Você está em: Início > Notícias > ICBAS-U.Porto e Museu Nacional Soares dos Reis inauguram Exposição dedicada ao Ciclo da Vida

ALEGORIA QUATRO ESTAÇÕES É O PONTO DE PARTIDA PARA EXPOSIÇÃO DE PINTURA 28 DE OUTUBRO A 7 DE JANEIRO

e-convite MNSR

Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP) e o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) inauguram a 28 de outubro (quinta-feira), às 18H30, a exposição de pintura CICLO DA VIDA.
A partir da alegoria QUATRO ESTAÇÕES, uma série de quatro telas do século XVII, a mostra estabelece uma relação com as diferentes fases da vida do Ser Humano.

Esta exposição assinala o lançamento do programa Outros Lugares, a partir do qual o MNSR pretende lançar as bases para um programa de itinerâncias das suas coleções. O objetivo é afirmar o Museu como uma marca fora do seu espaço formal, envolvendo curadorias próprias, tendo em conta as especificidades dos parceiros, o local de apresentação e os contextos em que tal acontece.

Esta exposição marca o arranque de uma série de iniciativas que visam exaltar o papel que as várias expressões artísticas têm na história do ICBAS-UP, valorizando o conhecimento científico, aliado ao desenvolvimento artístico. Permitirá, igualmente, ao ICBAS-UP afirmar-se como um centro cultural das ciências da vida e da saúde, contribuindo diretamente para a dinâmica da agenda cultural da cidade do Porto.

Nesta parceria, Manuel Sobrinho Simões, reconhecido médico e investigador português, é convidado a assinar o texto de abertura. “A exposição permitirá explorar algumas das pistas deixadas pelos organizadores de CICLO DA VIDA ao encabeçar as quatro estações por pintores do século XVII-XVIII da Escola italiana, como Vivaldi fez, magistralmente, com a música”, refere, acrescentando “num segundo plano somos desafiados a procurar compreender de onde vimos e para onde vamos”.

A inauguração da exposição será transmitida online em https://fb.me/e/4N9BiT2YT,  na próxima quinta-feira, dia 28 de outubro, às 18h30.

A exposição pode ser visitada todos os dias úteis entre as 09h00 e as 18h00, até dia 7 de janeiro de 2022, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Rua de Jorge Viterbo Ferreira, 228, Porto) no Foyer (Edifício A, Piso 4).

Visitas orientadas pelos Comissários Executivos

11 Novembro, 13H30/14H00

23 Novembro, 13H30/14H00

ICBAS