Saltar para o conteúdo principal (tecla de atalho: c)

Estudantes Internacionais

Olá! Bem vindo à U.Porto! Nesta área encontrarás as respostas de que precisas para iniciares a tua experiência na Universidade. Esperamos ajudar-te… e receber-te brevemente!
Para informações sobre candidaturas de Estudantes Internacionais, clica aqui.

Porque devo escolher a U.Porto para realizar um período de estudos?

A U.Porto é a universidade preferida dos estudantes portugueses e uma das 150 melhores universidades da Europa segundo os mais importantes rankings internacionais. Se procuras uma universidade contemporânea mas orgulhosa da sua história centenária,cosmopolita, aberta ao mundo e capaz de te proporcionar uma formação de excelência, chegaste ao sítio certo. Se não estás convencido, damos-te mais dez razões. O resto, esperamos que venhas descobrir por ti próprio!

Que importância é que a U.Porto dá aos estudantes internacionais?

A U.Porto orgulha-se de ser uma universidade de portas abertas ao mundo, fruto de mais de uma década de aposta continuada na internacionalização e, muito especialmente, na cooperação internacional. Por isso mesmo, damos o nosso melhor para te proporcionar a melhor experiência da tua vida! Para além de teres ao teu dispor um dispositivo de integração e suporte que constitui referência a nível internacional, na U.Porto nunca te vais sentir sozinho. Afinal, podes partilhar a tua experiência com os quase 4000 estudantes e investigadores de todo o mundo – cerca de 13% de toda a comunidade académica! – que frequentam, anualmente, as nossas salas de aula e laboratórios. E, claro, vais conhecer a famosa hospitalidade portuguesa com a ajuda dos teus colegas e professores, mas também de uma cidade e de um povo que te vão fazer sentir em casa.

Sabias que:
80% dos nossos estudantes internacionais de mobilidade colocam a U.Porto como primeira opção na candidatura?

Voltar ao topo

O que torna a U.Porto tão atrativa para os estudantes internacionais?

Um País com uma histórica e beleza únicas, uma Cidade que já faz parte dos principais roteiros turísticos da Europa (considerada melhor destino europeu em 2017), uma Cultura e uma Língua seculares, um custo de vida acessível e, claro, a qualidade de ensino e a reputação internacional da Universidade. Estas são apenas algumas das motivações que, todos os anos, trazem à U.Porto milhares de estudantes e investigadores de todo o mundo. Mas quem já viveu esta experiência leva tudo isto e muito mais. Uma prova? Muitos estudantes chegam por recomendação de professores e de colegas que já realizaram um período de estudos connosco.

Voltar ao topo


O que preciso de fazer para estudar na U.Porto?

Já estás convencido!? Então vamos lá! Seja no âmbito de programas de mobilidade, ou frequentando um dos nossos cursos em grau completo, a U.Porto está aberta a todos os que a procuram, independentemente da sua proveniência. Se vens de fora da União Europeia ou não tens nacionalidade portuguesa, e pretendes completar um dos nossos

ciclos de estudos de 1º ciclo (Licenciatura) ou de mestrado integrado, podes usufruir do Estatuto de Estudante Internacional da U.Porto, em vigor desde o ano letivo 2014/2015. Para os ciclos de estudo de pós-graduação (mestrados e doutoramentos), as condições de candidatura são definidas por cada uma das faculdades da Universidade.

Se já frequentas uma instituição do ensino superior e queres "experimentar" a U.Porto antes de tomares uma decisão, ou simplesmente enriquecer o teu currículo, podes também usufruir de uma das muitas oportunidades de mobilidade que a Universidade proporciona a estudantes de todo o mundo.

Voltar ao topo


Que cursos posso frequentar?

Da Arquitetura às Ciências Naturais, da Biologia às Belas Artes, sem esquecer as Engenharias, a Economia ou as Letras, o ensino prestado pelas 14 faculdades + 1 business da U.Porto dá resposta a praticamente todas as vocações. Aqui terás a oportunidade de desenvolver uma carreira académica de elevada qualidade e reconhecida em qualquer parte do mundo, desde a licenciatura até ao doutoramento. Na U.Porto encontrarás ainda uma oferta alargada de cursos de Educação Contínua onde se inclui um dos mais prestigiados MBA’s do mundo. Se tens um sonho, o mais provável é que o realizes na nossa Universidade. Para informações mais detalhadas, visita a área "Internacional" deste website.

