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Iniciação à Investigação Clínica II

Código: OPT5_16     Sigla: IICII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 0 Plano Oficial em Vigor 5 - 3 32 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos primários:

Proporcionar conhecimentos de metodologia científica, estimulando a criatividade e, simultaneamente, o desenvolvimento do pensamento científico.

Proporcionar oportunidades de iniciação à investigação clínica em diversas áreas do conhecimento no âmbito das Ciências Médicas.

Dar oportunidade aos estudantes para executar o projeto de investigação desenvolvido no âmbito de DIIC 1.

Ensinar os estudantes a redigir um relatório de execução de um projeto de investigação e a escrever um artigo original.

Objetivos secundários:

Despertar a vocação científica, incentivar e identificar talentos potenciais entre os estudantes de Medicina, pela sua efetiva participação em projetos de investigação.

Despertar uma nova mentalidade em relação à atividade médica hospitalar, no que respeita à vertente de investigação clínica.

Resultados de aprendizagem e competências

Após concluir a unidade curricular, o estudante:

Deverá conhecer:

- A estrutura dos relatórios de execução (científica e financeira) de projetos de investigação;

- Os diferentes tipos de apresentações científicas (posters, comunicações orais);

- A estrutura dos diferentes tipos de artigos científicos, em particular dos artigos originais;

Deverá estar apto a:

- Executar um projeto de investigação, integrado numa equipa;

- Selecionar os testes estatísticos mais adequados, fazer a análise dos resultados e interpretá-los;

- Elaborar relatórios de execução de projetos de investigação;

- Preparar uma comunicação científica (comunicação oral ou poster) para apresentar os resultados;

- Redigir um artigo científico original e submete-lo para publicação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Para frequentar esta unidade curricular, o estudante deverá ter completado, com sucesso, a unidade curricular opcional “Iniciação à Investigação Clínica I” (DIIC 1).

Em média, serão aceites 2 ou 3 estudantes por ano.

Programa

Bioestatística – abordagem prática.

Elaboração de um relatório de execução de um projeto de investigação (componente científica e financeira).          

Divulgação dos resultados no meio científico, comunicações e publicações científicas.

Estrutura de um artigo científico original.

Submissão de um artigo original para publicação.

Bibliografia Obrigatória

Bell J. ; DOING YOUR RESEARCH PROJECT. A GUIDE FOR FIRST-TIME RESEARCHERS IN EDUCATION, HEALTH AND SOCIAL SCIENCE. 4th ed., Opening Univ. Press, 2005.
Bowling A. ; RESEARCH METHODS IN HEALTH: INVESTIGATING HEALTH AND HEALTH SERVICES. 2nd ed., Opening Univ. Press, 2002.
Chernick MR, FRIIS RH. ; INTRODUCTORY BIOSTATISTICS FOR THE HEALTH SCIENCES. John Wiley & Sons, Inc, 2003.
Diggle PJ, Chetwynd AG; . STATISTICS AND SCIENTIFIC METHOD: AN INTRODUCTION FOR STUDENTS AND RESEARCHERS. 1st ed., Oxford Univ. Press, 2011.
Gerstman BB. ; BASIC BIOSTATISTICS. STATISTICS FOR PUBLIC HEALTH PRACTICE. 2nd rev. ed., Jones and Bartlett Publishers, 2008.
HEALTH RESEARCH METHODOLOGY. ; A GUIDE FOR TRAINING IN RESEARCH METHODS. 2nd ed., WHO, Reg. Office Western Pacific, Manila, 2001.
Kothari CR. ; RESEARCH METHODOLOGY. METHODS AND TECHNIQUES. 2nd rev. ed., New Age Intern. (P) Limited, 2004.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas;

Integração em equipa de investigação; execução do projeto de investigação concebido na UC “DIIC 1”; reuniões de acompanhamento;

Redação do relatório de execução; preparação de trabalho para apresentar em reunião científica;

Redação de um artigo científico original (facultativo).

A aprendizagem decorrerá de uma forma faseada.

Com a ajuda dos orientadores e do professor responsável pela Iniciação à Investigação Clínica II (DIIC 2), os estudantes:

  1. a) executarão o projeto de investigação concebido na unidade curricular opcional “Iniciação à Investigação Clínica I” (DIIC 1);
  2. b) farão o tratamento estatístico dos dados, analisarão e interpretarão os resultados;
  3. c) elaborarão o relatório de execução do projeto;
  4. f) apresentarão os resultados em encontro científico; e, se desejarem,
  5. g) redigirão um artigo científico original para publicação.

A integração dos estudantes em equipas de investigação permitirá a execução orientada do projeto de investigação concebido durante a frequência da unidade curricular “DIIC 1”.

A elaboração do relatório de execução do projeto permitirá aos estudantes adquirir competências no tratamento estatístico de dados, na análise, interpretação, descrição e discussão dos resultados, assim como na gestão financeira de projetos.

A apresentação dos resultados em reunião científica permitirá aos estudantes consolidar as competências previamente adquiridas na área da comunicação científica.

A redação orientada de um artigo científico original (opcional) e a sua submissão para publicação em revista científica com revisão por pares, permitirá aos estudantes alargar competências na área da escrita científica e no processo de submissão de artigos científicos para publicação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 49,00
Trabalho de campo 32,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Ficam aprovados os estudantes com classificação igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação desta Unidade Curricular terá dois componentes:

Avaliação contínua:

Avaliação contínua no que respeita à frequência e participação ativa nas aulas e nas reuniões de trabalho, facilidade de integração na equipa de investigação, desempenho e capacidade de resolução de problemas durante a execução do projeto de investigação.

Avaliação final:

Avaliação do relatório de execução do projeto (documento escrito) quanto à estrutura e conteúdo, no que respeita aos componentes científico (clareza de exposição dos resultados, adequação dos métodos de análise dos mesmos, discussão, etc.), e financeiro.

Avaliação (0-20):

Integração na equipa de investigação – max. 4;

Participação nas reuniões de acompanhamento – max. 2;

Execução do projeto – max. 6;

Redação do relatório de execução do projeto – max. 4;

Apresentação dos resultados em reunião científica – max. 2;

Valorização adicional (ex. redação de artigo original) – max. 2.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes poderão entregar o relatório de execução do seu projeto de investigação (documento escrito) no prazo de 48 horas, após a data prevista.

Melhoria de classificação

O estudante terá oportunidade de melhorar o relatório de execução do seu projeto de investigação e de a reapresentar. A proposta será discutida em prova oral.
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