Ecologia Geral
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Ambiente e Ecologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCMA |
41 |
Plano 2007 a 2011 |
1 |
- |
5 |
48 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Fornecer aos alunos conceitos de ecologia, enquanto disciplina científica transversal, passíveis de serem utilizados para a compreensão de diversos fenómenos ambientais com importância para a formação em Ciências do Meio Aquático
Programa
A Ecologia e as suas divisões.
Componente biótica, abiótica e fluxos dos ecossistemas.
Áreas específicas de interesse.A Ecologia como ciência: as quatro componentes.
O método científico aplicado à Ecologia: 1-Avaliação científica;2-Análise de risco;3-Educação do público;4-Acção política;5-Continuidade.
Escalas em Biologia: horizontal e vertical.
Escalas em Ecologia: espacial, temporal, organizacional.
Níveis de organização dos seres vivos: do indivíduo ao ecossistema.
As dez regras da Ecologia: 1-A Ecologia é uma ciência;2-A Ecologia só pode ser compreendida à luz da evolução;3-Nada acontece a favor de uma espécie;4-Quer os genes quer o ambiente são importantes;5-A compreensão da complexidade requer o uso de modelos;6-Assumir ?porque sim!? é perigoso;7-As explicações devem ser hierarquizadas;8-Os organismos estão sujeitos a constrangimentos;9-O acaso é importante;10-As fronteiras da Ecologia são aleatórias
Evolução e evolução biológica.
Teoria da selecção natural:Variação genética;Número de indivíduos;Concorrência;Melhor adaptação;Nova geração.
Origem da vida
Coacervados e suas características
Obtenção experimental de coacervados
Formação de biomoléculas
Experiência de Miller e o mundo redutor
Bases da teoria de Oparin
O primeiro organismo
Características da vida
RNA e a capacidade catalítica
Ciclo da água
Usos da água
Calamidades associadas à água
Conflitos internacionais
Água e doença
Água e erosão: agricultura/a costa norte de Portugal
Meio terrestre
Solos e uso agrícola
Componentes do solo
Biomas terrestres e aquáticos
Recursos florestais
Clima e seus elementos
Normais climatológicas
Evolução da temperatura e precipitação em Portugal
Ozono e CO2: exemplo português
Ciclos biogeoquímicos: azoto, fósforo, enxofre
Exemplo de reacções em sedimentos estuarinos
Energia e ecossistemas
Eficiência energética
Cadeias troficas
Observações Bibliográficas
Bibliografia: fornecimento dos PDF das aulas, assim como textos complementares e artigos científicos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino teórico (incluindo casos de estudo)
Ensino prático: visitas de estudo para colheita de amostras ao Rios Leça; visita às Masseiras
Trabalho laboratorial: tratamento das amostras com a realização de 8 trabalhos
Palavras Chave
Ciências Naturais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
30,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Trabalho individual do estudante |
Estudo autónomo |
105 |
|
|
Total: |
105,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência da totalidade das aulas práticas (visitas de estudo+trabalho laboratorial), excepto para os alunos da 2º fase colocados a partir do dia 30 de Setembro exclusivé
Realização do trabalho de grupo (monografia)
Fórmula de cálculo da classificação final
1. Exame - Componente teórica: 75%
2. Exame - Componente trabalho de grupo (apresentações dos trabalhos): 25%.
3. A nota do exame será somada à nota das apresentações.
4. Para os alunos da segunda fase o exame teorico vale 100% (20 valores)
Provas e trabalhos especiais
Apresentações de grupo com base nos temas distribuidos