Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Biologia e Ecologia Marinhas |
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Tomar conhecimento e adquirir prática em abordagens e metodologias ecotoxicológicas e ecológicas para avaliar efeitos de stressores ambientais (de origem natural e antrópica) em populações, comunidades e ecossistemas.
Estimular e desenvolver a aptidão dos estudantes para a investigação científica e o gosto pela procura do conhecimento.
Estimular e desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa, de uma forma integrada e multidisciplinar.
Promover o uso do conhecimento adquirido na resolução de problemas ecológicos e ecotoxicológicos.
Programa
1. Grandes desafios ecológicos da actualidade.
2. Desenvolvimento, crescimento, sustentabilidade, biodiversidade e conservação.
3. legislação e convenções.
4. Tipos de stressores ambientais e seus efeitos.
5. Metodologias e técnicas vulgarmente utilizadas em ecologia e ecotoxicologia para avaliar os efeitos de stressores ambientais em populações, comunidades e ecossistemas.
6. Efeitos de stressores ambientais em populações.
7. Efeitos de stressores ambientais nas relações intra e intra-específicas e nas comunidades. Implicações para a biodiversidade.
8. Efeitos de múltiplos stressores.
9. Interacções entre alterações climáticas, espécies invasoras e poluição em ecossistemas de diferentes regiões do globo.
10. Efeitos combinados de stressores ambientais no funcionamento e serviços de ecossistemas.
Bibliografia Obrigatória
Walker C. H. 070;
Principles of ecotoxicology. ISBN: 0-8493-3635-X
Begon Michael;
Population ecology. ISBN: 0-632-03478-5
Begon Michael;
Ecology. ISBN: 0-632-03801-2
Stenseth Nils Chr. 340;
Marine ecosystems and climate variation. ISBN: 0-19-850749-6
Primack Richard B.;
Essentials of conservation biology. ISBN: 0-87893-722-6
Bibliografia Complementar
T. Colborn; D. Dumanoski; J.P. Myers; Our Stolen Future, Dutton, 1996. ISBN: 0-525-93982-2
B. Fagan; O Longo Verão. Como o Clima Mudou a CIvilização, Edições 70, Lda, 2007. ISBN: 978-972-44-1400-3
J. Diamond; Colapso. Ascenção e Queda das Sociedades Humanas, Gradiva, 2008. ISBN: 978-989-616-284-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino integrado e baseado na análise de casos de estudo.
Durante as aulas, os assuntos programáticos são ministrados de modo a promover discussões interactivas e o envolvimento dos estudantes na pesquisa e selecção de informação e análise dos casos de estudo e na procura de resposta às questões que lhe são colocadas.
Software
spss
office
populus
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Gestão dos recursos naturais
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biodiversidade > Biologia da conservação
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia > Ecossistemas
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biodiversidade > Avaliação do risco
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia > Ecotoxicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Os estudantes deverão estar presentes nas aulas, elaborar e entregar no prazo estipulado os elementos de avaliação continua e efectuar um trabalho que serva de base a uma apresentação (em grupo) sobre um tema à escolha no âmbito da unidade curricular.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final corresponde à soma da nota obtida na apresentação do trabalho elaborado e da avaliação contínua, ponderadas da seguinte forma:
1. Apresentação: até 10 valores, mínimo de 9 valores.
2. Desempenho ao longo da disciplina: máximo de 10 valores.
Final: 1 + 2
Provas e trabalhos especiais
Trabalho em grupo de suporte a uma apresentação oral.
pequenos relatórios e sumários sobre temas a desenvolver no âmbito da unidade curricular.
Melhoria de classificação
entrega do trabalho melhorado na época de recurso.