Código: | EBE0238 | Sigla: | ER |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biotecnologia Molecular |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Biologia Molecular |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIB | 22 | Plano de estudos oficial | 4 | - | 6 | 56 | 162 |
Nesta disciplina serão apresentadas as principais estratégias actualmente em desenvolvimento ou já em fase de ensaios clínicos ou comercialização, visando promover a regeneração e a restauração da função dos tecidos. Será abordada uma vasta gama de aplicações, desde a regeneração da pele, dos sistemas musculo-esquelético e cardiovascular, bem como áreas emergentes tais como a regeneração do sistema nervoso.
Durante as aulas teórico-praticas com uma componente expositiva os alunos serão incentivados a discutir com o professor e os colegas os temas em análise. Especificamente, esta unidade curricular assume uma metodologia de ensino que incide sobre a aquisição de conhecimento que integra uma visão holística das atuais estratégias de engenharia regenerativa e permitirá a extrapolação do uso das diferentes metodologias discutidas a novos cenários.
Estas atividades serão acompanhadas por sessões práticas de laboratório, com vista a ilustrar com exemplos práticos as estratégias atuais de engenharia regenerativa que serão discutidas nas aulas.
O processo de ensino-aprendizagem será centrada no trabalho (autónomo e orientado) do aluno e na apresentação dos resultados obtidos nos trabalhos de laboratório na forma de relatório.
1. Conceitos Introdutórios
1.1. Introdução
1.2. Células, tecidos, órgãos, sistemas e organismos
1.3. Bioreactores para Medicina Regenerativa e Engenharia de Tecidos
1.4. Biomateriais, estrutures de suporte e tecnologias de processamento
2. Sistemas e tecidos
2.1. Pele
2.2. Sistema cardiovascular
2.3. Sistema musculo-esquelético
2.4. Sistema nervoso
2.5. Construção de órgãos
3. Impacto social e económico, considerações éticas e regulamentação
As sessões práticas irão abordar estratégias para promover/estimular a vascularização. Trabalhos a desenvolver na aulas laboratoriais irão incluir os seguintes tópicos:
1) Conhecer e identificar diferentes tipos de células endoteliais e estromais.
2) Avaliar o efeito de factores de crescimento no comportamento celular.
3) Produzir matrizes 3D para cultura celular.
4) Observar a resposta celular nas matrizes 3D.
Aulas presenciais.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho laboratorial | 14,00 |
Total: | 56,00 |
Os alunos devem ter um papel ativo e participar em, pelo menos, 75% das aulas TP e 75% das aulas laboratoriais.
Classificação final = classificação da componente teórico-prática * 0,70 + classificação da componente laboratorial * 0,30
No final da componente laboratorial os alunos terão que elaborar um poster em grupo sobre os trabalhos desenvolvidos nas aulas. A avaliação da componente laboratorial terá em consideração dois fatores: a participação do aluno nas aulas práticas e a nota do poster.
Classificação da componente laboratorial = 0,30 * Participação nas aulas laboratoriais + 0,70 * Nota do poster.
Um mínimo de 10 em 20 valores, tanto no exame escrito como na componente laboratorial, são necessários para aprovação.