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Biologia Forense

Código: MML113     Sigla: MML113

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas
OFICIAL Ciências Químicas
OFICIAL Ciências Naturais
OFICIAL Ciências Farmacológicas

Ocorrência: 2023/2024 - 1S (de 16-10-2000 a 18-11-2023) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado em Medicina Legal

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MML 27 Plano Oficial Bolonha 2008 1 - 7 63 175

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Compreender o impacto da Biologia Forense e o seu papel na Medicina Legal como vectores de uma optimizaçao da resolução de casos médico-legais, alterando comportamentos e incentivando o exercício da medicina baseada na evidência. É tambem focalizada a importância da Medicina Molecular na evolução da Biologia Forense. A componente teórica envolve a revisão e discussão actual do conhecimento em Biologia Forense, a sua importância na identificação individual, dos individuos em casos criminais ou de identificaçao de filiação.
Particular ênfase é atribuido ao desenvolvimento das competências dos profissionais envolvidos na compreensão das várias estratégias adequadas a uma melhor eficácia nas metodologias utilizadas. Outras vertentes estão previstas como são o caso do reconhecimento da Farmacogenómica e da Microbiologia como contribuintes para a Biologia Forense.

Resultados de aprendizagem e competências

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer os exemplos mais atualizados de aplicação da Biologia Forense no sentido de uma aplicação dos conhecimentos mais recentes da Biologia e da Medicina Molecular. Nesse sentido o estudo do tema com exemplos com relevância medico-legal, como focado nos conteúdos programáticos, prepara o aluno para este desafio profissional. Além disso, o investigador forense, como outro profissional de saúde, deverá estar alerta aos novos avanços na área e estar preparado cientificamente para uma atitude critica com base científica. O aluno deverá também estar atento aos vários quadrantes que poderão afectar a eficácia e celeridade dos procedimentos laboratoriais e aquando da sua intervenção minimizar os riscos associados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Introdução à Biologia Forense

  2. Papel da Medicina Molecular na Biologia Forense

  3. Recolha de amostras biológicas e extracção de DNA

  4. Real-time polymerase chain reaction (PCR) e a quantificação do DNA

  5. Os polimorfismos genéticos e a Biologia Forense

  6. Metodologias de análise de short-tandem repeat (STR): os kits multiplex

  7. Comparação de perfis de DNA utilizando bases de dados populacionais

  8. Y-STR, mtDNA e single nucleotide polymorphism (SNP)

  9. Aplicação da análise genética em casos de paternidade, criminais ou de identificação individual

  10. Low copy number PCR

  11. Aspectos Sociais e éticos da Biologia Forense

  12. O sistema CODIS e o estudo de casos exemplificativos

  13. A implicações da Farmacogenómica para a Biologia Forense: estudo de casos


14. Virologia, a Microbiologia e a Biologia Forense

Bibliografia Obrigatória

Butler JM; Fundamentals of Forensic DNA Typing, Elsevier Academic Press, 2010
Kelly M. Elkins;; Forensic DNA Biology: A Laboratory Manual, 2012, 2012

Bibliografia Complementar

Alan Gunn; Essential Forensic Biology, 2009, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Forma de execução pedagógica: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Brainstorming sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Seminários e apresentação e discussão de trabalhos. Avaliação contínua e avaliação escrita final.

Palavras Chave

Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia humana
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia molecular
Programas gerais > Programas de base
Ciências da Saúde > Ciências Médicas
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Medicina legal
Ciências da Saúde
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia das populações

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 21,00
Total: 66,00

Obtenção de frequência

Através do controlo de assiduidade dos alunos mediante assinatura de registo de presença em cada aula. Será considerada frequência válida a presença em dois terços do número de aulas ministradas em cada módulo. Em casos excepcionais previstos na lei a frequência tradicional poderá ser substituída pela realização de trabalhos científicos.

Fórmula de cálculo da classificação final

(Exame)*0,5 + (avaliaçao presencial)*0,5

Provas e trabalhos especiais

Poderão ser realizados trabalhos monográficos do tipo resenha bibliográfica ou trabalhos de investigação científica de âmbito experimental sobre temas à escolha do aluno.

Trabalho de estágio/projeto

 

O estágio será realizado em instituições públicas ou privadas que desenvolvam ações de formação sobre temáticas afins.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Em casos excepcionais previstos na lei ou em casos devidamente justificados poderá ser realizada uma avaliação fora do contexto habitual e do calendário previsto, a qual poderá versar apenas a realização de uma prova oral sobre apuramento do grau de conhecimento do aluno, relativamente à prática teórica. Esse tipo de avaliação será determinado pela Comissão Coordenadora do Mestrado que informará o aluno sobre o assunto. No que se refere ao trabalho de investigação qualquer avaliação especial deverá ser alvo de análise pela Comissão Coordenadora do Mestrado.

Melhoria de classificação

O aluno poderá solicitar, no semestre seguinte, melhoria da classificação final de cada um dos módulos teóricos do Mestrado. Relativamente à classificação final do Mestrado, nela incluída a classificação obtida na apresentação da sua dissertação, só poderá ser concedida autorização de repetição da prova pública de apresentação da Tese de Mestrado se esta violar alguma disposição legal.

Observações

Os alunos que tenham concluído com aproveitamento o Curso de Especialização em Ciências Médico-Legais terão preferência na selecção como alunos do Curso de Mestrado em Medicina Legal deste Instituto. Os alunos que tenham concluído com aproveitamento o Curso de Especialização em Ciências Médico-Legais e com média final igual ou superior a 14 valores poderão ter equivalência a parte teórica do Mestrado em Medicina Legal, devendo frequentar três seminários com uma carga horária de 20 horas cada) destinado a completar a carga horária do Mestrado. Têm de frequentar a disciplina optativa com a carga horária de 20 horas e realizar o estágio com a carga horária de 30 horas).
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