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Fisiologia Veterinária

Código: MV213     Sigla: FV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Básicas

Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 20-09-2021 a 14-01-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Imuno-Fisiologia e Farmacologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMV 60 Plano Oficial em Vigor 2 - 5 70 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular (UC) de Fisiologia Veterinária tem como objetivo a aquisição de conhecimentos relativos aos mecanismos fisiológicos responsáveis pela manutenção da homeostasia nos animais domésticos.
Os alunos deverão desenvolver as competências necessárias para compreender os fenómenos que servem de fundamento às unidades curriculares pré-clínicas e clínicas do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecimentos:
1. Aquisição de conhecimentos fundamentais de fisiologia veterinária, em particular nas áreas da neurofisiologia, fisiologia do sistema endócrino, fisiologia da reprodução, sangue e hemóstase.


Competências:
1. Compreensão de informação básica e avançada na área disciplinar da fisiologia veterinária;
2. Desenvolvimento da capacidade de raciocínio na identificação dos mecanismos fisiológicos implicados em diferentes contextos clínicos.

Aptidões:
1. Estimular o pensamento crítico;
2. Fomentar a auto-aprendizagem e a boa utilização de bases de dados bibliográficos;
3. Promover a capacidade de trabalho em grupo;
4. Desenvolvimento da apresentação oral e escrita de informação e conhecimento;
5. Incentivar atitudes responsáveis e eticamente corretas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Na UC de Fisiologia Veterinária serão abordados quatro grupos programáticos:


NEUROFISIOLOGIA:
1. Neurónios e fundamentos da neurofisiologia;
2. Bases eletroquímicas da função nervosa;
3. Transmissão sináptica;
4. Sistema nervoso autónomo;
5. Sistema sensorial somático e visceral;
6. Modalidades sensoriais (olfato, paladar, audição, visão);
7. Fisiologia do músculo;
8. Sistema motor;
9. Sistema vestibular e cerebelo.


FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO:
1. Princípios da endocrinologia;
2. Mecanismos de ação hormonal;
3. Síntese, secreção, transporte e degradação hormonal;
4. Eixo hipotálamo-hipofisário;
5. Funções das glândulas endócrinas: tiroide, glândulas suprarrenais, pâncreas endócrino;
6. Metabolismo do cálcio e do fósforo.


FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO:
1. Desenvolvimento e diferenciação sexual;
2. Ciclo éstrico;
3. Fisiologia reprodutiva do macho;
4. Gestação e parto.


FISIOLOGIA DO SANGUE E HEMÓSTASE:
1. Componentes do sangue;
2. Hemóstase primária;
3. Hemóstase secundária;
4. Sistema fibrinolítico.

Bibliografia Obrigatória

Bradley G. Klein; CUNNINGHAM’S TEXTBOOK OF VETERINARY PHYSIOLOGY, Elsevier, 2020. ISBN: 978-0-323-55227-1 (6ª Edição)
William O. Reece; DUKES' PHYSIOLOGY OF DOMESTIC ANIMALS, Wiley‐blackwell, 2015. ISBN: 978‐0‐1185‐0139‐9/2015 (13ª Edição)

Bibliografia Complementar

Hall John E.; Guyton and Hall textbook of medical physiology. ISBN: 978-1-4557-7005-2
Victoria Aspinall; Melanie Cappello; Introduction to Animal and Veterinary Anatomy and Physiology, CAB International, 2020. ISBN: 978 1 78924 115 0
Walter F. Boron; Medical physiology. ISBN: 978-1-4160-3115-4
Ruckebusch Yves; Physiology of small and large animals. ISBN: 1-55664-136-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas (28 horas; 2 aulas de 1 hora por semana):
Os conteúdos teóricos são apresentados com material didático de apoio (diapositivos, etc.), que servirá de base para a interação com os estudantes.


Aulas teórico-práticas e práticas (42 horas; 1 aula de 1 hora e 1 aula de 2 horas por semana):
1. Realização de trabalhos práticos experimentais com recurso a programas de simulação adequados aos grupos programáticos desenvolvidos nas aulas teóricas;
2. Interpretação e discussão dos mecanismos fisiológicos subjacentes a casos clínicos exemplificativos das matérias teóricas lecionadas;
3. Apresentação e discussão de trabalhos de grupo realizados pelos estudantes sobre temas relevantes da fisiologia veterinária.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Trabalho laboratorial 15,00
Trabalho prático ou de projeto 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 70,00
Trabalho laboratorial 15,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Frequência às aulas práticas:
O estudante não pode “exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas” (Regulamento Pedagógico e de Avaliação de Aproveitamento dos Estudantes" do ICBAS, Art. 19, Ponto 2).


A obtenção de frequência é válida por 2 anos letivos (incluindo o ano de obtenção da mesma).

Avaliação prática (8 valores):
1. Trabalhos práticos laboratoriais (PL; 3 valores);
2. Discussão das bases fisiológicas de casos clínicos (CC; 2 valores);
3. Apresentação e discussão em grupo de um tema selecionado (TG; 3 valores).


Avaliação teórica (12 valores):
Exame final (EF).
Condições de admissão ao exame final: frequência às aulas práticas (75% presenças), com avaliação prática igual ou superior a 4,0 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final (0-20 valores) = 0,4*Nota prática + 0,6*Nota exame final


. A nota prática é válida por 2 anos letivos (incluindo o ano de obtenção da mesma).
. O exame final é realizado no Moodle. Nota mínima de 9,5 valores (em 20 valores).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aos alunos que comparecem a épocas/chamadas especiais aplicam-se as normas de avaliação definidas para os estudantes inscritos pela 1ª vez ou com frequência à UC.
O exame final poderá ser realizado via Moodle ou no formato em papel.

Observações

Caso ocorra falha na internet, as avaliações serão remarcadas mediante disponibilidade de meios técnicos, salas e pessoal (técnicos de informática, docentes).

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