Patologia Geral
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Básicas |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIMV |
72 |
Plano 2007 a 2017 |
2 |
- |
5 |
64 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A Patologia Geral estuda os princípios básicos da patofisiologia necessários para a compreensão dos processos de doença dos animais. A disciplina está focada nos mecanismos subjacentes ao processo doença, tal como se manifesta com as alterações morfológicas (macroscópicas, celulares e ultraestruturais), fisiológicas e bioquímicas. O objectivo principal envolve o “Estudo científico da doença” e “tem a ver com o conhecimento das causas da doença, como esta começa, progride e com a possível explicação de razões subjacentes aos sinais e sintomas do doente”. Estudar as alterações estruturais e funcionais da doença e para atingir este objectivo é necessário ter um conhecimento básico da Anatomia normal (estrutura) e Fisiologia (função), assim como a histologia para possivelmente trazer luz a situações confusas que podem ocorrer devido ao diminuto conhecimento na Clínica a adquirir em anos seguintes. Com a introdução a casos clínicos pretende-se desenvolver o perfil de observação, interpretação e integração necessários à análise da doença animal. Sempre que esta seja acompanhada de história clínica, lesões anatómicas e alguns testes laboratoriais do animal, para determinar o diagnóstico mais provável e explicar a patogenia da doença.
Em 30 aulas teóricas é impossível cobrir toda a matéria da disciplina dum modo pormenorizado. Os estudantes tem que ler e apreender tanto quanto possível através do acesso a livros de texto para aumentarem os seus conhecimentos. Recomenda-se que leiam a bibliografia aconselhada. Podem atingir estes objectivos se lerem por dia cerca de 10 páginas, desde o começo das aulas até ao exame final. Podem ainda suplementar esta leitura e aprendizagem com literatura relevante encontrada online. As aulas tutoriais são um extra à vossa leitura. O objectivo principal destas é: tornar disponível a informação mais recente e não encontrada nos livros de texto; ajudar a separar o importante do menos importante, e aumentar os conhecimentos do curso apresentando assuntos que trazem algo nem sempre acessível.
A leitura de outros livros de texto aumentam o conhecimento e o entendimento dos processos a estudar. A presença nas aulas teóricas é aconselhada, sendo considerada um factor de avaliação contínua.
Programa
Introdução à patologia.
Lesão e morte celular.
Proliferação e diferenciação celular. Regulação e adaptação celular.
Desenvolvimento anormal e malformações.
Depósitos de minerais e pigmentos. Inflamação.
Reparação.
Regeneração celular. Fibrose e cicatrização.
Alterações circulatórias, trombose e choque.
Imunopatologia.
Carcinogénese e neoplasias.
Aulas Práticas
Existe uma aula prática semanal com a duração de 2 horas.
Durante as aulas práticas serão observadas imagens de macroscopia e cortes histológicos que com o objectivo de documentar a doença e complementar o que foi dito na aula.
Os cortes histológicos são fornecidos durante as aulas práticas. O objectivo do programa prático tem o intuito de dar oportunidade ao aluno de compreender os aspectos macroscópicos e microscópicos dos processos básicos patológicos, doenças gerais e importantes e aprender como se descrevem e identificam, usando terminologia própria.
Os “handouts” das aulas estão disponíveis na página do ICBAS (SIGARRA) estando disponíveis pelo menos 1 dia antes da aula prática. A leitura prévia desta informação, assim como informação adicional que possam obter é aconselhada antes da aula prática. Os cortes histológicos estão disponíveis para estudo com marcação prévia junto do pólo dos Bragas.
Recomendação: recomenda-se vivamente que estudem por um Atlas de Patologia Veterinária
Bibliografia Obrigatória
1. Robbins SL, Cotran RS, Kumar V; Pathologic basis of disease.
2. Pires MA, Seixas Travassos F, Gärtner F; Atlas de Patologia Veterinária
3. Jones TCY, Hunt RD, King NW; Veterinary Pathology
Bibliografia Complementar
4. Moulton JE. ; Tumours in domestic animals
4. Moulton JE. ; Tumours in domestic animals
5. Goldschmidt MH, Shofer ES; Skin tumours of the dog and cat
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas.
Aulas práticas ( Registo das peças cirúrgicas para exame anatomopatológico e descrição dos aspectos observados. Estudo das técnicas histológicas e citológicas. técnicas de coloração histológica , histoquímica e imunocitoquímica).
O objectivo principal dos cortes histológicos e macroscopia não é ensinar a arte do diagnóstico morfológico, mas pelo contrário suplementar um suporte visual com o objectivo de compreenderem os mecanismos de doença. Tenham em conta que tem que aprender CONCEITOS, e NÃO memorizar o padrão dos cortes
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
68,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Duas frequência por semestre. Os alunos que obtiverem nota superior a 12/20 valores em cada uma das frequências fica dispensado de exame final. Todos os alunos são obrigados a fazer exame prático no final do semestre.
Trabalhos e estudo de casos clínicos, com apresentação semanal de dois grupos por escolha aliatória, tendo em conta que todos os alunos devem apresentar pelo menos um trabalho/semestre.
Estes trabalhos contam como avaliação continua para a nota final.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação final integra três componentes:
Exame teórico escrito ou média aritmética das duas frequência, quando a nota for superior a 12/20 valores (55% da nota final)
Exame prático (35% da nota final)
Avaliação continua (10% da nota final)
Nota minima de cada uma das componentes (teórica e prática)=9,5/20 valores
Provas e trabalhos especiais
Apresentação oral ou escrita de artigos científicos no âmbito da disciplina, com uma periodicidade semanal. Estes são feitos em grupos de 3 a 5 alunos, apresentados por escrito (formato word ou powerpoint) e apresentados oralmente nos 10-15 minutos antes do final da aula teórica. Todas as semanas dois grupos apresentarão, sendo que no final do ano todos deverão ter apresentado pelo menos 1 vez.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Avaliação continua que é feita pela média de frequência às aulas teóricas + trabalhos escritos sobre temas a distribuir e a efectuar por escrito em grupos de 2 ou 3 alunos.
Melhoria de classificação
Para melhoria de nota final será obrigatório efectuar os exames teórico e prático.
Observações
A avaliação continua terá um peso de 10% na nota final do aluno. No entanto, o aluno terá sempre que ter aproveitamento (9,5 de 20 valores) em cada um dos exames (teórico e prático) para que esta avaliação continua seja tida em consideração.