Código: | MA123 | Sigla: | BV_II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia Geral e Aquática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Produção Aquática |
Curso/CE Responsável: | Ciências do Meio Aquático |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCMA | 35 | Plano Oficial em Vigor | 1 | - | 5 | 49 | 135 |
Os alunos do Curso de Ciências do Meio Aquático, frequentam esta disciplina após a disciplina de Biologia de Vertedrados I, onde são leccionados aspectos relacionados com o aparecimento e a evolução da vida na Terra e os aspectos sobre morfologia, incluindo: embriologia, tecidos de sustentação e movimento e sistemas digestivo, respiratório e circulatório. Esta disciplina tem como objectivo leccionar os seguintes temas: aparelho excretor e reprodutor, sistema nervoso, órgãos dos sentidos, glândulas endócrinas e sistema imunológico. Finalmente é feita a integração dos diferentes sistemas e órgãos dando uma visão funcional de organismo dos vertebrados, da sua relação com o ambiente e da importância desta relação para a sobrevivência.
Os estudantes que frequentaram esta unidade curricular, ficaram com competências em aspectos biológicos como , Biologia do desenvolvimento, morfologia e fisiologia dos Vertebrados, nomeadamente no que respeita aos sistemas cutâneo, excretor, reprodutor, nervoso, endócrino e dos órgãos dos sentidos.
História da Anatomia (a contribuição de Platão e Aristóteles. William Harvey, Malpighi; Linnaeus e o sistema binomial de classificação; a escola europeia e a “scala naturae”; Darwing, o evolucionismo e o fixismo; conceitos de homologia analogia). Aparelho excretor (ontogenia, holonefros, mesonefros e metanefros; canais urinários, bexiga urinária; balanço hídrico). Aparelho reprodutor (ovário e testículo, canais reprodutivos em machos e fêmeas; a fertilização; cuidados parentais; ciclos reprodutivos e regulação endócrina). Sistema nervoso (morfologia e fisiologia do neurónio; mielina, sinapses; estrutura e desenvolvimento; nervos cranianos e raquidianos; sistema nervoso autónomo). Órgãos dos sentidos (características fundamentais; tipos de receptores; aparelho olfactivo, olhos, aparelho estato-acústico, sistema da linha lateral, ouvido, órgão da fosseta). Glândulas endócrinas (hormonas e regulação hormonal; hipófise, tiróide, paratiróide, pâncreas, supra-renais, hormonas gastro-intestinais, pineal, timo, urófise). O sistema imunológico; órgãos, células e factores humorais envolvidos nos mecanismos de defesa contra a infecção we sua interacção. Integração ( mecanismos de integração dos sistemas nervoso e endócrino com todos os sistema porgânicos na regulação da vida e da relação com o meio ambiente).
Esta disciplina adopta o método de blocos de matéria com aulas teóricas, com apoio de meios audiovisuais, seguidas de aulas práticas de laboratório ou de campo, com carácter macro e microscópico. Uma ou duas saídas de campo estão também previstas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 1,00 |
Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Trabalho de investigação | 9,00 |
Trabalho laboratorial | 16,00 |
Total: | 135,00 |
Os estudantes deverão ter, pelo menos, frequência de 3/4 das aulas práticas leccionadas.
A avaliação é feita de forma contínua, através de seminários (10% da nota) e completada através da apresentação escrita e oral de trabalhos de grupo (40% da nota) e de um exame final, com parte prática e teórica (50% da nota).
Trabalhos de Grupo realizados por 2-3 estudantes com versão escrita e com apresentação oral.
A avaliação contínua é feita pela actividade presencial e pela apresentação do seminário (10% da nota total). Avaliação final inclui ainda a apresentação de trabalhos de grupo (40% da nota total) e um exame final escrito (50% da pontuação total), com parte teórica e prática.
A melhoria da classificação é de acordo com as regras gerais da UP.