Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > CA

Cursos

Programa Doutoral em Ciência Animal

O Programa Doutoral em Ciência Animal pretende promover formação avançada na área da Ciência Animal através da investigação. Este programa foi delineado para atingir níveis de excelência, cabendo a orientação a investigadores associados a instituições de investigação, incluindo vários Laboratórios Associados, de reconhecido mérito a níveis nacional e internacional, nas diferentes especialidades da Ciência Animal.

O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) é reconhecido pelas suas características multidisciplinares no âmbito das Ciências da Vida, que se reflete no projeto educativo, científico e cultural inovador que presidiu à formação da Instituição. O ICBAS, sendo a única Escola Portuguesa que oferece em paralelo os cursos com Mestrado Integrado em Medicina e em Medicina Veterinária, a par de muitos outros em áreas da Bioquímica, da Bioengenharia e das Ciências do Meio Aquático, está particularmente bem posicionado para contribuir, de forma eficaz, para os novos desafios da Ciência Animal: a produção de alimentos seguros, isentos de resíduos e saudáveis, de forma sustentada e eficiente, garantindo que as técnicas de produção animal utilizadas respeitam o bem-estar animal e o ambiente.

A Ciência Animal, desenvolvendo investigação nas áreas da Biologia Animal e dos Sistemas de Produção, através de um espectro alargado das Ciências Agrárias, das Biomédicas e do Ambiente, requer Programas Doutorais de qualidade, a partir de perspetivas integradas e inovadoras. O Programa Doutoral em Ciência Animal do ICBAS enquadra-se na rede nacional de formação nesta área, proporcionando a oportunidade de catapultar para a Ciência Animal aplicações e desenvolvimentos de áreas como a Medicina Veterinária, a Bioengenharia, a Biologia, a Farmácia, a Química e a Bioquímica. Fornece ainda, numa perspetiva de integração vertical, a natural plataforma de formação avançada para Licenciados ou Mestres oriundos de diversos cursos como Medicina Veterinária, Engenharia Zootécnica, Engenharia Agronómica, Biologia, Ciências do Ambiente e do Mar, Bioquímica, Bioengenharia e Química, entre outros. A experiência acumulada permite criar uma atmosfera produtiva, em excelente ambiente de trabalho, estimulando os estudantes para a obtenção de uma formação de elevada qualidade científica internacional.
O Programa Doutoral é constituído por um 1º período formado por uma unidade curricular de natureza anual, designada por “Ano Probatório”, sem unidades curriculares letivas fixas, sendo a transferência de competências profissionais e científicas realizada numa base voluntária. Esta modalidade permite ao estudante realizar uma formação inicial personalizada, através de cursos, aulas e/ou workshops que podem ser cumpridas num só semestre ou ao longo dos 2 semestres, até um limite máximo de 30 créditos. Os restantes 30 créditos do 1º ano contemplam necessariamente trabalhos preparatórios (de natureza laboratorial ou outro tipo de pesquisa) de suporte ao trabalho conducente à tese de doutoramento. Os três anos seguintes (180 créditos) são dedicados à preparação de uma tese original e adequada a um dos ramos de conhecimento previstos na área da Ciência Animal.

Entre outros requisitos, previstos no Regulamento Específico do Programa Doutoral em Ciência Animal, considera-se como condição absoluta para submissão da tese a provas públicas a inclusão na mesma de pelo menos 1 (um) artigo original (full length paper) publicado ou aceite para publicação em revista internacional indexada (SCI), cujo 1º autor seja o estudante de doutoramento.

MUITO IMPORTANTE:

Os candidatos com graus académicos obtidos em Instituções de Ensino Superior Estrangeiro, deverão ter o seu grau reconhecido/registado em Portugal.(Decreto-Lei nº. 341/2007)

Para mais informações, deverá consultar a Direção Geral do Ensino Superior

Legalização dos documentos passados em países estrangeiros
Art.º 440.º do Código do Processo Civil (Lei n.º 41/2013)

"1 - Sem prejuízo do que se encontra estabelecido em regulamentos europeus e em outros instrumentos internacionais, os documentos autênticos passados em país estrangeiro, na conformidade da lei desse país, consideram-se legalizados desde que a assinatura do funcionário público esteja reconhecida por agente diplomático ou consular português no Estado respetivo e a assinatura deste agente esteja autenticada com o selo branco consular respetivo. 
2 - Se os documentos particulares lavrados fora de Portugal estiverem legalizados por funcionário público estrangeiro, a legalização carece de valor enquanto se não obtiverem os reconhecimentos exigidos no número anterior."

Para mais informações, deverá consultar o Instituto de Registos e Notariados


Só são elegíveis à bolsa da FCT candidatos de estados terceiros, se forem detentores de título de residência válido (há pelo menos dois anos em Portugal de forma ininterrupta em 31 de agosto do ano que pretende ingressar) ou beneficiários do estatuto de residencia de longa duração, à data da candidatura. 


