Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Luísa Lobato

Luísa Lobato

Fotografia de Luísa Maria Correia Lopes Lobato
Nome: Luísa Maria Correia Lopes Lobato
Sigla: LMCLL
Estado: Ativo
Chave de associação FCT: J0343684222K
https://www.authenticus.pt/R-000-N1C
Email Institucional: lmlobato@icbas.up.pt

Funções

Categoria: Professor Catedrático Convidado
Grupo profissional: Docente
Vínculo: (30%)
Instituição Parceira: Ensino Pré Graduado - CHUP

Cargos

Cargo Data de Início
Membro do Conselho de Representantes 2018-09-19

Apresentação Pessoal

Luísa Lobato é assistente graduada sénior de Nefrologia no Serviço de Nefrologia do Hospital de Santo António, Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUPorto) e diretora do Departamento de Ensino, Formação e Investigação do mesmo Centro Hospitalar.
luisalobato@chporto.min-saude.pt

Obteve a Graduação em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Universidade do Porto, Portugal. Em 2004 concluiu o Doutoramento em Ciências Médicas pelo ICBAS com o tema “Nephropathy in Familial Amyloidotic Polyneuropathy of Portuguese Type, ATTR V30M” (lobato 001a088, repositório aberto da Universidade do Porto). 
Realizou a Especialização em Nefrologia no Hospital de Santo António, Porto. Coordena, desde 1994, a consulta de Nefrologia na Unidade Corino de Andrade, unidade dedicada às amiloidoses hereditárias.
Dirige o Serviço de Investigação Clínica do CHUPorto, incluindo a  Unidade de Ensaios Clínicos.

No ICBAS é Professora Catedrática Convidada de Nefrologia, coordenadora académica dos programas de mobilidade de Medicina e desde 2014 Membro do Conselho de Representantes.
Atualmente é Vice-coordenadora da UMIB - Unit for Multidisciplinary Research in Biomedicine/ ICBAS e investigadora do grupo Nephrology, Dialysis and Transplantation da mesma Unidade de Investigação. Desde 2021 que integra o laboratório Associado ITR  - Laboratory for Integrative and Translational Research in Population Health.

Área de investigação: amiloidoses sistémicas hereditárias, especialmente as associadas à transtirretina e ao fibrinogénio; epidemiologia, correlações genótipo-fenótipo, histopatologia renal e marcadores precoces da nefropatia amilóide.

Áreas de Interesse

  1. Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Nefrologia
  2. Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Doenças raras
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-11-30 às 02:03:11 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais