Ambiente Aquático

Ocorrência: 2022/2023 - 1T (de 12-09-2022 a 28-10-2022)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Estudos de Populações
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 16 Plano Oficial em Vigor 3 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sobre a história da Biologia e das Ciências Marinhas, uma componente cultural que serve de base à perceção da Biologia, que permite compreender a situação atual desta área científica e servir de preparação para o seu futuro. Espera-se que os estudantes tomem contacto com a história da Biologia, reconheçam os seus principais acontecimentos e intervenientes, e adquiram gosto e curiosidade pela componente cultural desta área.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem ser capazes de enumerar os principais passos e intervenientes na história da Biologia e das Ciências Marinhas, de forma a compreenderem o papel que eles desempenharam ao longo dos tempos e de que forma o passado se reflete no presente e suporta o futuro. Pretende-se também que se atualizem sobre as formas de estudo da história, e como ela pode ser explicada e demonstrada atualmente, tendo em vista objetivos como a divulgação e o ensino de perspetivas ambientais e de conservação e sustentabilidade dos recursos vivos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

PROGRAMA TEÓRICO (capítulos e tópicos principais):

História da Biologia

  • Perceção da biologia na Antiguidade: das plantas aos animais (Ásia e Médio Oriente).
  • A Biologia na Grécia e Roma antigas e a influência do Oriente.
  • A Biologia na época das trevas – Idade Média.
  • O papel dos descobrimentos na criação das condições culturais, históricas, sociais e económicas para uma nova visão das Ciências Naturais durante o Renascimento: Garcia de Orta, Bacon, Galileu, Descarte, Leibnitz, Newton.
  • Classificação primária dos animais no século XVI.
  • Classificação das plantas pelos botânicos do século XVII.
  • O papel do microscópio de Leeuwenhoek para os avanços da Biologia.
  • Estudos de anatomia, fisiologia e embriologia dos animais nos séculos XVI a XVIII.
  • Lineu e a nova visão da sistemática.
  • Os primeiros passos da fisiologia e reprodução das plantas.
  • Os fósseis e o seu contributo para a sistemática e futura teoria da evolução.
  • A visão metafísica do mundo vivo no século XVII.
  • O materialismo francês do século XVIII e o seu reflexo em Portugal.
  • O início da Revolução Industrial e o seu reflexo na Biologia: do social ao ambiente.
  • O desenvolvimento da sistemática dos animais e das plantas com o contributo da morfologia, anatomia, fisiologia e embriologia.
  • A anti-ciência do criacionismo e transformismo no início do século XIX.
  • Lamarck, Mendel e a primeira tentativa de explicar a formação do mundo orgânico.
  • O papel da observação para o desenho e explicação da teoria da evolução de Darwin com base na seleção natural.
  • O papel de Koch e Pasteur para a consolidação da teoria da evolução.
  • O contributo da Paleontologia evolucionista para a perceção da evolução.
  • O desenvolvimento da Biogeografia, Ecologia e Biocenologia na segunda metade do século XIX. O papel de Haeckel e Humboldt.
  • O reconhecimento da Microbiologia como ciência biológica autónoma.
  • O século XX e o avanço das ciências biológicas: novas tecnologias e novos conhecimentos.
  • Conceito de ser vivo e o ancestral comum: o papel da Bioquímica.
  • Descoberta dos antibióticos.
  • Biologia molecular: dos ácidos nucleicos à conservação dos genes nos seres vivos celulares.
  • A Biologia hoje e o contributo da Genómica e Proteómica.

 História das Ciências Marinhas

  • Pré-história - início da relação do Homem com o Mar: Apanha e pesca; história do anzol; história das embarcações e modos de propulsão.
  • Conquistas por mar: Egipto, China, Fenícia, Grécia e Roma; primeiros mapas costeiros e sinos de mergulho. O papel da vela latina e os trabalhos de cartografia e mapeamento dos mares e oceanos.
  • Os primeiros mergulhos com escafandro autónomo. O livro The Physical Geography of the Sea (1853).
  • O papel de Alberto I, Príncipe do Mónaco (1848-1922) e o Museu Oceanográfico do Mónaco; Rei D. Carlos I (1863-1908), o iate Amélia e o Aquário Vasco da Gama. James Cook (1728-1779) e a Expedição Challenger (1768); William Beebe (1877-1962) e a batisfera; Auguste Piccard (1884-1962), o batiscafo e o início da exploração das grandes profundidades. Primeira expedição à Fossa das Marianas (1960). Émile Gagnan (1900-1979); Jacques-Yves Cousteau (1910-1997); Hans Hass (1919-2013), documentarista, ecologista, divulgador, melhorou equipamentos de mergulho; Jacques Piccard (1922-2008); Robert Ballard (1942-); Sylvia Earle (1935-); James Cameron (1954-).
  • As Ciências Marinhas na atualidade e perspetivas para o futuro: os oceanos num mundo em mudança; o futuro das pescas e do pescado como alimento.
  • A aquacultura hoje e no futuro.
  • As áreas emergentes das ciências marinhas. Sustentabilidade dos recursos e da sua utilização.


PROGRAMA TEÓRICO-PRÁTICO:

Palestras sobre temas do programa; visitas a instituições relacionadas com a história e atividade marítimas.

Bibliografia Obrigatória

Charles Singer; A History of Biology to about the Year 1900: A General Introduction to the Study of Living Things., 1959
Frances Dipper; The Marine World - A Natural History of Ocean Life., 2017

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas participativas, sessões teórico-práticas com especialistas convidados e visitas a entidades envolvidas. Avaliação por exame teórico final (75%) e um trabalho prático de grupo (25%), com o objetivo de treinar a recolha e seleção de informação (numa área inovadora para os estudantes), o poder de síntese e de comunicação de conceitos de história.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho escrito 56,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Frequência mínima de 75% das aulas teórico-práticas presenciais dadas;
Classificação mínima de 9.5/20 no exame escrito;
Classificação mínima de 9.5/20 no trabalho escrito.

Fórmula de cálculo da classificação final

75% exame escrito; 25% trabalho escrito.

Provas e trabalhos especiais

Trabalho escrito.

Melhoria de classificação

Em exames de melhoria, apenas é contabilizada (100%) a nota do exame de melhoria para obter a classificação final; a nota do trabalho escrito não é contabilizada em exames de melhoria.
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