Informações

Candidaturas:  Ano letivo 2016/2017

N.º total de vagas: 10

5 das vagas estão reservadas para o Programa de Doutoramento FCT em ambiente empresarial SANFEED – Sustainable Animal Nutrition and Feeding

Para informações específicas sobre a candidatura ao SANFEED, por favor, consultar http://sanfeed.icbas.up.pt/application


CALENDARIZAÇÃO

 

Apresentação das candidaturas

04/07 a 30/09
Afixação de resultados provisórios 28/10
Audiência prévia 31/10 a 14/11
Afixação de resultados definitivos 18/11
Apresentação de reclamação dos candidatos 21/11 a 13/12
Publicação da decisão de reclamações  16/12
Realização de matrículas *  21/11 a 25/11

Eventual colocação de suplentes

 28/11 a 02/12
Modo de notificação dos candidatos Edital eletrónico e mensagem de correio eletrónico

* no Gabinete de Pós-Graduação link: 
https://sigarra.up.pt/icbas/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=13746

Creditação de Formação e Experiência Profissional

 

 Apresentação do pedido (no ato da inscrição) 21/11 a 25/11
 Publicação de resultados  09/12
 Alteração da inscrição resultante do processo de creditação  16/12


- Início do Ano letivo: 02/01/2017
- Duração normal do ciclo de estudos: 4 anos (8 semestres)


Nota explicativa:

(1)
Os candidatos às especialidades em Genética e Melhoramento, em Morfologia e Fisiologia, em Sistemas de Produção e em Tecnologia dos Produtos Animais, não têm obrigatoriamente de entregar um plano provisório de tese, nem o(s) nome(s) dos orientador(es), embora o possam fazer; porém é obrigatório indicar a especialidade a que concorrem.
(2) Os candidatos à especialidade em Nutrição têm obrigatoriamente de indicar se são candidatos ao SANFEED e, em caso afirmativo, têm de indicar o tema a que concorrem e, caso pretenderem concorrer a mais do que um, a ordem de preferência.
(3) O incumprimento destes requisitos tem como consequência a exclusão da candidatura.

- Prazo para divulgação de aceitação prévia e alocação de temas/orientadores: até 10 de outubro de 2016.


Comentários

Procedimento de Candidatura: Online, disponível na pasta documentos (disponível no módulo "Opções" do lado direito do ecrã).ados:

1. Fotocópia do bilhete de identidade ou do passaporte ou do cartão de cidadão - Facultativo para o cartão do cidadão
2. Certidão de Licenciatura (original ou fotocópia autenticada)
3. Certidão ou diploma de Mestrado (original ou fotocópia autenticada)
4. CV do candidato
5. CV, resumido do orientador e, caso existam, dos coorientadores (máx.2). (um dos orientadores deve ser docente do ICBAS)
6. Declaração do orientador e do coorientador em como aceitam 

7. Formulário disponível na opção Documentos (menu lado direito do ecrã):

7.1 _ Candidatos Sanfeed "SANFEED Application-form 2016/2017"
7.2 _ Outros candidatos "Proposta de Tese - Thesis Proposal Form” preenchido e assinado (pelo candidato e seu orientador(es)). 

Nota: A candidatura só é válida após a receção de todos os documentos solicitados.


Propina:

- Tempo integral: ¤ 2750,00 /ano 
- Tempo parcial: ¤ 1650,00 /ano (60% do valor do TI)

- Estudantes abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional (Aprovado pelo Decreto-Lei 36/2014 de 10 de março)

- Tempo integral: ¤ 6000,00 /ano 
- Tempo parcial: ¤ 3600,00 /ano 


O Estudante Internacional, encontra todas as respostas de que precisa para estudar na Universidade do Porto,
no link: https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=gateway-estudantes-internacionais


Estudantes internacionais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) 

- Tempo integral: ¤ 3000,00 /ano 
- Tempo parcial: ¤ 1800,00 /ano 


A liquidar de acordo com o Regulamento de Propinas da U.Porto, disponibilizado na opção Documentos (menu lado direito). 

- No caso de candidatos bolseiros, terão de apresentar declaração da entidade financiadora que ateste que se responsabiliza pelo pagamento da propina. Caso no ato da matrícula não disponha ainda da declaração da entidade financiadora, deverá fazer prova de que lhe foi atribuída uma bolsa, entregando a declaração da entidade mais tarde.

 
Taxa de matrícula e seguro escolar:

- Taxa de candidatura: ¤ 55,00 (não reembolsável)
- Taxa de matrícula: ¤ 100,00
A pagar no ato da matrícula de acordo com a Tabela de Emolumentos da Universidade do Porto

- Seguro: ¤ 2,00 (valor sujeito a atualização, a pagar no ato da matrícula).

 


Contactos

  • Informações:

Para qualquer esclarecimento relativo ao plano provisório do projeto de doutoramento, p.f., contacte, o Prof. Doutor António Mira da Fonseca, Diretor do ciclo estudos, via e-mail: ajfonseca@icbas.up.pt

Para qualquer esclarecimento relativo ao processo de candidatura p.f. contacte:

Ana Paula de Lima Pereira 
Secretariado do Gabinete de Pós-Graduação/Doutoramentos 

Horário de Atendimento:
10h:00 - 12h:00
14h:00 - 15h:30

Dados Gerais

Código Oficial: 5671
Diretor: Luísa Valente
Diretor Adjunto: António Mira da Fonseca
Sigla: CA
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2009/2010
Duração: 8 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Doutoramento em Ciência Animal - Especialidade em Genética e Melhoramento Animal (240 Créditos ECTS)
  • Doutoramento em Ciência Animal - Especialidade em Morfologia e Fisiologia (240 Créditos ECTS)
  • Doutoramento em Ciência Animal - Especialidade em Tecnologia dos Produtos Animais (240 Créditos ECTS)
  • Doutoramento em Ciência Animal - Especialidade em Sistemas de Produção (240 Créditos ECTS)
  • Doutoramento em Ciência Animal - Especialidade em Nutrição (240 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-28 às 22:15:24 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias