Apresentação Pessoal
Vera Miranda-Gonçalves (VMG) é licenciada em Bioquímica (2008) pela Universidade de Coimbra e mestre em Ciências da Saúde (2012) pela Faculdade de Medicina da Universidade do Minho (FM-UM). VMG obteve o doutoramento em Ciências da Saúde pela SM-UM (2016), desenvolvendo o seu trabalho no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde, ICVS (Portugal), e no Centro de Investigação em Oncologia Molecular, MORC (Brasil), de onde emergiram conhecimentos significativos sobre o metabolismo tumoral e os transportadores de monocarboxilatos (MCTs). Em 2017, VMG iniciou uma nova função no Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia do Porto (CI-IPOP) através de uma bolsa de pós-doutoramento. Desde 2019, tem um contrato como investigadora júnior no Grupo de Biologia do Cancro e Epigenética (CBEG), no qual adquiriu sólidos conhecimentos nas áreas da epigenética, tumores urológicos e radioterapia. Durante a sua carreira científica no CI-IPOP, VMG trabalhou em vários projetos que abordavam o impacto da epigenética na progressão tumoral e na resistência à terapia e, concomitantemente, os seus resultados científicos sobre o metabolismo tumoral permitiram-lhe iniciar uma nova linha de investigação independente para explorar a interação entre a epigenética e o metabolismo tumoral em tumores urológicos. Na sua carreira científica, Vera Miranda-Gonçalves é autora/coautora de 56 artigos em revistas internacionais com revisão por pares e 4 capítulos de livros com um fator de impacto acumulado de 330. O seu trabalho foi citado quase 2014 vezes e tem um índice-h de 25.
As suas capacidades científicas estenderam-se à supervisão/co-supervisão de vários estudantes de mestrado e doutoramento do ICBAS-Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Porto (ICBAS-UP), tendo também colaborado na supervisão de estudantes do mestrado ERASMUS. Além disso, VMG leciona «Epigenética e Metabolismo do Cancro» e «Fundamentos do ensaio CAM» para as unidades curriculares de «Epigenética» e «Cancerização experimental», respetivamente, no programa de mestrado/doutoramento em Medicina e Oncologia Molecular, FMUP, e no programa de mestrado em Oncologia, ICBAS-UP. Além disso, leciona «Microscopia Confocal: Imagem de reconstrução 3D» e «Modelos Experimentais In vitro e In vivo de Radioterapia» para a unidade curricular «Técnicas de Investigação em Oncologia» do programa de Mestrado em Oncologia, ICBAS-UP. É importante referir que, durante 2023, VMG foi contratada como professora assistente convidada na Escola de Ciências da Saúde – Politécnico do Porto (ESS-UP) para lecionar Oncobiologia para a Licenciatura em Biotecnologia Médica e a Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais. Além disso, participou como editora convidada na edição especial “Insights in Tumor Cell Metabolism and Epigenetics” da revista Metabolites da editora MDPI. No CI-IPOP, foi membro do comité científico do «2nd Young Researchers’ Day» e participou na coorganização do “Curso Básico de Cultura Celular” e do “Curso de Formação de Introdução à Atividade de Investigação CI-IPOP” no EPOP.
Além disso, na CI-IPOP, a VMG foi envolvida na implementação de novos protocolos e novas “core facilities”. Especificamente, em 2019, foi responsável pela implementação do ensaio da membrana corioalantóica de galinha (ensaio CAM), especificamente pelo estabelecimento, conceção e execução de todos os procedimentos para o ensaio CAM in vivo, relativos à implantação de células tumorais, tratamento de tumores (compostos químicos e radiação ionizante), avaliação do crescimento tumoral e angiogénese, bem como avaliação ex ovo de marcadores tumorais. Desde 2022, em atividades de coordenação e gestão, ela também desempenha funções de gestora de laboratório, tendo a função oficial de gestora de risco no CBEG, CI-IPOP, LAB3, incluindo gestão e manutenção de equipamentos e a coordenação e implementação da política de gestão de risco.