Você está em: Início > Notícias > Ultima lição da Profª Doutora Maria de Sousa

Ultima lição da Profª Doutora Maria de Sousa

Uma longa carreira ao serviço do saber científico

Maria de Sousa, Professora Catedrática de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, proferiu no passado dia 16 de Outubro a última aula perante um repleto auditório no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, no âmbito do programa de três dias que assinala a sua jubilação. Maria de Sousa formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Foi Leitora na Universidade de Glasgow (Escócia), onde fez o doutoramento em Imunologia. Foi Professora Associada na Escola de Estudos Pós-Graduados de Cornell Medical College (New York) e, simultaneamente, Membro Associado e Directora do Laboratório de Ecologia Celular no Instituto Sloan Kettering de Investigação em Cancro (SKI), em New York. Para além de alguns artigos científicos cruciais à definição da estrutura funcional dos órgãos que constituem o sistema imunológico, descobriu, em 1971, um fenómeno a que deu o nome de ecotaxis, que designa a capacidade de células de diferentes origens migrarem e organizarem-se em áreas bem delineadas dos órgãos linfóides periféricos. Um postulado ulterior (1978), considerando uma possível função do sistema imunológico na protecção da toxicidade do ferro, conduziu a estudos do sistema imunológico em doentes com uma doença genética de sobrecarga de ferro, a hemocromatose hereditária. Foi esta linha de investigação que a trouxe para o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, em 1985. Inicia o Mestrado de Imunologia nesse ano. Constituiu uma equipa de investigação nova no campo da hemocromatose, repartida por três instituições da Universidade do Porto: o Instituto de Ciências Biomédicas, Hospital Geral de Santo António e o novo Instituto de Biologia Celular e Molecular (IBMC). Em 2006, celebraram-se os 40 anos da sua primeira descoberta, na área timo-dependente, hoje conhecida universalmente por área T. Ouça aqui a ultima aula na TVU.
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-20 às 09:21:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias