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Biologia dos Invertebrados I

Código: MA127     Sigla: BI_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Geral e Aquática

Ocorrência: 2022/2023 - 3T (de 13-02-2023 a 31-03-2023) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Produção Aquática
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 40 Plano Oficial em Vigor 1 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Algum material estará em Inglês (artigos, vídeos)

Objetivos

O objetivo é expor os alunos à biodiversidade de animais invertebrados e levá-los a refletir sobre a sua evolução, morfologia, fisiologia, aplicabilidade e relevância ecológica.

Resultados de aprendizagem e competências

  • Aquisição de conhecimentos sobre a biodiversidade de animais invertebrados;
  • Capacidade de identificar esses organismos e de reconhecer as suas principais características bem como aspetos da sua aplicabilidade e relevância ecológica;
  • Compreender as relações filogenéticas entre os diferentes organismos invertebrados;
  • Adquirir capacidade de observação, análise e comunicação sobre estes organismos bem como desenvolvimento de espírito crítico e inquisitivo. 

Modo de trabalho

B-learning

Programa

  • Origem e evolução dos Metazoa com reflexões sobre o seu nível organizacional, simetria e desenvolvimento embrionário;
  • Conceitos úteis para a discrição/caracterização morfológica de animais invertebrados;
  • Introdução à classificação, sistemática e filogenia
  • Estudo dos filos
  1. PORIFERA
  2. MYXOZOA
  3. PLACOZOA
  4. CNIDARIA
  5. CTENOPHORA
  6. MESOZOA
  7. CYCLOPHORA
  8. MICROGNATHOZOA
  9. GNATHOSTOMULIDA
  10. ROTIFERA
  11. ACANTHOCEPHALA
  12. GASTROTRICHA
  13. CHAETOGNATHA
  14. PLATYHELMINTHES
  15. ENTOPROCTA
  16. ECTOPROCTA
  17. PHORINIDA
  18. NEMERTEA
  19. BRACHIOPODA
  20. MOLLUSCA
  21. SIPUNCULA
  22. ANNELIDA
  23. PRIAPULIDA
  24. LORICIFERA
  25. KINORINCHA
  26. NEMATODA
  27. NEMATOMORPHA
  28. ONYCOPHORA
  29. TARDIGRADA

Bibliografia Obrigatória

Pechenik JA; Biology of the Invertebrates, USA (New York), McGraw-Hill, International Edition., 2010
Hickman CP; Roberts LS; Larson A; l´Anson H; Eisenhour DJ. ; Integrated Principles of Zoology, USA (New York), McGraw-Hill., 2006
Brusca RC and Brusca GJ; Invertebrates, USA, Sinauer Associates, Sunderland, Massachusetts., 2003

Bibliografia Complementar

Ruppert EE. and Barnes RD; Invertebrate Zoology, Saunders College Publishing, Harcourt Brace and Company, Orlando, Florida., 1994
Wallace RL; Taylor WK; Invertebrate Zoology: A laboratory Manual, USA: Prentice Hall, 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

  • Aulas teóricas e práticas.
  • Aprendizagem baseada em projeto.

Palavras Chave

Ciências Naturais

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Teste 80,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de campo 4,00
Trabalho escrito 16,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Os estudantes têm de estar presentes pelo menos em 3/4 das aulas práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação através de exame final e apresentação de trabalho científico.

Provas e trabalhos especiais

Apresentação de trabalho científico.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame igual aos restantes estudantes, beneficiando das épocas especiais que estão previstas

Melhoria de classificação

Exame para melhoria de nota de acordo com as normas em vigor no ICBAS

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