Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > M322

Farmacologia II

Código: M322     Sigla: FARM2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 21-02-2022 a 17-06-2022)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Imuno-Fisiologia e Farmacologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 206 Plano Oficial em Vigor 3 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os alunos de conhecimentos em Farmacologia Especial, com relevância para o tratamento de entidades patológicas específicas de cada órgão ou sistema, e dos fármacos importantes no combate das infeções e infestações por agentes microbianos (bactérias, fungos, vírus, protozoários, etc.). Na abordagem de cada grupo de fármacos faz-se especial referência ao mecanismo de ação (da molécula ao sistema), à farmacocinética, ao relacionamento do mecanismo de ação com a resposta clínica, aos efeitos laterais, problemas clínicos e toxicidade, bem como à sua relevância clínica na prática médica.

Resultados de aprendizagem e competências

TRABALHOS PRÁTICOS:

- Aplicação da metodologia científica e seguimento de protocolos experimentais variados.- Capacidade de resolução de problemas práticos. Trabalho em equipa de forma organizada.- Fundamentos sobre a segurança laboratorial e as Boas Práticas Laboratoriais.- Cuidados no tratamento e manipulação de animais de experiência. - Aprendizagem e execução rigorosa de técnicas experimentais básicas (e.g. pesagens, preparação de soluções).- Treino específico de experimentação em Farmacologia, e.g. preparação do equipamento e das soluções, isolamento das preparações e registo dos sinais biológicos, avaliação do efeito dos fármacos aplicados.- Administração dos fármacos nas doses ou concentrações requeridas nas experiências in vivo ou in vitro.- Compreensão dos conceitos básicos da Farmacologia, e.g. execução de curvas concentração-resposta, seletividade da ação dos fármacos, trajeto dos fármacos num organismo vivo, etc.- Capacidade de observação, quantificação, apreciação da variabilidade experimental, análise dos resultados e interpretação dos dados experimentais.

AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS:

- Capacidade de trabalho em grupo.- Gestão do tempo, auto-disciplina e capacidade de trabalho sem supervisão direta.- Resolução de problemas autonomamente.
- Obtenção de informação e pesquisa bibliográfica.- Manuseamento de resultados experimentais e conclusões obtidas através de várias fontes.- Avaliação crítica das diversas fontes.- Apresentação de um trabalho escrito (monografia).- Conhecimentos de informática envolvendo a utilização de processadores de texto, folhas de cálculo, bases de dados, programas de gráficos e de apresentação.- A metodologia de obtenção da informação e pesquisa bibliográfica deverá incluir a utilização de bases de dados e da internet (certificação da qualidade do sítio).- Domínio de técnicas de comunicação (inter-individual e perante assistência).- Avaliação da capacidade de auto-aprendizagem e desenvolvimento do interessepela educação contínua.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Aprovação nas disciplinas precedentes de Anatomia, Fisiologia, Química, Bioquímica, Microbiologia, Imunologia e Patologia.

Programa

PROGRAMA DAS AULAS TEÓRICAS

Lição de abertura: Metodologia da investigação farmacológica - Ensaio Clínico. Diuréticos: Farmacologia renal e do aparelho urinário. Farmacologia do sistema digestivo: Modificadores da motilidade e secreção gástricas, Anti-ulcerosos, Eméticos e Anti-eméticos. Modificadores do trânsito intestinal e da secreção biliar. Fármacos que interferem com a coagulação: Agentes para o tratamento das anemias e factores de crescimento hematopoiético. Farmacologia do aparelho respiratório: Broncodilatadores, Antitússicos e Expectorantes, Estimulantes respiratórios. Fármacos para o tratamento das dislipidémias. Controlo do apetite e da obesidade. Imunofarmacologia. Farmacologia cardiovascular: Cardiotónicos, Anti-disrítmicos, Anti-anginosos e outros Vasodilatadores, Anti-hipertensores. Anti-protozoários e anti-helmínticos. Mecanismo geral de acção dos antibacterianos: Principais grupos de antibacterianos. Antibacilares. Anti-lepróticos. Antifúngicos. Antivíricos. Desinfectantes, anti-sépticos e agentes esterilizantes. Quimioterapia do cancro. Interacção de fármacos. Noções de toxicologia e sobredosagem de fármacos. Notas sobre terapêutica farmacológica e farmacologia de grupos individualizados.

PROGRAMA DAS AULAS PRÁTICAS LABORATORIAIS (Laboratório de Farmacologia, ICBAS – UP)

Aulas laboratoriais:
- Ação da acetilcolina no íleo de cobaio. Curvas dose-efeito. Antagonismo pela atropina. - Ação de fármacos nas aurículas isoladas de rato. Efeitos cronotrópico e inotrópico. Pacing eléctrico.

Discussão de casos clínicos (dois temas diferentes por aula prática, incluindo sempre um caso de antibioterapia):
- Hipertensão arterial e/ou trombolembolismo
- Doença ulcerosa e do refluxo gastro-esofágico
- Anemias e uso de fatores de crescimento hematopoiético
- Profilaxia antibiótica e antibioterapia (Gram + / Gram - / Anaeróbios e BK)

PROGRAMA DAS AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS (Anfiteatros, ICBAS – UP) - Variável anualmente (exemplos)

Monografias: 1. Algoritmo para o tratamento farmacológico da insuficiência cardíaca de baixo débito; 2. Uso de anticorpos monoclonais das dislipidémias: qual é a vantagem? 3. Transtornos da micção: abordagem farmacológica; 4. Prevenção das infeções oportunistas em doentes com HIV/SIDA; 5. Neutropenia em doentes com cancro: antibioterapia e fatores de crescimento; 6. Malária grave por P. falciparum. Como prevenir?

Temas: 1. Tratamento farmacológico da doença cardíaca isquémica; 2. Diarreia aguda toxi-infeciosa: abordagem farmacológica; 3. Farmacologia da DPOC; 4. Aplicações das células tronco (stem) hematopoiéticas na clínica; 5. Bases farmacológicas para o tratamento das doenças transmitidas sexualmente; 6. Resistência aos antibacterianos: Novos mecanismos.

 

Bibliografia Obrigatória

L.B. Wingard, T.M. Brodie, J. Larner & A. Schwartz; Human Pharmacology – Molecular to Clinical, Mosby, 1994
D.G. Waller, A.G. Renwick & K. Hillier; Medical Pharmacology & Therapeutics, Saunders, 2001
Hardman Joel G. ed.; Goodman & Gillman.s the pharmacological basis of therapeutics. ISBN: 0-07-135469-7
Rang H. P. 070; Rang and Dalec2b4s pharmacology. ISBN: 0-443-06911-5
Guimarães Serafim; Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas. ISBN: 972-0-06029-8
Katzung Bertram G. ed.; Basic & clinical pharmacology. ISBN: 007-121931-5
Klaassen Curtis D. ed.; Casarett and Doull.s toxicology. ISBN: 0-07-105476-6
G.M. Brenner & C.W. Stevens; Pharmacology, Saunders, 2006

Observações Bibliográficas

Didactical support afer monographs and themes elaboration.

Experimental Protocols book to support Practical classes (Anexo I).

Specialty cientific journals available in Pharmacology and Neurobiology Laboratory and in general Library of ICBAS.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

-A metodologia de ensino compreende a realização de lições teóricas, teórico-práticas e trabalhos práticos, da seguinte forma:

 Lições Teóricas: Uso de Diapositivos com recurso à projeção em vídeo (Data-Show).

Lições Teórico-Práticas: Abordagem e discussão de monografias com temas relevantes para a prática laboratorial e clínica, em regime de auto-aprendizagem.

Lições Práticas: Trabalhos práticos de índole experimental no Laboratório de Farmacologia do ICBAS.

As aulas práticas e teórico-práticas são obrigatórias.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 35,00
Prova oral 35,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho escrito 36,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação Prática (frequência obrigatória; 6 valores):

1. Dissertação sobre um tema teórico-prático relevante (1.5 valores). Elaboração de 1 monografia escrita (2.5 valores). Trabalhos de pesquisa em grupo (3-4 alunos). Exposição (~20 min) e discussão oral (~10 min).
2. Exposição (grupo sorteado) e relatório prático realizado no fim da aula prática; avaliação contínua pelo assistente. Ou mini-teste sobre os casos clínicos apresentados na aula (2.0 valores)

NOTA: As notas do curso prático são válidas por 2 anos consecutivos.

Avaliação Teórica (14 valores): Por exame final (teste escrito e prova oral).

Teste escrito com perguntas de escolha múltipla / resposta cruzada + resposta escrita sucinta. Condições de admissão: *75% presenças nas aulas práticas, *3.0/6.0 valores no curso prático.

Prova Oral: Dispensa da prova oral com aprovação final de * 7.5/14.0 valores no teste escrito. Condições de admissão à oral: * 6.0/14.0 valores no teste escrito final.

NOTA: A realização dos exames finais (teste escrito + prova oral) em qualquer das épocas requer pré-inscrição obrigatória 72 horas antes da realização das provas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final= 0.3*Nota prática + 0.7*Nota teórica 

Nota prática = 0,2*Tema/Monografia + 0,1*Aulas laboratoriais

Provas e trabalhos especiais

1. Dissertação sobre um tema teórico-prático relevante (1.5 valores). Elaboração de 1 monografia escrita (2.5 valores). Trabalhos de pesquisa em grupo (3-4 alunos). Exposição (~20 min) e discussão oral (~10 min).
2. Exposição (grupo sorteado) e relatório prático realizado no fim da aula prática; avaliação contínua pelo assistente. Ou mini-teste sobre os casos clínicos apresentados na aula (2.0 valores)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prova oral

Melhoria de classificação

Prova escrita e oral

Observações

ADAPTAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES (PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID-19)

Critérios aprovados pela Comissão Científica do MIM e Conselho Pedagógico

 

Avaliação de grupo (“ensino à distância”): 8 valores

Distribuição da classificação:

  • Práticas (1v relatório em grupo) – 1/8 valores
  • Casos clínicos (1v resolução + 1v discussão) – 2/8 valores
  • Temas (1v PPT + 1v discussão) – 2/8 valores
  • Monografias (2v trabalho escrito + 1v discussão) – 3/8 valores

 

Avaliação individual (“teste escrito final presencial, sem prova oral”): 12 valores

Distribuição da classificação:

  • 40 perguntas resposta múltipla – 8/12 valores
  • 10 perguntas resposta curta – 4/12 valores

 

A aprovação final implica ter pelo menos 50% da nota máxima em cada um dos dois componentes. Em situações especiais, devidamente justificadas incluindo épocas especiais, o exame final constará de uma “prova oral”, que pode ser realizada à distância.


As notas do curso prático são válidas por 2 anos consecutivos.


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-24 às 07:08:28 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico