Código: | M325 | Sigla: | GM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=3246 |
Unidade Responsável: | Patologia e Imunologia Molecular |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIM | 183 | Plano Oficial em Vigor | 3 | - | 3 | 28 | 81 |
Conhecimentos: doença genética como extremo da variabilidade humana; tipos de hereditariedade; cálculos de riscos; técnicas de diagnóstico de doenças hereditárias; genética das doenças comuns; fatores genéticos no cancro; rastreio, prevenção e tratamento de doenças genéticas; aspetos éticos, legais e sociais das doenças genéticas.
Aptidões: colher, registar e interpretar uma história familiar; determinar a natureza hereditária de uma doença; calcular riscos; reconhecer o impacto psicosocial da doença hereditária; reconhecer os síndromes cromossómicos e as doenças hereditárias mais frequentes; conhecer as indicações para testes genéticos, interpretar resultados mais frequentes e reconhecer as suas limitações.
Competências: supeitar/fazer o diagnóstico correto de algumas doenças genéticas mais frequentes; saber quando referenciar doentes e familiares a consulta de genética médica; aprender a ajudar os doentes na tomada de decisões sem influenciar através de opiniões próprias ou preconceitos, a respeitar a autonomia e a não julgar as escolhas.
O conteúdo programático teórico inclui todos os conhecimentos propostos nos objetivos, em resumo: pensar “geneticamente” as situações médicas. Reconhecer o papel dos genes, ambiente e outros fatores na saúde e na doença. Perceber a regulação genética no desenvolvimento e metabolismo. Compreender a variabilidade e suscetibilidades individuais. Ter noções de prevenção e tratamento de doenças genéticas. Pensar na ética em genética. As sessões práticas, com exercícios, visam a aquisição das atitudes propostas nos objetivos, em resumo: saber colher, registar e interpretar corretamente uma história familiar, calcular riscos mais simples; reconhecer síndromes cromossómicos e doenças hereditárias mais frequentes; conhecer as indicações dos testes citogenéticos, bioquímicos ou moleculares, saber interpretar os seus resultados mais frequentes e conhecer as suas limitações; reconhecer a necessidade de envio a consultas de genética médica nos casos adequados. No final, os alunos deverão ter adquirido as competências centrais descritas como necessárias.
Genética das populações
Genética básica
Histologia e embriologia
Biologia Celular
Imunologia
Sessões teóricas:
Conceitos básicos de Genética Médica e impato das doenças genéticas
Doenças Mendelianas: Hereditariedade autossómica dominante e autossómica recessiva
Hereditariedade ligada aos cromossomas sexuais e desvios ao Mendelismo
Citogenética clínica: bases cromossómicas da doença humana
Genética bioquímica e doenças do metabolismo
Genética do desenvolvimento
Genes supressores tumorais e oncogenes na predisposição hereditária para cancro
Genes de reparação na predisposição hereditária para cancro
Hereditariedade multifatorial
Rastreio e prevenção de doenças genéticas
Diagnóstico genético pré-natal e pré-implantação
Tratamento de doenças genéticas, terapia genética e farmacogenética
Aconselhamento genético e ética
Sessões práticas:
Metodologia do estudo familiar
Cálculo de riscos simples com genótipo conhecido
Cálculo de riscos simples com genótipo desconhecido
Riscos complexos com cálculo Bayesiano
Citogenética I: Técnicas de citogenética
Citogenética II: Nomenclatura de alterações cromossómicas
Citogenética III: Riscos de transmissão de alterações cromossómicas 1
Citogenética IV: Riscos de transmissão de alterações cromossómicas 2
Genética molecular I: Hemocromatose e doença falciforme
Genética molecular II: Polineuropatia amiloidótica familiar
Genética molecular III: Abordagem prática da predisposição hereditária para cancro
Genética molecular IV: Pensar fora da caixa
Sessões teóricas: exposição e discussão dos temas do programa, privilegiando a relevância clínica dos conceitos e suas aplicações actuais ou potenciais e estimulando a interação entre os alunos e os docentes através de uma discussão activa.
Sessões práticas: Aprendizagem e treino prático das principais ferramentas de avaliação e diagnóstico de doenças genéticas (árvores familiares, cálculos de risco genético, analises citogenéticas, testes de genética molecular, exemplos práticos com vinhetas clínicas).
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 28,00 |
Estudo autónomo | 53,00 |
Total: | 81,00 |