Voltar ao topo

Gostava de fazer um curso completo na U.Porto. O que devo fazer?

Se vens de um país da União Europeia e pretendes candidatar-te a um dos nossos cursos de 1º Ciclo (Licenciatura) ou Mestrado Integrado, deves faze-lo através do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior, que rege o acesso às universidades públicas em Portugal. Para além do regime geral de acesso (especialmente orientado para os estudantes que terminam o ensino secundário em Portugal), existem outros concursos e regimes especiais destinados aos estudantes de países estrangeiros.

Destes, destaca-se o concurso estabelecido através do novo Estatuto do Estudante Internacional da U.Porto. Existem também regimes especiais de acesso para Bolseiros dos PALOP, funcionários (ou familiares de funcionários) estrangeiros de Missão diplomática acreditada em Portugal e naturais de Timor Leste. No caso dos cursos de pós-graduação (mestrados e doutoramentos), as condições de acesso são definidas pelas diferentes escolas da U.Porto.

Descobre estas oportunidades na área de Candidaturas deste portal, ou junto do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior, sediado na U.Porto (GAES-UP). Para informações mais detalhadas, podes também contactar os serviços académicos da escola/faculdade que pretendes frequentar.

Voltar ao topo

Gostava de realizar um período de mobilidade na U.Porto. O que devo fazer?

Serviço de Relações Internacionais da U.Porto

Reitoria da U.Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto

E-mail: international@reit.up.pt

Tel: (+351) 220 408 041 / (+351) 220 408 034

Atendimento: Segunda e quarta-feira, das 14h00 às 17h30; terça e quinta-feira, das 9h00 às 13h00 [agendar uma visita].

Basta seguires o exemplo dos mais de 1500 estudantes e investigadores de todo o mundo que, todos os anos, escolhem as nossas escolas e centros de investigação para completar um período de estudos ou de estágio. Com mais de 25 anos de experiência no campo da mobilidade internacional, a U.Porto junta a participação nos principais programas internacionais de mobilidade (ex: Erasmus +) a centenas de acordos de cooperação que têm permitido promover o intercâmbio académico com as melhores universidades do planeta. Para mais informações sobre oportunidades de mobilidade IN na U.Porto, deves contactar o Serviço de Relações Internacionais da U.Porto, a estrutura da Universidade que te apoiará antes e durante a tua experiência de mobilidade. Não te esqueças também de te informar junto da tua instituição de origem.

Junta-te a nós e vem viver uma experiência de aprendizagem única na U.Porto! A tua história começa aqui!

Voltar ao topo

Estudantes internacionais (EEI)

O que é o Estatuto do Estudante Internacional da U.Porto?

Em vigor desde março de 2014, o Estatuto do Estudante Internacional da U.Porto (EEI) é uma ferramenta que define o ingresso na Universidade para candidatos que não possuam nacionalidade portuguesa ou de outro Estado membro da União Europeia que pretendam frequentar um dos nossos cursos de 1º Ciclo / Graduação (licenciaturas e mestrados integrados). Nele são definidas as condições de acesso, bem como informações sobre candidaturas / inscrições, propinas e vagas disponíveis.

Para informações mais detalhadas, consulta a área deste portal sobre o concurso especial para Estudantes Internacionais ou contacta os serviços académicos da faculdade da U.Porto que pretendes frequentar.

Voltar ao topo

A propina dos Estudantes Internacionais é igual à dos restantes estudantes da Universidade?

