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Nanotecnologia em Saúde

Código: EBE0223     Sigla: NANOS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biotecnologia Molecular

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Biologia Molecular
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIB 27 Plano de estudos oficial 4 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Apresentar os conceitos fundamentais para a síntese e caracterização de nanomateriais e nanopartículas e respetivas  aplicações na área da nanomedicina.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Obter conhecimentos em síntese e caracterização de materiais e partículas com aplicações na área da nanomedicina.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

• Aplicações médicas da nanotecnologia

• Caracterização de superfícies e partículas à nanoescala: técnicas de difração de raios-X e de eletrões, espectroscopia de electrões e microscopia. Propriedades elétricas, óticas e magnéticas dos nanomateriais.

• Técnicas de nanofabricação:

o Padronização de superfícies à escala nano por técnicas de litografia, erosão replicação

o Síntese química e materiais auto-organisados

o Nanopartículas (poliméricas e dendrímeros; péptidos e nanopartíclas híbridas metal-orgânico)

o Nanofilamentos condutores e nanotubos

o Sistemas de diagnóstico (nanoarrays/nanopartículas)

Bibliografia Obrigatória

Temenoff and Mikos; Biomaterials, The Intersection of Biology and Materials Science, Pearson Prentice Hall Bioengineering, 2008;
Viola Vogel; Nanotechnology Volume5: Nanomedicine. Edited by Viola Vogel. WILEY-VCH. Verlag GmbH & Co. KGaA, Weinheim. 2009

Bibliografia Complementar

Kane Joseph W.; Physics. ISBN: 0-471-63845-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição e aulas de apresentação e discussão de temas pelos alunos. São agendadas visitas a laboratórios de investigação para que os alunos tenham contacto com as técnicas experimentais descritas nas aulas. Tipo de Avaliação:  testes escritos e  apresentações orais

Condições de Frequência: participação em pelo menos uma apresentação/discussão de um dos temas propostos pelos docentes

Fórmula de avaliação:  teste escrito

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 80,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

80% avaliados por 3 testes.
20% pelo desempenho laboratorial e apresentações orais.

Se o aluno obtiver menos de 40 % num dos testes (8 valores em 20) tem que ir a exame final.
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