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Biologia dos Invertebrados I

Código: MA127     Sigla: BI_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Geral e Aquática

Ocorrência: 2019/2020 - 2T

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Produção Aquática
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 36 Plano Oficial em Vigor 1 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Noções sobre taxonomia, classificação e sistemática. Perspectiva histórica da classificação animal. O uso de chaves dicotómicas. Aparecimento de organismos multicelulares. Descrição e biologia dos animais invertebrados mais simples. Características gerais dos filos e das suas classes. Uso da biologia molecular na taxonomia. Relações filogenéticas entre os diferentes organismos.

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade de classificar e identificar organismos invertebrados. Entender as dificuldades na taxonomia de animais invertebrados. Compreender as relações filogenéticas entre os diferentes organismos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Classificação, Sistemática, Taxonomia

Evolução e Desenvolvimento

REINO ANIMALIA

METAZOA

PLACOZOA

PORIFERA (características gerais ,Classes: Calcarea, Hexactinellida, Demospongiae)

CNIDARIA (características gerais, Classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Anthozoa)

CTENOPHORA (características gerais)

 

PLATYHELMINTHES (características gerais, Classes: Turbellaria, Trematoda, Cestoda)

NEMERTEA

GNATOSTOMULIDA

NEMATODA

KINORINCHA

LORICIFERA

PRIAPULIDA

NEMATOMORPHA

ROTIFERA

ACANTOCEPHALUS

GASTROTRICHA

ENTOPROCTA

MOLLUSCA (Características gerais, classes: Polyplacophora, Aplacophora, Monoplacophora, Gastropoda, Bivalvia, Scaphopoda, Cephalopoda)

ANNELIDA (Características gerais, classes: Polychaeta, Oligochaeta , Hirudinea)

Bibliografia Obrigatória

Pechenik JA; Biology of the Invertebrates, USA (New York), McGraw-Hill, International Edition., 2010
Hickman CP; Roberts LS; Larson A; l´Anson H; Eisenhour DJ. ; Integrated Principles of Zoology, USA (New York), McGraw-Hill., 2006
Brusca RC and Brusca GJ; Invertebrates, USA, Sinauer Associates, Sunderland, Massachusetts., 2003

Bibliografia Complementar

Ruppert EE. and Barnes RD; Invertebrate Zoology, Saunders College Publishing, Harcourt Brace and Company, Orlando, Florida., 1994
Wallace RL; Taylor WK; Invertebrate Zoology: A laboratory Manual, USA: Prentice Hall, 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e práticas.

Palavras Chave

Ciências Naturais

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 86,00
Frequência das aulas 49,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Os estudantes têm de estar presentes pelo menos em 3/4 das aulas práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação apenas com exame final.

Provas e trabalhos especiais

Não é exigido aos estudantes mais nenhum trabalho ou prova além do exame final

Trabalho de estágio/projeto

Os estudantes não precisam de apresentar um trabalho de estágio/projecto.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame igual aos restantes estudantes, beneficiando das épocas especiais que estão previstas

Melhoria de classificação

Exame para melhoria de nota de acordo com as normas em vigor no ICBAS

Observações

Exame igual ao de outros alunos, beneficiando das datas especiais de acordo com as regras em vigor no ICBAS
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