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Tecnologia e Qualidade Alimentar

Código: MA322     Sigla: TQA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Aplicada

Ocorrência: 2021/2022 - 4T (de 09-05-2022 a 24-06-2022)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Produção Aquática
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 24 Plano Oficial em Vigor 3 - 5 49 135
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-05-10.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Fornecer aos alunos as bases e o treino para um raciocínio claro no âmbito dos métodos de manuseamento e transformação do pescado, bem como uma perspectiva moderna da sua qualidade e respectiva envolvente técnica e científica, de forma a que o seu desempenho profissional nesta área possa beneficiar dessa experiência prévia, sobretudo através do desenvolvimento de um espírito crítico sobre os temas abordados. Pretende-se também proporcionar aos alunos o contacto com a realidade profissional da produção de pescado e respectiva qualidade, através de visitas a locais representativos deste sector de actividade. Os alunos deverão saber descrever, de uma forma crítica, as características e composição geral do pescado, a sua degradação e os métodos de processamanto mais comuns, bem como os principais métodos de avaliação da sua qualidade. Nesta última vertente, deverão saber descrever as fases gerais da história da Qualidade e os principais conceitos actuais desta área técnica.

Resultados de aprendizagem e competências

Os alunos deverão saber os princípios básicos da utilização do pescado como alimento humano e animal, e saber criticar construtivamente a situação real actual, no sentido de contribuirem no futuro para uma evolução e desenvolvimento adequados desta área técnico-científica em Portugal ou no estrangeiro.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

AULAS TEÓRICAS:

I - INTRODUÇÃO (0.5 horas lectivas) a) A disciplina de Tecnologia do Pescado b) Docentes e instalações c) Vocabulário d) Tecnologia do Pescado em Portugal e) Tecnologia do Pescado no estrangeiro f) Bibliografia
II - PERSPECTIVA HISTÓRICA (1 hora lectiva) a) Generalidades b) O pescado na Pré-História c) As Civilizações Clássicas: do Egipto ao Império Romano d) O pescado na Idade Média e) O pescado na Idade Moderna e na Idade Contemporânea f) O futuro do pescado na alimentação humana
III - O PESCADO COMO MATÉRIA-PRIMA (0.5 horas lectivas) a) Espécies b) Caracterização geral c) Composição
IV - DEGRADAÇÃO DO PESCADO (2 horas lectivas) a) Definições b) Autólise c) Putrefacção d) Principais factores da degradação e) História geral da degradação f) Degradação sensorial: peixes, crustáceos e moluscos g) Outros fenómenos da degradação
V - CONSERVAÇÃO DO PESCADO (4 horas lectivas) a) Métodos e princípios b) Tipos e grupos de métodos c) Refrigeração d) Congelação e) Apertização f) Fumagem
VI - DO MAR ATÉ À DESCARGA (0.5 horas lectivas) a) Antes da captura b) Processamento a bordo
VII - DA DESCARGA AO CONSUMIDOR (0.5 horas lectivas) a) Descarga de pescado b) Transporte até lota c) 1ª venda d) 2ª venda e) Caixas reutilizáveis e não reutilizáveis f) Transporte de pescado
VIII - AQUACULTURA (0.5 hora lectiva) a) Características particulares da matéria-prima b) Transporte c) Produtos de aquacultura d) Desperdícios
IX - PROCESSAMENTO INDUSTRIAL DE PESCADO (2 horas lectivas) a) Processamento manual b) Processamento mecanizado c) Processamento de produtos frescos d) Preparados, cozinhados e pré-cozinhados e) Embalagem
X - SUB-PRODUTOS DA INDÚSTRIA DO PESCADO (0.5 horas lectivas) a) Farinha de peixe ou FPC (fish protein concentrates) b) Óleo de peixe c) Polpas de pescado d) Pasta de peixe e) Surimi f) Ensilados g) Hidrolizados proteicos de pescado h) Outros produtos alimentares XI - PRODUTOS NÃO ALIMENTARES (0.5 horas lectivas) a) Couro b) Quitina e quitosano c) Cola de peixe d) Essência de pérolas e) Conchas f) Fertilizantes g) Âmbar cinzento h) Outras utilizações: farmácia, cosmética e química
XII - COMERCIALIZAÇÃO (0.5 horas lectivas) a) Tipos de venda b) Exposição de pescado c) Controlo de insectos
XIII - DA COMPRA AO CONSUMO (0.5 horas lectivas) a) Transporte b) Acondicionamento c) Preparação para consumo d) Métodos de preparação e) Catering e restauração
XIV - QUALIDADE (6 horas lectivas) a) Qualidade ao longo da história b) Atributos da qualidade c) Higiene alimentar d) Segurança alimentar e) Métodos de avaliação da qualidade do pescado f) Gestão da qualidade

AULAS PRÁTICAS:

- 2 a 3 visitas a organismos relacionados com a disciplina (locais previstos: Lota, entreposto frigorífico e fábrica de conservas).
- 2 aulas laboratoriais: avaliação da qualidade do pescado e preparação de conservas; elaboração de relatórios escritos sobre cada aula.
- Elaboração de um poster individual sobre temas da área do pescado.

NOTA SOBRE AULAS PRÁTICAS: na impossibilidade de se realizarem, serão substituídas por visualização e comentário de vídeos sobre os mesmos temas.

Bibliografia Obrigatória

Madrid A.; Tecnologia del pescado y productos derivados. ISBN: 84-87440-54-1
Boziaris Ioannis S. 340; Seafood processing
Paulo Vaz-Pires; Apontamentos de Tecnologia e Qualidade Alimentar

Bibliografia Complementar

Hall G. M. ed.; Fish processing technology. ISBN: 0-7514-0280-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: Aulas essencialmente constituídas por raciocínios sobre os temas da disciplina, apoiadas por elementos projectáveis. Participação activa dos alunos.

NOTA SOBRE AULAS TEÓRICAS:  na impossibilidade de se realizarem presencialmente, serão dadas por teleconferência ao vivo com imagem e som em directo e no mesmo horário previsto para as presenciais. Gravações das aulas completas serão disponibilizadaas para aulas em falta ou revisões.

Aulas práticas: 2 a 3 visitas a organismos relacionados com a disciplina e elaboração de relatórios sobre cada visita. 2 aulas práticas laboratoriais (avaliação da qualidade e conservas) e elaboração dos respectivos relatórios escritos. Elaboração de um poster individual sobre temas actuais da área alimentar do pescado.

NOTA SOBRE AULAS PRÁTICAS: na impossibilidade de se realizarem, serão substituídas por visualização e comentário de vídeos sobre os mesmos temas.

Toda a matéria dada é abordada com profundidade num livro de apontamentos de 332 páginas, escrito pelo docente propositadamente para estudo desta UC (apenas em Português).

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências agrárias > Zootecnia > Produtos alimentares

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 30,00
Exame 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 39,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho escrito 47,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Frequência mínima de 75% das aulas práticas presenciais dadas; Classificação mínima de 9.5/20 no trabalho escrito individual e poster.

Fórmula de cálculo da classificação final

70% exame escrito final; 30% póster

Provas e trabalhos especiais

Póster-resumo sobre temas actuais da área alimentar do pescado ou projectos de produtos inovadores à base de pescado.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A definir caso a caso.

Melhoria de classificação

Em exames de melhoria, apenas é contabilizada a nota do exame de melhoria para obter a classificação final.
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