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Histologia e Embriologia Comparada I

Código: MA215     Sigla: HEC_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Geral e Aquática

Ocorrência: 2017/2018 - 1S (de 18-09-2017 a 27-10-2017) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 45 Plano 2012 a 2017 2 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura dos tecidos e de órgãos, a nível da microscopia, sobretudo óptica, mas também electrónica, e sobre a respectiva histofisiologia. Deste modo, são lançadas as bases de conhecimento e promovidas competências para uma melhor compreensão da Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Imunologia, Patologia, etc. A componente prática está baseada no estudo de preparações de tecidos e órgãos normais, sujeitos diretamente ao microscópio óptico ou indiretamente, via imagens dele retiradas por meios digitais.

Pretende-se ainda demonstrar a importância e a aplicação de se saber a histologia normal dos tecidos e dos órgãos perante as potenciais modificações da mesma, bem como estimular os estudantes a fazerem uma integração morfofuncional dos conhecimentos adquiridos e a adquirir, e de usar a sua criatividade no planeamento de projetos multidisciplinares, que integrem uma componente histológica.

Por fim, visa-se lecionar bases de embriologia geral (descritiva e de biologia de desenvolvimento) bem como de organismos modelo mais simples (invertebrados) que permitem ao estudante não só compreender a sua importância como aceder e compreender, posteriormente, a embriologia geral e especial de organimos mais complexos (vertebrados).

Resultados de aprendizagem e competências

Adquirir conhecimentos teóricos sólidos sobre histologia e embriologia comparada, que permitam aceder e compreender conhecimentos mais complexos a adquirir na licenciatura ou ciclos de estudos mais avançados.

Ter a capacidade de observar, de descrever sistematicamente e de diagnosticar ao microscópio, ou perante imagens histológicas, os tecidos e os órgãos de vertebrados (de peixes a mamíferos), bem como a de saber antever / correlacionar a sua histofisiologia a partir de características estruturais e tintoriais.

Pretende-se que os alunos obtenham os princípios básicos de biologia do desenvolvimento e com uma visão geral do desenvolvimento embriológico em termos comparados, integrando esses conhecimentos com a microanatomia e a anatomia sistemática do indivíduo adulto. Pretende-se ainda que os alunos tenham a capacidade de discernir sobre os possíveis eventos que possam gerar casos teratológicos.

Demonstra-se ainda a importância e a aplicação de se saber a histologia normal dos tecidos e dos órgãos perante as potenciais modificações da mesma. Estimulam-se os alunos a fazer uma integração morfofuncional dos conhecimentos adquiridos, e a usar a sua criatividade no planeamento de projectos multidisciplinares, que integrem componente histológica. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

TEÓRICO E PRÁTICO - É feita uma abordagem dos seguintes temas:

Introdução ao estudo da Histologia.
Tecido epitelial.
Tecido conjuntivo (em geral).
Tecido adiposo.
Tecido cartilagíneo.
Tecido ósseo.
Tecido muscular.
Tecido nervoso e sacus vasculosus.
Sangue, hemolinfa e hemocitopoiese.
Sistema cardiovascular.
Sistema imunitário e órgãos linfáticos.
Introdução ao estudo da Embriologia. 
Gâmetas e fertilização.
Larvas. Bases celulares de morfogénese. 
Clivagem: criação da multicelularidade. 
Lições de invertebrados aquáticos modelo.

Bibliografia Obrigatória

Anthony Mescher; Junqueira's Basic Histology: Text and Atlas (14th Edition), McGraw-Hill Education / Medical, 2016. ISBN: 978-0071842709
Scott F. Gilbert, Michael J. F. Barresi ; Developmental Biology (11th Edition), Sinauer Associates, Inc., 2016. ISBN: 978-1605354705
Carlos Gonçalves, Vasco Bairos; Histologia. Texto e Imagens (4ª Edição), Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. ISBN: 978-989-26-0671-2
Franck Genten, Eddy Terwinghe, Andre Danguy; Atlas of Fish Histology, Science Publishers, 2008. ISBN: 1578085446 (Segundo o Editor: This atlas is designed for use by students and researchers, biologists, ichthyologists, fish farmers, veterinarians working in fisheries and, of course, by comparative histologists.))

Bibliografia Complementar

LP Gartner & JL Hiatt; Atlas Colorido de Histologia (6ª Edição), Grupo GEN, 2014. ISBN: 9788527725187
A Holden, LL Layfield & JL Matthews; The Zebrafish: Atlas of Macroscopic and Microscopic Anatomy, Cambridge University Press, 2013. ISBN: 1107621348.
Anil B. Amin, Liisa Mortensen & Trygve T. Poppe; HISTOLOGY ATLAS: NORMAL STRUCTURE OF SALMONIDS, Akvapatologisk Laboratorium AS, Bodø, Norway, 1992. ISBN: 82-992406-1-1 (O livro poderá ser adquirido directamente ao Akvapatologisk Laboratorium AS, Postboks 773, 8001 Bodø, Norway (FAX: + 47 75 50 65 45).)
Scott E. Gilbert & Anne M. Raunio; Embryology: Constructing the Organism, Sinauer Associates, Inc. Publishers, 1997. ISBN: 0-87893-237-2

Observações Bibliográficas

Os docentes disponibilizam um livro de apoio às aulas práticas bem como materiais complementares sobre tópicos selecionados.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas.
Aulas práticas.
Aulas interativas, destinadas a integração teórico-prática.
Feitura de atividades que obrigam a planeamento, atitude crítica e pesquisa.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia do desenvolvimento
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Histologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 35,00
Participação presencial 5,00
Teste 40,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 15,00
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 49,00
Total: 134,00

Obtenção de frequência

Conforme a Lei e Normas em vigor (consultar Normas da UPorto e do ICBAS), em particular deve frequentar 3/4 de todas as aulas lecionadas. Entrega e apresentação do citado Projeto (ver Provas e Trabalhos Especiais).

