Estão abertas as candidaturas ao BIP PROOF 2024/2025, programa que vai atribuir apoios para provas de conceito no ecossistema de investigação da Universidade do Porto. Com o apoio da Fundação Amadeu Dias e da Caixa Geral de Depósitos, seis projetos vão receber até 10 mil euros para financiar provas de conceito.
Os interessados podem candidatar-se até ao dia 29 de julho de 2024.
O principal objetivo do BIP PROOF é premiar projetos de provas de conceito (proof of concept) que visam estimular a concretização de etapas de valor conducentes à valorização socioeconómica de resultados de investigação promissores. Para tal, os projetos a apoiar procederão à realização de protótipos de viabilidade técnica, ensaios in-vitro/in-vivo, estudos de viabilidade e de mercado ou outras atividades que acrescentem valor a estes resultados e aumentem a sua atratividade para poderem vir a ser transferidos para empresas já existentes ou empresas spin-off que venham a ser constituídas para exploração socioeconómica desses resultados.
Nesta edição o programa está organizado em dois grandes domínios de aplicação científico-tecnológica. Por um lado, o domínio que engloba Saúde; Biotecnologia, Tecnologia Alimentar e Agricultura. Por outro, o domínio que engloba Tecnologia da Informação, Eletrónica e Comunicação; Energia, Meio Ambiente e Construção; Transporte, Segurança e Processos Industriais. Assim, a presente edição apoiará os 3 projetos mais bem classificados em cada um dos dois domínios e, portanto, seis projetos vão receber até 10 mil euros para financiar as provas de conceito.
São elegíveis projetos que, cumulativamente:
Consulte as linhas orientadoras do BIP PROOF através deste link.
Os interessados deverão preencher o formulário que está disponível nesta plataforma.
Com base nas candidaturas apresentadas, a U.Porto Inovação irá proceder à análise das propostas e seriar os projetos mediante avaliação da documentação entregue. Para esclarecimento de eventuais dúvidas deverá ser enviado um email para: bip@reit.up.pt
Esta edição conta com o apoio da Fundação Amadeu Dias e da Caixa Geral de Depósitos.