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Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação

Código: CMRM17     Sigla: CMRM17

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia e Ecologia Marinhas

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Estudos de Populações
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCMRM 14 Espec. em Biologia e Ecologia Marinhas 2008 1 - 5 50 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Tomar conhecimento e adquirir prática em abordagens e metodologias ecotoxicológicas e ecológicas para avaliar efeitos de stressores ambientais (de origem natural e antrópica) em populações, comunidades e ecossistemas.
Estimular e desenvolver a aptidão dos estudantes para a investigação científica e o gosto pela procura do conhecimento.
Estimular e desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa, de uma forma integrada e multidisciplinar.
Promover o uso do conhecimento adquirido na resolução de problemas ecológicos e ecotoxicológicos.

Programa

1. Grandes desafios ecológicos da actualidade.
2. Desenvolvimento, crescimento, sustentabilidade, biodiversidade e conservação.
3. legislação e convenções.

4. Tipos de stressores ambientais e seus efeitos.

5. Metodologias e técnicas vulgarmente utilizadas em ecologia e ecotoxicologia para avaliar os efeitos de stressores ambientais em populações, comunidades e ecossistemas.

6. Efeitos de stressores ambientais em populações.

7. Efeitos de stressores ambientais nas relações intra e intra-específicas e nas comunidades. Implicações para a biodiversidade.

8. Efeitos de múltiplos stressores.

9. Interacções entre alterações climáticas, espécies invasoras e poluição em ecossistemas de diferentes regiões do globo.

10. Efeitos combinados de stressores ambientais no funcionamento e serviços de ecossistemas.

Bibliografia Obrigatória

Walker C. H. 070; Principles of ecotoxicology. ISBN: 0-8493-3635-X
Begon Michael; Population ecology. ISBN: 0-632-03478-5
Begon Michael; Ecology. ISBN: 0-632-03801-2
Stenseth Nils Chr. 340; Marine ecosystems and climate variation. ISBN: 0-19-850749-6
Primack Richard B.; Essentials of conservation biology. ISBN: 0-87893-722-6

Bibliografia Complementar

T. Colborn; D. Dumanoski; J.P. Myers; Our Stolen Future, Dutton, 1996. ISBN: 0-525-93982-2
B. Fagan; O Longo Verão. Como o Clima Mudou a CIvilização, Edições 70, Lda, 2007. ISBN: 978-972-44-1400-3
J. Diamond; Colapso. Ascenção e Queda das Sociedades Humanas, Gradiva, 2008. ISBN: 978-989-616-284-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino integrado e baseado na análise de casos de estudo.
Durante as aulas, os assuntos programáticos são ministrados de modo a promover discussões interactivas e o envolvimento dos estudantes na pesquisa e selecção de informação e análise dos casos de estudo e na procura de resposta às questões que lhe são colocadas.

Software

spss
office
populus

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Gestão dos recursos naturais
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biodiversidade > Biologia da conservação
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia > Ecossistemas
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biodiversidade > Avaliação do risco
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia > Ecotoxicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 0,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão estar presentes nas aulas, elaborar e entregar no prazo estipulado os elementos de avaliação continua e efectuar um trabalho que serva de base a uma apresentação (em grupo) sobre um tema à escolha no âmbito da unidade curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponde à soma da nota obtida na apresentação do trabalho elaborado e da avaliação contínua, ponderadas da seguinte forma:

1. Apresentação: até 10 valores, mínimo de 9 valores.

2. Desempenho ao longo da disciplina: máximo de 10 valores.

Final: 1 + 2

Provas e trabalhos especiais

Trabalho em grupo de suporte a uma apresentação oral.
pequenos relatórios e sumários sobre temas a desenvolver no âmbito da unidade curricular.


Melhoria de classificação

entrega do trabalho melhorado na época de recurso.
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