Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > MML > Informação para Candidatos

Cursos

Mestrado em Medicina Legal

Dados Gerais

Código Oficial: 6496
Sigla: MML

Diplomas

  • Mestrado em Medicina Legal (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Medicina Legal (68 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Antropologia Forense

MML112 - ECTS Compreender o impacto da Antropologia e o seu papel na Medicina Legal como vectores de uma optimizaçao da resolução de casos médico-legais. É tambem focalizada a importância da Epidemiologia Molecular na evolução da Antropologia Forense. A componente teórica envolve a revisão e discussão actual do conhecimento em Antropologia Forense a sua importância no enquadramento de todas as vertentes do cenário do crime.

Biologia Forense

MML113 - ECTS Compreender o impacto da Biologia Forense e o seu papel na Medicina Legal como vectores de uma optimizaçao da resolução de casos médico-legais, alterando comportamentos e incentivando o exercício da medicina baseada na evidência. É tambem focalizada a importância da Medicina Molecular na evolução da Biologia Forense. A componente teórica envolve a revisão e discussão actual do conhecimento em Biologia Forense, a sua importância na identificação individual, dos individuos em casos criminais ou de identificaçao de filiação.
Particular ênfase é atribuido ao desenvolvimento das competências dos profissionais envolvidos na compreensão das várias estratégias adequadas a uma melhor eficácia nas metodologias utilizadas. Outras vertentes estão previstas como são o caso do reconhecimento da Farmacogenómica e da Microbiologia como contribuintes para a Biologia Forense.

Patologia Forense

MML114 - ECTS

Proporcionar aos estudantes com diferentes formações académicas, a possibilidade de aprofundar e solidificar conhecimentos nas várias temáticas forenses que serão abordadas nesta UC. 

Pretende-se que o estudante seja capaz de desenvolver uma atuação forense rigorosa, sendo capaz de corretamente identificar, documentar e interpretar o significado médico-legal de lesões e/ou determinadas doenças, numa perspetiva integradora e baseada nos vários ramos das ciências forenses. 

Toxicologia Forense

MML111 - ECTS
Proporcionar ao aluno a possibilidade de aprofundar os seus conhecimentos no âmbito da Toxicologia Forense, designadamente na sua importância na investigação criminal, no direito do trabalho, no direito civil e no direito penal e a sua aplicabilidade na prática pericial em vários âmbitos da Medicina Legal.

Clínica Médico-Legal Cível

MML115 - ECTS

Clínica Médico-Legal do Trabalho

MML116 - ECTS

Clínica Médico-Legal Penal

MML117 - ECTS

Direito Médico

MML118 - ECTS

Proporcionar ao aluno a possibilidade de aprofundar os seus conhecimentos no âmbito deste ramo do saber, designadamente a importância no direito do trabalho, direito civil e no direito penal com ligação à prática pericial em vários âmbitos.

 

Psiquiatria Forense

MML119 - ECTS

Dissertação

MML200 - ECTS

Anatomia Patológica e Histologia

MML05 - ECTS

Estágio - Biologia Forense

MML02 - ECTS

Estágio - Clínica Médico-Legal

MML01 - ECTS

Estágio - Patologia Animal

MML04 - ECTS

Estágio - Psiquiatria Forense

MML03 - ECTS

Odontologia Forense

MML06 - ECTS

Psicologia Forense

MML07 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-02-23 às 06:15:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias