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Imunologia

Código: B/CMED3003     Sigla: B/CMED3003     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia
OFICIAL Ciências Médicas

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Imuno-Fisiologia e Farmacologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioquímica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:BQ 31 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O ensino da Imunologia pretende ensinar ao estudante um certo número de noções (conceitos) e de relações novas, fazê-lo adquirir conhecimentos que são específicos à disciplina, exercitá-lo no hábito de um certo número de métodos e técnicas de Imunologia (aulas laboratoriais) e principalmente fomentar e desenvolve, através da discussão e apresentação de artigos científicos de revistas internacionais da especialidade, o seu sentido crítico.
Pretende ainda ensinar uma nomenclatura científica que é adoptada universalmente. Por tudo isto, os objectivos são:
(i) Aquisição de conhecimento em imunologia fundamental.
(ii) Aquisição de competências para a compreensão/apresentação de artigos científicos.
(iii) Aquisição de conhecimentos de técnicas laboratoriais imunológicas.
(iv) Aquisição de hábitos e métodos de de auto-aprendizagem.



Resultados de aprendizagem e competências

Ao completar esta UC o estudante deve possuir conhecimento em imunologia básica; deve saber comunicar correctamente o seu conhecimento em imunologia; deve saber analisar de uma maneira rigorosa os artigos cientificos bem como os seu resultados; deve ser capaz de desenhar experiências e propor as ferramentas e as tecnicas apropriadas para o resolução de um problema.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Teórica:
1. Introdução ao sistema imunitário dando uma visão geral e historica da Imunologia. 
2. Imunidade Inata. Hematopoiese. Células não linfocitárias do sistema imunitário
3. Complexo principal de Histocompatibilidade (MHC). Processamento e apresentação antigénica a linfócitos T
4. Antigénios e anticorpos
5. Imunidade adquirida. Maturação, diferenciação e activação de linfócitos B. Maturação, diferenciação e activação de linfócitos T
6. Circulação leucocitária
7. Mecanismos efectores imunes. Citocinas. Sistema do complemento. Imunidade mediada por células. Imunidade humoral
8. Mecanismos de regulação e supressão da resposta imunitária.
9. Tolerancia central e periférica.

Laboratoriais:
1. Separação das células mononucleares do sangue perifértico humano
2. Fagocitose
3. Doseamento de imunoglobulinas pelo método ELISA
4. Obtençao de DNA genómico a partir de sangue periférico e ampliação por PCR de um gene HLA
5. Orgãos linfoides centrais: Timo e Medula Óssea. Fenotipagem de percursores linfóides por citómetria de fluxo

Bibliografia Obrigatória

Abbas & Lichtman & Pillai ; Cellular and Molecular Immunology, 8th Edition, 2014. ISBN: 9780323222754

Observações Bibliográficas

Também serão fornecidos aos estudantes artigos cientificos de revisão publicados em revistas indexadas como bibliografia obrigatória.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas (algumas dadas por professores convidados que fazem investigação no tema da aula). Aulas práticas. Apresentação e discussão de artigos cientificos da revista The Journal of Immunology.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 90,00
Prova oral 10,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação escrita obtida na avaliação por exame final ou média dos dois testes de avaliação parcelar a realizar - 90%

Classificação oral: apresentação e discussão do artigo cientifico: 10%

Testes: classificação mínima de 7,5 / 20 valores a obter no primeiro teste parcelar para admissão ao segundo teste. No segundo teste é necessário ter uma classificação mínima de 7,5 / 20 valores para poder obter aprovação.

NOTA IMPORTANTE: A aprovação na disciplina implica, obrigatoriamente, uma classificação igual ou superior a 9,5 valores (em 20 valores) na avaliação escrita (exame ou teste).

Apresentação e discussão do artigo cientifico 10%me final ou na média dos dois testes de avaliação parcelar.

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