Sim, exceto no caso dos estudantes abrangidos pelo EEI, cuja propina é definida por cada escola/faculdade da U.Porto atendendo aos cursos reais do curso. Para o ano letivo 2016/2017, o valor da propina anual para estudantes com EEI que frequentem os cursos de 1º Ciclo / Graduação (licenciaturas mestrado integrados) da U.Porto em tempo integral varia entre os 3.000 euros e os 6.000 euros. No caso dos mestrados e doutoramentos, o valor varia entre os 3.000 euros e os 6.000 euros e entre os 3.000 euros e os 8.500 euros, respetivamente. Atendendo aos laços que unem Portugal aos estados que integram a CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), é aplicada uma redução de até 50% na propina paga pelos estudantes nacionais desses países.

Voltar ao topo


Fiz um curso no meu país de origem, mas queria ver as minhas qualificações reconhecidas em Portugal. A U.Porto pode ajudar-me?

Sim. Caso o grau obtido (licenciado, mestre e doutor) faça parte desta lista, o procedimento é simples: basta solicitar o registo de diploma estrangeiro obtido junto da Universidade. Caso contrário, o procedimento é mais complicado, implicando a análise por um júri académico do(s) diploma(s) obtidos, do certificado do plano de estudo realizado e de trabalhos académicos apresentados, entre outra documentação exigida por lei e variável conforme o grau ao qual se solicita equivalência. Os cidadãos brasileiros podem solicitar a equivalência ou reconhecimento de diplomas ao abrigo do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre a República Portuguesa e a República Federal do Brasil. Mais informações aqui.

Voltar ao topo

É preciso saber português para estudar na U.Porto?

É aconselhável. Apesar do número crescente de cursos da U.Porto lecionados - parcial ou integralmente - em inglês, a maior parte dos nossos programas de formação são lecionados em língua portuguesa. Por isso, é conveniente que tenhas alguma preparação linguística antes de vires para Portugal ou durante a tua estadia. Alguns professores permitem que os trabalhos ou os exames sejam realizados noutras línguas, sobretudo em inglês. No entanto, esta situação tem que ser proposta e analisada individualmente.

Voltar ao topo

Posso aprender português na U.Porto?

Sim. Porque para nós não é suficiente que aprendas a dizer “Olá” ou “Obrigado”, desafiamos-te a enriquecer o teu curriculum com a aprendizagem da quinta língua mais falada do mundo, desde o Brasil até Timor Leste, passando por Angola ou Macau. Para isso podes optar por um curso intensivo de português lecionado pela Faculdade de Letras da U.Porto. Para além da FLUP, há outras escolas da U.Porto que oferecem apoio linguístico aos seus estudantes internacionais.

Voltar ao topo

Fui admitido na Universidade. E agora?

Parabéns, bem-vindo à U.Porto! E porque queremos que tudo corra pelo melhor, não deixes de seguir os passos que aconselhamos aos nossos estudantes internacionais. Prepara as tuas coisas, planeia bem a tua viagem e arruma o mapa. A maior aventura da tua vida está prestes a começar!
BEM-VINDOS! WELCOME! BIENVENIDOS! WILLKOMMEN! BENVENUTI! BIENVENUE! ZAPRASZAMY! HOŞGELDİNİZ! 欢迎您的光临! ようこそ! ΚΑΛΩΣ ΗΡΘΑΤΕ!...

Cheguei ao Porto. Ajudem-me!

 

Calma! O mais difícil está feito. Agora começou a parte melhor. Se vais frequentar um curso completo, tens acesso a toda a rede de suporte orientada para a comunidade estudantil da U.Porto, bem como a serviços de apoio especializado existentes nas nossas escolas. Se és um estudante de mobilidade, começa por registar-te junto do Serviço de Relações Internacionais da U.Porto, sediado no edifício da Reitoria. Neste “primeiro encontro” ser-te-á entregue o teu Cartão U.Porto, a par de outras informações que te vão ajudar a ”sobreviver” nestes primeiros tempos no Porto.

Voltar ao topo


Que apoios é que a U.Porto presta aos estudantes internacionais?

