Biologia dos Invertebrados I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia Geral e Aquática |
Ocorrência: 2022/2023 - 3T (de 13-02-2023 a 31-03-2023)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCMA |
40 |
Plano Oficial em Vigor |
1 |
- |
5 |
49 |
135 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Algum material estará em Inglês (artigos, vídeos)
Objetivos
O objetivo é expor os alunos à biodiversidade de animais invertebrados e levá-los a refletir sobre a sua evolução, morfologia, fisiologia, aplicabilidade e relevância ecológica.
Resultados de aprendizagem e competências
- Aquisição de conhecimentos sobre a biodiversidade de animais invertebrados;
- Capacidade de identificar esses organismos e de reconhecer as suas principais características bem como aspetos da sua aplicabilidade e relevância ecológica;
- Compreender as relações filogenéticas entre os diferentes organismos invertebrados;
- Adquirir capacidade de observação, análise e comunicação sobre estes organismos bem como desenvolvimento de espírito crítico e inquisitivo.
Modo de trabalho
B-learning
Programa
- Origem e evolução dos Metazoa com reflexões sobre o seu nível organizacional, simetria e desenvolvimento embrionário;
- Conceitos úteis para a discrição/caracterização morfológica de animais invertebrados;
- Introdução à classificação, sistemática e filogenia
- Estudo dos filos
- PORIFERA
- MYXOZOA
- PLACOZOA
- CNIDARIA
- CTENOPHORA
- MESOZOA
- CYCLOPHORA
- MICROGNATHOZOA
- GNATHOSTOMULIDA
- ROTIFERA
- ACANTHOCEPHALA
- GASTROTRICHA
- CHAETOGNATHA
- PLATYHELMINTHES
- ENTOPROCTA
- ECTOPROCTA
- PHORINIDA
- NEMERTEA
- BRACHIOPODA
- MOLLUSCA
- SIPUNCULA
- ANNELIDA
- PRIAPULIDA
- LORICIFERA
- KINORINCHA
- NEMATODA
- NEMATOMORPHA
- ONYCOPHORA
- TARDIGRADA
Bibliografia Obrigatória
Pechenik JA; Biology of the Invertebrates, USA (New York), McGraw-Hill, International Edition., 2010
Hickman CP; Roberts LS; Larson A; l´Anson H; Eisenhour DJ. ; Integrated Principles of Zoology, USA (New York), McGraw-Hill., 2006
Brusca RC and Brusca GJ; Invertebrates, USA, Sinauer Associates, Sunderland, Massachusetts., 2003
Bibliografia Complementar
Ruppert EE. and Barnes RD; Invertebrate Zoology, Saunders College Publishing, Harcourt Brace and Company, Orlando, Florida., 1994
Wallace RL; Taylor WK; Invertebrate Zoology: A laboratory Manual, USA: Prentice Hall, 2003
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas teóricas e práticas.
- Aprendizagem baseada em projeto.
Palavras Chave
Ciências Naturais
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
0,00 |
Teste |
80,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
66,00 |
Frequência das aulas |
49,00 |
Trabalho de campo |
4,00 |
Trabalho escrito |
16,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes têm de estar presentes pelo menos em 3/4 das aulas práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação através de exame final e apresentação de trabalho científico.
Provas e trabalhos especiais
Apresentação de trabalho científico.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame igual aos restantes estudantes, beneficiando das épocas especiais que estão previstas
Melhoria de classificação
Exame para melhoria de nota de acordo com as normas em vigor no ICBAS