Código: | MA112 | Sigla: | EG |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências do Ambiente e Ecologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Estudos de Populações |
Curso/CE Responsável: | Ciências do Meio Aquático |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCMA | 36 | Plano 2012 a 2017 | 1 | - | 5 | 48 | 135 |
Fornecer aos alunos conceitos de ecologia, enquanto disciplina científica transversal, passíveis de serem utilizados para a compreensão de diversos fenómenos ambientais com importância para a formação em Ciências do Meio Aquático
Aprendizagem de conceitos básicos de Ecologia
A Ecologia e as suas divisões. Componente biótica, abiótica e fluxos dos ecossistemas. Áreas específicas de interesse.A Ecologia como ciência: as quatro componentes. O método científico aplicado à Ecologia: 1-Avaliação científica;2-Análise de risco;3-Educação do público;4-Acção política;5-Continuidade. Escalas em Biologia: horizontal e vertical. Escalas em Ecologia: espacial, temporal, organizacional. Níveis de organização dos seres vivos: do indivíduo ao ecossistema. As dez regras da Ecologia: 1-A Ecologia é uma ciência;2-A Ecologia só pode ser compreendida à luz da evolução;3-Nada acontece a favor de uma espécie;4-Quer os genes quer o ambiente são importantes;5-A compreensão da complexidade requer o uso de modelos;6-Assumir ?porque sim!? é perigoso;7-As explicações devem ser hierarquizadas;8-Os organismos estão sujeitos a constrangimentos;9-O acaso é importante;10-As fronteiras da Ecologia são aleatórias Evolução e evolução biológica. Teoria da selecção natural:Variação genética;Número de indivíduos;Concorrência;Melhor adaptação;Nova geração. Origem da vida Coacervados e suas características Obtenção experimental de coacervados Formação de biomoléculas Experiência de Miller e o mundo redutor Bases da teoria de Oparin O primeiro organismo Características da vida RNA e a capacidade catalítica Ciclo da água Usos da água Calamidades associadas à água Conflitos internacionais Água e doença Água e erosão: agricultura/a costa norte de Portugal Meio terrestre Solos e uso agrícola Componentes do solo Biomas terrestres e aquáticos Recursos florestais Clima e seus elementos Normais climatológicas Evolução da temperatura e precipitação em Portugal Ozono e CO2: exemplo português Ciclos biogeoquímicos: azoto, fósforo, enxofre Exemplo de reacções em sedimentos estuarinos Energia e ecossistemas Eficiência energética Cadeias troficas
Bibliografia: fornecimento dos PDF das aulas, assim como textos complementares e artigos científicos.
Ensino teórico (incluindo casos de estudo) Ensino prático: visitas de estudo para colheita de amostras ao Rios Leça.
Trabalho laboratorial: tratamento das amostras com a realização de 12 trabalhos
Trabalhos de grupo
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Frequência da totalidade das aulas práticas (visitas de estudo+trabalho laboratorial), excepto para os alunos da 2º fase colocados a partir do dia 30 de Setembro exclusivé Realização do trabalho de grupo (monografia)
1. Exame - Componente teórica: 75% 2. Exame - Componente trabalho de grupo (apresentações dos trabalhos): 25%. 3. A nota do exame será somada à nota das apresentações.
Apresentações de grupo com base nos temas distribuidos