| Código: | M214 | Sigla: | ESP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Medicina |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Estudos de Populações |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIM | 183 | Plano Oficial em Vigor | 2 | - | 3 | 28 | 81 |
No Guião, documento anexo a disponibilizar no SIGARRA, estará disponível uma descrição detalhada da/s bibliografia/s "obrigatória" e "complementar" desta unidade curricular.
|
Data |
Tópico |
Preparação para a aula |
Atividade na aula |
|
Semana 1
|
Introdução à Unidade curricular Pesquisa e revisão bibliográfica
|
· Revisão dos objetivos da disciplina e da aula · Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle · Procura de exemplos de problemas e intervenções de saúde pública na comunicação social
|
Exposição pelo professor · Introdução à Unidade curricular, objetivos, metodologia e avaliação · Formação dos grupos com 5/6 alunos · Definição de um problema de saúde (magnitude, transcendência social e económica, vulnerabilidade à intervenção dos serviços de saúde, etc) · Pesquisa e revisão bibliográfica · Pergunta PICO
Trabalho de grupo com discussão em turma: · Saúde pública na comunicação social · Identificar um problema de saúde pública por grupo (excluir os temas já previstos no programa)
|
|
Semana 2
|
Determinantes |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
· Preparação da revisão bibliográfica
· Preparação da apresentação que será feita na aula |
Exposição pelo professor · Determinantes
Apresentação dos trabalhos de grupo (10 minutos cada) com discussão · Apresentar a revisão bibliográfica sobre o tema escolhido – identificar a metodologia · Discutir os determinantes associados a esse problema · Discutir potenciais intervenções
Trabalhos de grupo com discussão final em turma · Desenhar uma ou duas perguntas PICO para o problema selecionado e discuti-las na turma
|
|
Semana 3
|
Análise crítica de protocolos de investigação |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
· Revisão da matéria dada em unidades curriculares anteriores
|
Exposição pelo professor · Como deve ser desenhado um protocolo de investigação; breve revisão sobre tipos de estudo, tamanho amostral, erro, confundimento, risco, odds
· Discussão em turma de protocolo de investigação. Analisar os objetivos, o tipo de estudo, a amostra, a intervenção, os dados recolhidos e a análise. |
|
Semana 4
|
Políticas de promoção de saúde. Assunto: Alimentação |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
|
Exposição pelo professor: · Medidas preventivas, discutir o conceito de prevenção primordial, primária, secundária, terciária e quaternária · Políticas de promoção de saúde relacionadas com a alimentação.
Discussão em turma de literatura científica sobre avaliação de diferentes intervenções
|
|
Semana 5
|
Políticas de promoção de saúde Assunto: tabaco e álcool |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura de material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
|
Exposição pelo professor: · Políticas de promoção de saúde relacionadas com tabaco e álcool.
Discussão em turma de literatura científica sobre avaliação de diferentes intervenções
|
|
Semana 6
|
Vigilância epidemiológica |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura de material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
|
Exposição pelo professor: · Fontes de dados, a importância da notificação e de registos de qualidade · Erro e confundimento · Vigilância de doenças não transmissíveis (registo oncológico nacional, registo nacional de doenças congénitas, conceito de observatório de saúde - definição, objetivos, exemplos -, global burden of disease) e doenças transmissíveis · Conhecer o circuito da informação desde a notificação até ao ECDC
Discussão em turma de literatura científica sobre fonte de dados e potenciais erros e fatores de confundimento e como podem afetar as conclusões do trabalho |
|
Semana 7
|
Exposição e discussão do projeto |
· Preparação da exposição sobre o projeto em desenvolvimento. · Na aula será feita a exposição teórica com discussão com a turma. · No final da aula deverá ser entregue a proposta que deve incluir introdução, objetivo, material e métodos. |
Exposição de cada grupo sobre o tema selecionado (10 minutos de exposição; discussão no final com todos os grupos): · Introdução · Objetivo · Material e métodos |
|
Semana 8
|
Case studies Investigação e controle de surtos
|
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
|
Exposição do professor · Abordagem de surtos · Conceitos (epidemiologia de campo, diferenças e semelhanças com a epidemiologia "clássica", taxa de ataque... Discussão em turma de diferentes casos de surtos, com forma de transmissão e contextos diferentes. |
|
Semana 9
|
Case Studies Rastreios |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
|
Exposição do professor · Rastreios (rastreios organizados nacionais oncológicos e não oncológicos; rastreios não organizados (rastreios oportunistas, Norma da DGS do Diagnóstico e Rastreio Laboratorial da Infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, Rastreio de contactos de doença, etc). · Discutir o que um programa de rastreio organizado implica · Quando fazer/como fazer · Que testes utilizar – rever conceitos de sensibilidade, especificidade, VPP e VPN
Discussão em turma de casos de rastreios em contextos diferentes. |
|
Semana 10
|
Case studies Desigualdades em saúde |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
· Procura de exemplos de desigualdades em saúde
|
Exposição do professor · Desigualdades em saúde como um todo, o seu conceito e implicações · Discussão de exemplos (desigualdade de género, desigualdades de origem financeira, desigualdades em pessoas com deficiência, desigualdades com base na idade, desigualdades com base na etnia, desigualdades geográficas).
Discussão em turma de notícias, estudos ou publicações sobre o tema. |
|
Semana 11
|
Case studies Saúde ocupacional |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
|
Exposição do professor · Saúde ocupacional como uma prioridade em saúde pública
Discussão em turma de notícias, estudos ou publicações sobre o tema. |
|
Semana 12
|
Case studies One Health e saúde ambiental |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
|
Exposição do professor · One Health – conceito · Saúde ambiental como uma prioridade em saúde pública
Discussão em turma de notícias, estudos ou publicações sobre o tema. |
|
Semana 13
|
Case studies Saúde mental
|
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
|
Exposição do professor · Saúde mental como uma prioridade em saúde pública
Discussão em turma de notícias, estudos ou publicações sobre o tema. |
|
Semana 14
|
Planeamento em saúde O que se aprendeu com a pandemia por COVID-19 |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
|
Exposição do professor · Planeamento em saúde · Ameaças
Discussão em turma: · As ameaças causadas pela pandemia · As oportunidades |
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 70,00 |
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho escrito | 10,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 43,00 |
| Frequência das aulas | 28,00 |
| Trabalho escrito | 5,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 5,00 |
| Total: | 81,00 |