Você está em: Início > Notícias > Presidente da República e Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior participaram no 46º Aniversário do ICBAS

O Dia do ICBAS 2021 foi dedicado a Maria de Sousa, histórica professora catedrática de Imunologia do ICBAS.

No passado dia 5 de maio de 2021, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) comemorou o seu 46.º aniversário prestando um tributo a Maria de Sousa.

O evento contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira.

geral

No seu discurso, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou um apelo para que o ICBAS continue a ser “um exemplo de liberdade, de democracia, de serviço de comunidade, exigência, rigor e abertura de horizontes”, realçando que se trata de “uma escola que, aos 46 anos, continua a ser uma escola de futuro”.

Lembrando o legado deixado pela imunologista, que morreu o ano passado vítima de covid-19, Marcelo Rebelo de Sousa destacou como esta “acreditava que o futuro se constrói hoje e como nunca desistiu de lutar”.

A Professora Maria de Sousa “foi não só uma das investigadoras que maior impacto teve na ciência em Portugal nos últimos 40 anos, como a sua influência se estendeu aos grandes fóruns internacionais nas áreas da imunologia e da genética. Tudo isto num tempo em que ser mulher de sucesso na ciência era uma exceção à regra, o que exigia uma luta contínua contra preconceitos e descriminações, reconheceu o reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira.

Também presente na sessão, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, ofereceu a todos os presentes um livro de fotografia, lançado no próprio dia, que retrata a mobilização da ciência portuguesa face à 2.ª vaga da covid-19. O livro “resultou de reflexões com Maria” e “lança-nos perguntas”, relembrando que, como dizia Maria de Sousa, “quem não faz perguntas não tem respostas”.

Descerramento

Além do descerramento de uma placa de homenagem à imunologista, que ficará exposta no Piso 0 do Edifício 1, realizou-se o simpósio científico “Journeys with Maria de Sousa”, com a participação dos investigadores Nuno Alves, do i3S, Milene Costa da Silva, do INL, e Rita Fior, da Fundação Champalimaud.

O Dia do ICBAS 2021 foi ainda ocasião para anunciar a nova imagem de marca, que pretende posicionar o ICBAS como a Escola líder do projeto Uma Saúde (One Health), onde as saúdes humana, animal e ambiental convergem numa só.

“Enquadramo-nos no projeto internacional One Health que queremos liderar a nível nacional”, declarou o diretor do ICBAS.

“Pensamos ir de encontro aos seus desejos [Maria de Sousa] homenageando-a à volta da concretização científica e da materialização do conhecimento através da formação transversal que contempla a ciência e as artes nas suas várias formas de expressão. O conhecimento que age no benefício de uma vida melhor, mais saudável e, sobretudo, mais completa e feliz”, afirmou Henrique Cyrne Carvalho no seu discurso.

A arte e a cultura, sempre presentes na história do ICBAS, tiveram também a sua expressão através das atuações do pianista, ex-aluno do ICBAS e médico Pedro Correia de Miranda, da Tuna Académica de Biomédicas (TAB), do Coral de Biomédicas (CICBAS), e da declamação do poema “Saudação do Chegar” escrito pela Professora Maria de Sousa, aquando do seu regresso a Portugal e entrada no ICBAS, pela atriz Diana Sá.

O Dia do ICBAS 2021 teve transmissão online e em direto no YouTube da Universidade do Porto.

selfie

Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-05 às 06:52:47 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias