Código: | EBE0223 | Sigla: | NANOS |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biotecnologia Molecular |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Biologia Molecular |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIB | 27 | Plano de estudos oficial | 4 | - | 6 | 56 | 162 |
Apresentar os conceitos fundamentais para a síntese e caracterização de nanomateriais e nanopartículas e respetivas aplicações na área da nanomedicina.
Obter conhecimentos em síntese e caracterização de materiais e partículas com aplicações na área da nanomedicina.
• Aplicações médicas da nanotecnologia
• Caracterização de superfícies e partículas à nanoescala: técnicas de difração de raios-X e de eletrões, espectroscopia de electrões e microscopia. Propriedades elétricas, óticas e magnéticas dos nanomateriais.
• Técnicas de nanofabricação:
o Padronização de superfícies à escala nano por técnicas de litografia, erosão replicação
o Síntese química e materiais auto-organisados
o Nanopartículas (poliméricas e dendrímeros; péptidos e nanopartíclas híbridas metal-orgânico)
o Nanofilamentos condutores e nanotubos
o Sistemas de diagnóstico (nanoarrays/nanopartículas)
Aulas de exposição e aulas de apresentação e discussão de temas pelos alunos. São agendadas visitas a laboratórios de investigação para que os alunos tenham contacto com as técnicas experimentais descritas nas aulas. Tipo de Avaliação: testes escritos e apresentações orais
Condições de Frequência: participação em pelo menos uma apresentação/discussão de um dos temas propostos pelos docentes
Fórmula de avaliação: teste escrito
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 80,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |