Fisiologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências de Base |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIB |
30 |
Plano de estudos oficial |
3 |
- |
6 |
42 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os estudantes e futuros engenheiros devem familiarizar-se com as funções primárias e secundárias dos grandes sistemas fisiológicos (cardiovascular, renal e pulmonar), através dos seus mecanismos de acção, perceber as relações entre eles e a importância de cada um para a homeostasia, na perspectiva de um engenheiro; devem perceber as diferenças e complementariedade entre os 2 principais controladores das funções do organismo, sistemas nervoso e endócrino.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem ser capazes de formular soluções práticas de engenharia para resolver desordens biológicas (i.e., doença) ao mesmo tempo que devem perceber como as soluções biológicas encontradas nos grandes sistemas podem potencialmente servir para resolver problemas tradicionais da engenharia
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Pré-requesitos: Biologia Celular e Quimica, Co-requesitos: AnatomiaPrograma
Introdução: bases gerais e celulares da fisiologia.Metabolismo e regulação da temperatura.
Fisiologia do coração e da circulação: o coração como bomba; origem do batimento cardíaco e actividade electrica do coração; dinâmica do fluxo sanguíneo e linfático; mecanismos reguladores cardiovasculares; circulação através de regiões especiais; homeostase cardiovascular na saúde e na doença.
Fisiologia Renal: formação e excreção de urina; regulação da composição e volume do fluido extracelular; regulação do equilíbrio ácido-base; doenças renais e diuréticos.
Fisiologia da respiração: função pulmonar; transporte de gases entre os pulmões e os tecidos; regulação da respiração, ajustes respiratórios na saúde e na doença.
Papel regulador do sistema endócrino e do sistema nervoso nos sistemas cardiovascular, renal e respiratório.
Bibliografia Obrigatória
Hall John E.;
Guyton and Hall textbook of medical physiology. ISBN: 978-1-4557-7005-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teórico-práticas os estudantes funcionam em grupos de 2-3 de forma a estimular a discussão dos temas e a trabalhar em equipa; ao longo da UC e em paralelo com a abordagem teórica são levados a simular, em computador, as variações dos parâmetros fisiológicos e bioquímicos dos vários sistemas, comparando os resultados obtidos com as previsões feitas com base nos conhecimentos teóricos
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
São admitidos a exame os alunos que obtiverem 3/4 de presenças nas TP.Fórmula de cálculo da classificação final
O aluno pode optar pela realização de frequências (2) ou pelo exame final. A 1ª frequência realiza-se durante a semana intercalar e a 2ª frequência é coincidente com o exame final da época normal. São dispensados de avaliação em exame final da matéria da 1ª frequência os estudantes que obtiverem pelo menos 40% da nota máxima da referida frequência. O exame final (ou frequências) consiste num teste de escolha múltipla. São aprovados os alunos que no teste teórico obtiverem nota igual ou superior a 10/20.Melhoria de classificação
De acordo com a lei em vigor.Exame de toda a matéria teórica.Observações
Sujeito a alterações pontuais em função das contigências resultantes da pandemia do COVID 19