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação formativa: Os estudantes têm ao seu dispor exercícios para os ajudar a acompanhar a lecionação e autoavaliarem o seu nível de aprendizagem. Os docentes disponibilizam as as soluções dos exercícios que distribuírem.

Avaliação sumativa (cada nota é dada na escala de 0 a 20): Exame teórico final de escolhas múltipla (nota mínima = 9,50 / 20 valores) + Exame teórico-prático final (nota mínima = 9,50 / 20 valores) + Elaboração e apresentação do Projeto + Participação nas aulas.

A classificação final é a seguinte média ponderada:

Nota do exame teórico x 0,35 + Nota do teste prático x 0,40 + Projeto x 0,20 + Participação x 0,05

A “Participação” premeia a assiduidade, o nível de empenhamento, e ainda a qualidade de desempenho de cada estudante ao longo das aulas.

O “Projeto” poderá ser sujeito a um bónus (ver em baixo). 

O estudante ficará aprovado à disciplina caso consiga o mínimo de 9,50 valores, após a aplicação da supracitada fórmula e desde que tenha obtido frequência.

Nota: Conforme anunciado em cada ano letivo, classificações obtidas anteriormente por estudantes serão tidas em conta no presente ano letivo, mas serão sujeitas à fórmula de avaliação a aplicar no presente ano letivo.

Provas e trabalhos especiais

Projeto - Elaboração e apresentação de uma proposta de projeto científico, preferencialmente baseada numa ou mais hipóteses ou questões, obrigatoriamente integrando ou baseado em componente / abordagem histológica. O tema é livre mas será a acordar com o regente, que está aberto às sugestões propostas pelos estudantes.

O Projeto deve ser elaborado e apresentado como uma página Web (simples). O projeto / página será objeto de apresentação (até 10 minutos, seguido de pequena discussão). Os estudantes que fizerem a sua apresentação em Inglês (no projeto escrito e apresentação oral) terão um bónus de até 25% na nota do projeto (ie, até mais 5 valores em 20; a escrita do projeto em inglês, com apresentação oral em português, será sujeita apenas a metade da bonificação). Os estudantes farão uma autoavaliação do seu nível de participação no Projeto (a entregar pelo representante do grupo).

O trabalho será realizado em grupos, regra geral de 5 estudantes (3 grupos/turma), sendo sorteado no momento da apresentação qual dos membros do grupo apresentará o trabalho. Os estudantes que porventura não apresentem poderão vir a responder a eventuais questões colocadas. Os estudantes farão uma autoavaliação do seu nível de participação na preparação dos Artigos. A nota a atribuir a cada elemento do grupo pode não ser igual para todos, dependendo da avaliação feita pelos docentes e segundo os resultados da auto-avaliação (dada na escala de 0 a 100%, significando, respetivamente, que nada contribuiu para o trabalho ou até que contribuiu maximamente em relação aos outros membros do grupo).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Será disponibilizado exame especial para todos os alunos que tenham legalmente direito a tal, em data a anunciar pelo Regente, de acordo com a prática em vigor no ICBAS. Contudo, note que qualquer exame especial (T ou TP) pode ser de natureza diversa do aplicado em época normal ou de recurso (eg, pode ter menor extensão, ser de carácter oral, etc.)

Melhoria de classificação

Só após aprovação final à unidade curricular o estudante poderá requerer melhoria de nota em época seguinte. Poderá fazer melhoria aos exames finais, o teórico e/ou o teórico-prático. O regente aproveitará a melhor combinação possível de notas. Poderá haver lugar a processo de melhoria para os Projetos, se o estudante se integrar num novo grupo de trabalho (de um ano letivo seguinte). Após aprovação não é possível melhorar a "Participação".

Observações

Caso o estudante não obtenha aprovação final num dado ano letivo, as notas parcelares conseguidas nas várias componentes de avaliação poderão transitar para épocas e/ou anos letivos seguintes, situação que deve ser confirmada com o regente no inicio de cada ano letivo. Contudo, o regente reserva o direito de não aproveitar esforço anterior nos casos em que não haja possibilidade de aproveitamento, face a modificações havidas no tipo de avaliação da disciplina. Caso haja transporte de notas parcelares, o estudante fica sujeito à fórmula de avaliação do ano letivo currente.

Numa determinada época de exames, o estudante aluno poderá optar por realizar apenas um dos exames finais (o teórico ou o teórico-prático), MAS FICA OBRIGADO A RESPONDER AO INQUÉRITO DE INSCRIÇÃO EM EXAMES QUE O REGENTE POSSA FAZER.

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