O melhor que podemos garantir é que, a partir do momento em que chegas à U.Porto, o teu sucesso torna-se uma prioridade para nós. Para além do dispositivo de integração que a Universidade disponibiliza à comunidade académica em geral, irás usufruir de uma política de acolhimento e acompanhamento liderada pelos nossos serviços centrais de Cooperação Internacional, mas que envolve outros organismos e agentes da U.Porto. Se vens em mobilidade, vais senti-la na sessão de boas-vindas que celebra a TUA chegada no início do semestre. Vais vivê-la na tua faculdade, com o apoio de serviços especializados. E podes ainda contar com as iniciativas da ESN-Porto, um grupo de voluntários apoiado pela U.Porto e cuja missão é colaborar na integração dos nossos estudantes internacionais.

Ainda não tenho alojamento. A Universidade pode ajudar-me?

Sim. Se vais ou estás a frequentar uma das nossas licenciaturas, mestrados ou mestrados integrados e não tens condições económicas para alugar um apartamento na cidade, a U.Porto coloca ao teu dispor nove residências universitárias com capacidade para acolher cerca de 1200 estudantes. A Universidade reserva ainda um número limitado de vagas para estudantes que estejam a frequentar as nossas escolas ao abrigo de programas de mobilidade e acordos de cooperação.

Contacta o Serviço de Relações Internacionais da U.Porto para obteres apoio no processo de procura de alojamento na cidade. Para mais informações, podes também contactar os Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP), organismo responsável pela gestão das nossas residências universitárias.

Voltar ao topo

Como está organizado o campus da U.Porto?

 

Uma das primeiras coisas que vais descobrir quando chegares à Universidade é que não existe um único campus universitário propriamente dito. Fortemente integradas na vida da cidade, as atividades da U.Porto estão dispersas por três grandes polos urbanos, a que se junta um quarto, situado a 40 km do Porto, numa zona rural. Na verdade, é nessa dispersão que reside a riqueza donosso campus, onde encontrarás edifícios históricos e modernos, jardins, espaços desportivos, entre outras infraestruturas organizadas de forma a garantir a melhor experiência académica, social e cultural. Para que não te percas, deixamos-te o mapa da Universidade!

Voltar ao topo


A Universidade pode ajudar-me a suportar os custos do curso?

Se vens de um país da União Europeia e estás a frequentar um curso completo (licenciatura, mestrado ou mestrado integrado) nas nossas escolas, podes candidatar-te, à semelhança de qualquer estudante português, às bolsas de estudo atribuídas pelos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP).

Se estás abrangido pelo Estatuto de Estudante Internacional ou estás a realizar um período de mobilidade, não beneficias de apoio social direto. Em alternativa, podes candidatar-te a outras fontes de financiamento promovidas por instituições externas, entidades governamentais, ou instituições parceiras da Universidade.

Para mais informações sobre as oportunidades de financiamento ao dispor dos estudantes internacionais da U.Porto, contacta o nosso Serviço de Relações Internacionais.

Voltar ao topo

Onde é que posso estudar dentro da Universidade?

Enquanto estudante da U.Porto, usufruis de condições de aprendizagem privilegiadas, potenciadas pelo acesso a um conjunto alargado de estruturas de apoio ao estudo. Explora o conhecimento disperso pelas nossas bibliotecas; navega pela Internet a alta velocidade em qualquer ponto do campus; descobre as nossas plataformas de e-Learning e conhece o e-Learning Café... No que depender de nós, não faltarão condições para que atinjas o maior sucesso académico!

O que são créditos ECTS?

O ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é um instrumento usado para avaliar o volume de trabalho que desenvolves numa unidade curricular do teu curso, facilitando o reconhecimento do teu trajeto académico em Portugal e no resto da Europa.

Na U.Porto, um crédito ECTS corresponde a 27 horas de trabalho do estudante (aulas, sessões de orientação tutorial, estágios, trabalhos, etc.). Descobre no Glossário Académico da U.Porto o significado deste e de outros termos que te podem ser úteis.

Voltar ao topo

O que posso fazer na Universidade para além de estudar?

Pergunta errada! A questão que deves colocar-te é: o que não podes fazer? Integrada numa cidade com uma vida académica intensa, a U.Porto garante a melhor experiência estudantil dentro e fora da sala de aula. Pratica desporto com os melhores atletas universitários de Portugal, junta-te aos grupos do Orfeão ou do Teatro Universitário ou outros grupos culturais que existam na tua faculdade, ou segue o exemplo dos mais de 1000 estudantes que participam nas ações de

voluntariado patrocinadas pela Universidade. Não deixes também de visitar os nossos museus e de participar nos eventos promovidos pela associação de estudantes da tua faculdade e pelo Serviço de Relações Internacionais da U.Porto. No que depender de nós, não te vão faltar oportunidades para viveres a Universidade de forma plena e inesquecível!

Voltar ao topo

 

O que é que a cidade do Porto tem para me oferecer?

 

Já ouviste falar do vinho do Porto? E do Futebol Clube do Porto? E como esquecer a Torre dos Clérigos ou a saborosa francesinha? Claro que já ouviste falar! Mas estas são apenas algumas das atrações que te esperam numa cidade cheia de história, considerada por duas vezes o melhor destino turístico europeu nos últimos anos! Com uma vida social e cultural intensa, um custo de vida reduzido em relação às principais cidades europeias, uma localização geográfica privilegiada, um património histórico único e um povo “doutorado” na arte de bem receber, a cidade “Invicta” oferece-te todas as condições para seres estudante e turista ao mesmo tempo. Segue as nossas sugestões para Viver o Porto ao máximo!

Voltar ao topo

O custo de vida no Porto é muito caro?

Não. Do alojamento à alimentação, passando pelos transportes e pela vida cultural, o Porto é uma cidade “low cost” em comparação com a maioria das grandes cidades europeias. Um exemplo? Com menos de 10 euros, consegues fazer um programa com direito a jantar, cinema e bilhete de autocarro incluído (vê alguns exemplos)! Se quiseres poupar ainda mais, podes aproveitar as opções de alojamento na Universidade ou usufruir de refeições de qualidade, a preços acessíveis (a partir de 1.95 euros), numa das cantinas, restaurantes,snack-bares e grill que existem nos vários polos do campus.

Voltar ao topo


Fatores atrativos da Universidade e da cidade do Porto segundo os nossos estudantes internacionais:

  • Vida Universitária e Académica
  • Reputação e qualidade de ensino na U.Porto
  • Grande número de estudantes internacionais
  • Vida Social, Custo de vida e Segurança
  • Tradições portuguesas experienciadas
  • Oferta cultural
  • Vida dos estudantes internacionais em grupo
  • Condições geográficas (rio, oceano, clima...)

E agora, estás convencido(a)?

Voltar ao topo

Como posso manter-me a par do que acontece da Universidade?

Para acompanhares o dia-a-dia da U.Porto, convidamos-te a visitar os diferentes suportes informativos da Universidade. Para além do nosso site, não deixes de acompanhar o nosso portal noticioso e de nos seguir no Facebook, no Twitter , no Instagram ou no Youtube!

Voltar ao topo

Acabei o meu curso / período de mobilidade. E agora?

Antes de mais, esperamos ter correspondido às tuas expectativas! Se completaste um ciclo de estudos e já tens o teu diploma da U.Porto, podes contar com os serviços de apoio à empregabilidade que existem nas nossas faculdades. Como alternativa, desafiamos-te a prosseguir os teus estudos num dos nossos cursos de pós-graduação. Se fizeste um período de mobilidade e gostavas de regressar, contacta o nosso Serviço de Relações Internacionais para conhecer as oportunidades ao teu dispor.

Sabias que:
A taxa de empregabilidade dos diplomados que concluíram o seu curso na Universidade há mais de cinco anos é superior a 80%!?

Voltar ao topo

O que vou levar da minha experiência na U.Porto?

Adorávamos que fosses tu a dar-nos essa resposta depois de teres aceite o nosso desafio. Por agora, deixamos-te alguns testemunhos na primeira pessoa. INSPIRA-TE!

Histórias@U.Porto

 

Por tudo isto, não é de estranhar que:
97% dos estudantes internacionais de mobilidade da U.Porto recomendam a Universidade como a melhor experiência internacional!
Junta-te a nós!

Tens outras perguntas a fazer?

Envia-nos as tuas dúvidas para o endereço de e-mail info@up.pt. Responderemos logo que possível.

info@up.pt

Voltar ao topo