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Culturas na Produção de Conhecimento em Ciência

Código: CPCC01     Sigla: CPCC01

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências da vida

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Biologia Molecular
Curso/CE Responsável: Culturas na Produção de Conhecimento em Ciência

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CPCC 7 Plano Oficial do ano letivo 2018 1 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

– Conhecer modos pelos quais a ciência contemporânea se desenvolveu, nas suas especializações, a partir de avanços passados;
– Compreender a relevância de alguns elementos, conceptuais ou materiais (instrumentos, por exemplo), no contexto de diferentes áreas do conhecimento científico;
– Explorar exemplos que suscitam diferentes interpretações e dão origem a narrativas distintas em contextos científicos diversos;
– Reconhecer aspetos dinâmicos comuns da ciência para além das divisões disciplinares.

Resultados de aprendizagem e competências

– Capacidade acrescida para o diálogo entre áreas de especialização científica;
– Capacidade acrescida de situar um dado conhecimento científico no campo mais vasto da ciência e da cultura científica;
– Capacidade para identificar aspetos instrumentais de uma área científica e traduzi-los em estratégias metodológicas noutras áreas científicas;
– Conhecimento mais integrado e aprofundado de aspetos da dinâmica da ciência e da sua história;
– Alargamento do repertório de ideias que possibilitam questionar em ciência.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A unidade de formação explora aspetos dinâmicos da produção de conhecimento em ciência a partir de narrativas disciplinares cruzadas que diferentes conceitos e objetos materiais (instrumentos, por exemplo) suscitam. Os elementos selecionados, e que estruturam a unidade de formação, tendo um contexto especializado não se confinam a ele; têm legibilidade em diferentes campos da ciência e, em particular, na física, ciências da vida e biomedicina. Serão analisados em aula:

sistema e universo; escalas; energia; relógios; espaço-tempo; microscópios/aceleradores de partículas; telescópios/"máquinas do tempo"; informação; sondas; reatores; redes.

Cada um destes elementos será o mote para uma abordagem a partir das áreas científicas referidas – com abertura para contribuições que reflitam perspetivas de outras áreas – pensando-se que o confronto de práticas, contemporâneas ou passadas, em diferentes campos, pode ser clarificador. As discussões procurarão refletir acerca de aspetos da produção de conhecimento científico, num sentido amplo, incluindo a relação entre teoria e experimentação, o papel do desenvolvimento de novos instrumentos e da criação de infraestruturas de investigação, a relação entre investigação fundamental e aplicada, aspetos de regulação, padrões de colaboração científica, ou ainda a influência de contextos socio-históricos.

Bibliografia Obrigatória

Bertolami O. & Couto. H, (coords.); Do Big Bang ao Homem, Edições UP, 2016
Creager, A. N. H.; Life Atomic: A History of Radioisotopes in Science and Medicine, University of Chicago Press, 2013
de Chadarevian, S.; Designs for Life: Molecular Biology after World War II, Cambridge University Press, 2002
Keating, P. & Cambrosio, A.; Biomedical Platforms. Realigning the Normal and the Pathological in Late-Twentieth-Century Medicine, MIT Press, 2003
Keller, E. F.; The Century of the Gene, Harvard University Press, 2000
Leonelli, S.; Data-Centric Biology: A Philosophical Study, University of Chicago Press, 2016
Morange, M.; A History of Molecular Biology, Harvard University Press, 1998
Pradeu, T.; The Limits of the Self: Immunology and Biological Identity, Oxford University Press, 2012
Rader, K. A.; Making Mice: Standardizing Animals for American Biomedical Research, 1900-1955, Princeton University Press, 2004
Rasmussen, N.; Picture Control: The Electron Microscope and the Transformation of Biology in America, 1940-1960, Stanford University Press, 1997
Rheinberger, H.-J.; Toward a History of Epistemic Things: Synthesizing Proteins in the Test Tube, Stanford University Press, 1997
Schrödinger, E.; What Is Life? (with Mind and Matter and Autobiographical Sketches), Cambridge University Press, 2004
Tauber, A. I.; Immunity: The Evolution of an Idea, Oxford University Press, 2017
Tauber, A. I.; The Immune Self: Theory or Metaphor?, Cambridge University Press, 1994
Weinberg, S.; To Explain the World: The Discovery of Modern Science, Harper Collins, 2015

Observações Bibliográficas

As referências listadas são indicativas dos aspetos explorados na unidade de formação e não se consideram de leitura obrigatória.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teórico-práticas incluem exposições dos conteúdos programáticos que serão ponto de partida para discussões na qual os estudantes serão estimulados a participar e ilustram abordagens para os dois trabalhos individuais a realizar no âmbito da unidade de formação, descritos adiante.

Procurando-se que seja uma atividade exploratória para os formandos, a unidade de formação baseia-se em grande parte na elaboração dos trabalhos; as sessões de orientação tutorial destinam-se ao acompanhamento dessas tarefas.

A componente online da unidade de formação (na plataforma Moodle U.Porto) proporcionará partilha de conteúdos e reflexões na unidade de formação e será um espaço privilegiado de comunicação e feedback na realização dos trabalhos.

Trabalhos Individuais

– Trabalho 1: Breve análise de um dado conceito ou instrumento no contexto de diferentes áreas exploradas na unidade de formação, sua apresentação oral e discussão (em aula).

– Trabalho 2: Desenvolvimento de um projeto mais elaborado de análise de um conceito ou objeto material e da sua expressão em diferentes áreas exploradas na unidade de formação (mediante proposta de cada estudante), focando nalgum aspeto da dinâmica de produção de conhecimento científico, com elaboração de um texto original no formato de um breve artigo "publicável" em plataforma online destinada à ilustração de pontes entre áreas de especialização científica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 33,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho de investigação 10,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Conforme regulamentos aplicáveis.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será calculada por:

P × 0,20 + T1 × 0,20 + T2 × 0,60,

onde P designa a classificação referente à participação presencial em aulas, T1 e T2 designam respetivamente as classificações do Trabalho 1 (apresentação oral) e Trabalho 2 (trabalho escrito).
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