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Ecologia Geral

Código: MA112     Sigla: EG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Ambiente e Ecologia

Ocorrência: 2017/2018 - 1S (de 18-09-2017 a 27-10-2017)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Estudos de Populações
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 36 Plano 2012 a 2017 1 - 5 48 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Fornecer aos alunos conceitos de ecologia, enquanto disciplina científica transversal, passíveis de serem utilizados para a compreensão de diversos fenómenos ambientais com importância para a formação em Ciências do Meio Aquático

Resultados de aprendizagem e competências

Aprendizagem de conceitos básicos de  Ecologia

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A Ecologia e as suas divisões. Componente biótica, abiótica e fluxos dos ecossistemas. Áreas específicas de interesse.A Ecologia como ciência: as quatro componentes. O método científico aplicado à Ecologia: 1-Avaliação científica;2-Análise de risco;3-Educação do público;4-Acção política;5-Continuidade. Escalas em Biologia: horizontal e vertical. Escalas em Ecologia: espacial, temporal, organizacional. Níveis de organização dos seres vivos: do indivíduo ao ecossistema. As dez regras da Ecologia: 1-A Ecologia é uma ciência;2-A Ecologia só pode ser compreendida à luz da evolução;3-Nada acontece a favor de uma espécie;4-Quer os genes quer o ambiente são importantes;5-A compreensão da complexidade requer o uso de modelos;6-Assumir ?porque sim!? é perigoso;7-As explicações devem ser hierarquizadas;8-Os organismos estão sujeitos a constrangimentos;9-O acaso é importante;10-As fronteiras da Ecologia são aleatórias Evolução e evolução biológica. Teoria da selecção natural:Variação genética;Número de indivíduos;Concorrência;Melhor adaptação;Nova geração. Origem da vida Coacervados e suas características Obtenção experimental de coacervados Formação de biomoléculas Experiência de Miller e o mundo redutor Bases da teoria de Oparin O primeiro organismo Características da vida RNA e a capacidade catalítica Ciclo da água Usos da água Calamidades associadas à água Conflitos internacionais Água e doença Água e erosão: agricultura/a costa norte de Portugal Meio terrestre Solos e uso agrícola Componentes do solo Biomas terrestres e aquáticos Recursos florestais Clima e seus elementos Normais climatológicas Evolução da temperatura e precipitação em Portugal Ozono e CO2: exemplo português Ciclos biogeoquímicos: azoto, fósforo, enxofre Exemplo de reacções em sedimentos estuarinos Energia e ecossistemas Eficiência energética Cadeias troficas

Bibliografia Obrigatória

nenhuma; nenhum

Observações Bibliográficas

Bibliografia: fornecimento dos PDF das aulas, assim como textos complementares e artigos científicos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino teórico (incluindo casos de estudo) Ensino prático: visitas de estudo para colheita de amostras ao Rios Leça.

Trabalho laboratorial: tratamento das amostras com a realização de 12 trabalhos

Trabalhos de grupo

 

Palavras Chave

Ciências Naturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Frequência da totalidade das aulas práticas (visitas de estudo+trabalho laboratorial), excepto para os alunos da 2º fase colocados a partir do dia 30 de Setembro exclusivé Realização do trabalho de grupo (monografia)

Fórmula de cálculo da classificação final

1. Exame - Componente teórica: 75% 2. Exame - Componente trabalho de grupo (apresentações dos trabalhos): 25%. 3. A nota do exame será somada à nota das apresentações. 

Provas e trabalhos especiais

Apresentações de grupo com base nos temas distribuidos

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