Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MA122

Biologia de Vertebrados I

Código: MA122     Sigla: BV_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Geral e Aquática

Ocorrência: 2022/2023 - 3T (de 13-02-2023 a 31-03-2023)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Produção Aquática
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 40 Plano Oficial em Vigor 1 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Biologia de Vertebrados I é uma disciplina basilar do Curso de Ciências do Meio Aquático que tem como objectivo dar aos alunos as bases biológicas para que futuro possam desenvolver com eficácia o seu trabalho com vertebrados. Para tal, esta disciplina aborda os aspectos gerais da evolução dos seres vivos ao longo da vida na Terra, passando à sistemática dos grupos actuais, ao desenvolvimento ontogénico e, finalmente aos aspectos de morfologia funcional, nos quais são dadas as matérias relacionadas com o movimento a alimentação, a respiração e a circulação, abordando para cada um os respectivos aparelhos e tecidos e respectivas funções. Durante esta UC, dar-se-á prioridade à aprendizagem dos grupos de peixes, anfíbios e répteis, ficando as aves e mamíferos para a UC Biologia de Vertebrados II.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes que frequentaram esta unidade curricular, ficaram com competências em aspectos biológicos como evolução dos seres vivos e sua integração na evolução da Terra. Biologia do desenvolvimento, morfologia e fisiologia de peixes, anfíbios e répteis, nomeadamente no que respeita aos sistemas esquelético, muscular, digestivo, respiratório, circulatório, imune e endócrino.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Surgimento, Evolução e filogenia dos cordados e ontogenia dos vertebrados. Biologia do desenvolvimento e embriologia (conceitos sobre evolução e desenvolvimento; ovos, segmentação, gastrulação, crista neural, folhetos germinativos. Classificação sistemática de Vertebrados: Regras fundamentais da classificação e interrelação de áreas da ciência com ela relacionadas. Classificação dos peixes, anfíbios, répteis, mamíferos e aves.
Para peixes, anfíbios e répties irá ser feita uma abordagem ao nível de:
Tecidos de sustentação: esqueleto (notocórdio, cartilagem, osso, articulações; esclerótomo, esqueleto axial e apendicular); musculatura ( músculo liso e estriado, os miótomos, musculatura epi-axial e hipo-axial). Movimento (adaptações ao movimento no ambiente aquático, aéreo e terrestre). Cavidades corporais (o celoma e as membranas serosas; evolução da cavidade única até ao aparecimento de duas e três cavidades). Tubo digestivo e glândulas anexas (desenvolvimento e estrutura geral; cavidade oral, dentes, faringe, esófago, estômago e intestino; pâncreas, fígado e vesícula biliar). Aparelho respiratório (respiração branquial e pulmonar). Aparelho circulatório (coração, componentes da circulação e sua formação; artérias, veias e linfáticos; circulação cardíaca e sistémica). Tegumento: A pele (desenvolvimento, estrutura microscópica, glândulas cutâneas, escamas e dentículos; a cor e o mimetismo). Sistema imune (células e órgãos; imunidade inata e adquirida). Sistema endrócrino (hormonas e glándulas; controlo endócrino). 

Bibliografia Obrigatória

Webster Douglas; Comparative vertebrate morphology. ISBN: 0-12-740850-9
Hildebrand Milton; Analysis of vertebrate structure. ISBN: 0-471-29505-1
Kent George C.; Comparative anatomy of the vertebrates. ISBN: 0-8016-6237-0

Bibliografia Complementar

Press, F. & Siever, R; Understanding Earth , 2001
Romer, A. S.; Comparative Anatomy , 1962
Bracegirdle, B. & Miles, P. H.; Chordate Structure , 1978
Hildebrand, M. and Goslow, Jr., G.E.; Analysis of Vertebrate Structure , 2001
Kardong, K. V.; Vertebrates: Comparative Anatomy, Function, Evolution , 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta disciplina adopta o método de blocos de matéria com aulas teóricas, com apoio de meios audiovisuais, seguidas de aulas práticas de laboratório à distância e palestras.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Estudo autónomo 63,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho escrito 22,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Participação em 3/4 das aulas práticas leccionados.
Participação na apresentação do trabalho de grupo.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é feita através da apresentação de 1 seminário (20% da nota) e de um exame final, com parte prática e teórica (80% da nota).

Provas e trabalhos especiais

Não é exigido aos estudantes mais nenhum trabalho ou prova além dos que já foram referidos

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação é de acordo com as regras gerais do Instituto

 

Observações

Sites recomendados http://evolution.berkeley.edu/evosite/evohome.html http://post.queensu.ca/~forsdyke/evolutio.htm#Introduction:%20Species%20Barriers.

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-27 às 21:14:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias