Biologia e Ecologia Marinhas
Dinâmica de Populações
Etologia Geral e de Animais Aquáticos
Ictiologia Aplicada
Métodos de Investigação e de Comunicação
RM01 - ECTS
Apresentar e discutir o método científico e as falhas de implementação mais frequentes.
Rever, discutir e treinar formas de comunicação científica para diferentes públicos.
Apresentar e discutir bibliometria, cienciometria, informetria e sistemas de publicação.
Abordar questões de ética na investigação e da interação ciência e sociedade.
Proporcionar oportunidades de ganhar ou de melhorar competências transversais.
Oceanografia Física
Opção Livre 1S
Planeamento Experimental e Análise de Dados
RM02 - ECTS
A unidade curricular de Planeamento Experimental e Análise dos Dados, pretende oferecer aos estudantes conhecimento sobre modelos estatísticos utilizados nas ciências da vida. Serão lecionados modelos em que a variável resposta é quantitativa ou qualitativa, e as variáveis preditoras (ou explicativas) são quantitativas, qualitativas (ou ambas).
Todos os estudantes deverão ainda adquirir competências de comunicação oral e escrita, de forma a serem produtivos e eficientes em equipa. Uma exposição a aplicações da bioestatística deverá levar o estudante a ter um contacto mais próximo com a realidade profissional que encontrará e deverá também servir para motivá-lo para o processo de investigação, ou seja, todos os estudantes devem ser preparados quer em termos teóricos quer para a prática da estatística, mesmo que apenas uma parte prossiga para estudos mais avançados.
Princípios e Aplicações de Deteção Remota
Produtos Naturais Marinhos Bioativos
RM10 - ECTS
Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos sobre várias classes dos metabolitos secundários (comumente conhecidos como produtos naturais) produzidos pelos macro- e microrganismos marinhos bem como as suas potencialidades nas indústrias farmacêutica, cosmética e alimentar.
Pretende-se ainda que os estudantes adquiram ensinamentos relativos a metodologia de extração, purificação e elucidação estrutural bem como alguns ensaios para avaliar algumas atividades biológicas dos produtos naturais marinhos. Espera-se que os estudantes tenham capacidade de distinguir, identificar e avaliar várias classes de compostos bioactivos produzidos pelos organismos marinhos na aplicação industrial, como resultados de aprendizagem desta UC.
Técnicas e Aplicações de Biologia Celular e Molecular em Ciências do Mar
RM03 - ECTS
Aumentar a familiaridade dos estudantes com técnicas utilizadas para analisar amostras biológicas em biologia celular e molecular, com ênfase em animais aquáticos.
Recordar e aprofundar os princípios teóricos na base de cada técnica, bem como, fornecer protocolos e exemplificar algumas das suas aplicações mais comuns em biologia aquática.
Disponibilizar oportunidades de “saber fazer” no que diz respeito a técnicas muito usadas em biologia celular e molecular.
Técnicas e Aplicações de Química e Bioquímica em Ciências do Mar
RM11 - ECTS
O objetivo desta unidade curricular é fornecer aos estudantes um conhecimento abrangente da monitorização e avaliação do ambiente marinho, incluindo o estudo teórico e os aspetos práticos das técnicas laboratoriais, manuseamento das amostras e análise de dados. Esta unidade curricular equipará os estudantes com as competências necessárias para avaliar o impacto de agentes de stress no ecossistema marinho e sugerir medidas para a sua proteção e preservação.
Além disto, outro objetivo da unidade curricular é familiarizar os estudantes com as técnicas analíticas atuais utilizadas na monitorização e proteção do ambiente marinho e na avaliação do impacto das atividades humanas sobre ele. Isto inclui a compreensão dos critérios e métodos usados para avaliar a qualidade do ambiente marinho nos seus vários componentes, água, sedimentos e organismos vivos, bem como a análise e interpretação dos resultados obtidos e o desenvolvimento de estratégias para mitigar problemas ambientais.
A unidade curricular fornecerá experiência prática através de sessões laboratoriais, usando amostras recolhidas no campo ou em experiências laboratoriais montadas para o efeito. isto permitirá aos estudantes aplicar o conhecimento teórico adquirido e desenvolver competências para a resolução de problemas.
Bem-estar Animal em Aquacultura e Aquários Públicos
RM32 - ECTS
Pretende-se que os alunos que obtenham aprovação à UC Bem-estar Animal em Aquacultura e Aquários Públicos sejam capazes de:
(1) Conhecer os fundamentos do bem-estar animal e desenvolver um espírito crítico e de iniciativa face a situações em que o bem-estar animal pode estar comprometido.
(2) Reconhecer que o ”status “ de bem-estar animal inclui os estado físico e emocional do animal;
(3) Compreender a base teórica para as necessidades básicas dos animais aquáticos ;
(4) Discriminar comportamento normal e anormal;
(5) Compreender as potencialidades da promoção do bem-estar animal na aquacultura e nos aquários públicos
(6) Adotar uma postura crítica perante problemas colocados na prática profissional.
(7) Desenhar, desenvolver e apresentar um trabalho original resultante da avaliação de uma gama de indicadores de bem-estar de forma a identificar e melhorar problemas de bem-estar de animais aquáticos – com base nos conhecimentos adquiridos
Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação
RM24 - ECTS
Caso haja estudantes estrangeiros de países de outra língua que não o português, as aulas serão lecionadas em inglês.
Tomar conhecimento e adquirir prática em abordagens e metodologias ecotoxicológicas e ecológicas para avaliar efeitos de stressores ambientais (de origem natural e antrópica) em populações, comunidades e ecossistemas.
Estimular e desenvolver a aptidão dos estudantes para a investigação científica e o gosto pela procura do conhecimento.
Estimular e desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa, de uma forma integrada e multidisciplinar.
Promover o uso do conhecimento adquirido na resolução de problemas ecológicos e ecotoxicológicos.
Endocrinologia de Animais Aquáticos
RM25 - ECTS
As perturbações hormonais, as alterações climáticas e o aumento crescente de poluentes ambientais disruptores endócrinos são tópicos de crescente preocupação na comunidade científica e na sociedade em geral.
A endocrinologia de organismos aquáticos envolve o estudo de hormonas, e como a sua produção pode ser afetada em situações ambientais cada vez mais desbalanceadas.
Assim, os principais objetivos desta unidade curricular (UC) são fornecer novos conhecimentos sobre os principais sistemas hormonais envolvidos na diferenciação sexual, crescimento, reprodução e osmorregulação de diversos grupos de organismos aquáticos. Com a temática prevista nesta UC o estudante ficará detentor de conhecimentos que lhe permitirá participar de forma ativa e conhecedora tanto em estudos que envolvam programas de conservação biológica aquática bem como compreender os impactos impostos por poluentes ambientais sobre a fisiologia / endocrinologia destes organismos. Além disto o estudo proposto nesta UC permitirá a aquisição de competências necessárias para a tomada de ações ambientais corretivas, uma vez que serão conhecidos os principais sistemas endócrinos usados pelos organismos para comunicar e coordenar o desenvolvimento interno, a homeostasia e a resposta às mudanças ambientais.
Fitoplâncton e Zooplâncton Marinhos
Genética Aplicada
Gestão Integrada dos Oceanos
Imunologia dos Animais Aquáticos
RM23 - ECTS
Dotar os alunos de conhecimentos sobre a diversidade e evolução do sistema imunológico. Apresentar as diferenças entre os sistemas imunológicos de invertebrados e vertebrados. Dar a conhecer a especificidades do sistema imunológico de peixes (agnatos, cartilagíneos e ósseos) e dos seus principais componentes e o seu funcionamento (principais órgãos, células e moléculas imunitárias), bem como de outros animais aquáticos. Compreensão da memória imunológica e estratégias de vacinação e administração de imunoestimulantes e probióticos.
Modelação Ecológica e Ordenamento Costeiro
Oceanografia Biológica
Opção Livre 2S
Seminário em Biologia / Ecologia Marinhas
RM22 - ECTS
Aquisição e aperfeiçoamento de metodologias de pesquisa, de informação científica e técnica, de análise e de síntese escrita e oral de bibliografia especializada, numa temática da área da biologia ou ecologia marinhas.
Proporcionar a oportunidade do mestrando aprofundar conhecimentos na sua área de especialização, numa experiência de ensino-aprendizagem que, individualmente, simula em certa medida a feitura da Introdução original de uma Dissertação ou de um Relatório de Estágio de 2.º ciclo.
Toxicologia Aquática
RM31 - ECTS
Nas últimas décadas o estudo da Toxicologia Aquática tem-se desenvolvido de modo ímpar, devido ao aumento da escassez mundial de água potável e à diminuição dos recursos marinhos, tão importantes para a sustentabilidade da vida no nosso planeta. Por estas razões os objetivos principais desta unidade curricular (UC) são fornecer conhecimentos e competências nesta área multidisciplinar que integra a toxicologia com a biologia, ecologia aquática e química aquática.
Para tal, será estudado os efeitos de compostos produzidos pelo homem, bem como de outros materiais naturais e antropogénicos, com capacidade de alterar a biologia de organismos aquáticos considerando vários níveis de organização, i.e., células, organismos individualizados, comunidades e ecossistemas.
Serão considerados com alvos de estudo principais ambientes aquáticos marinhos, estuarinos e de água doce. Neste âmbito será considerado, além do estudo da qualidade da água, também o das matrizes a si associadas, como sedimentos e materiais em suspensão.
A realização e aplicação de testes de toxicidade (aguda, subaguda e crónica) estandardizados serão enfatizados ao longo da UC. Estes testes permitem avaliar endpoints, como sejam sobrevivência, crescimento e reprodução de organismos aquáticos escolhidos especificamente devido à sua elevada importância ecológica e sensibilidade. A aplicação de bioindicadores e biomarcadores também serão considerados como meios de investigação da toxicidade aquática.
Finalmente serão fornecidas as ferramentas para a avaliação de riscos em ambientes aquáticos poluídos.
Dissertação / Estágio
RMDIS01 - ECTS
Aquisição de metodologias de pesquisa e análise de questões científicas, através da execução de trabalhos com base em metodologia científica, experimental ou de outra natureza, baseada em projetos previamente elaborados, análise e discussão dos dados obtidos e apresentação dos resultados sob a forma oral e escrita.
Em alternativa, no caso de trabalhos com base num estágio, integração num contexto de uma empresa, centro de investigação ou entidades do estado, desenvolvendo o seu plano de tarefas nessa instituição de forma a poderem ganhar conhecimentos, aptidões e competências nas áreas específicas de interesse e do domínio da entidade, contribuindo para ações/metas de inovação previamente acordadas com a instituição.
Biologia e Ecologia Marinhas
Dinâmica de Populações
Etologia Geral e de Animais Aquáticos
Ictiologia Aplicada
Métodos de Investigação e de Comunicação
RM01 - ECTS
Apresentar e discutir o método científico e as falhas de implementação mais frequentes.
Rever, discutir e treinar formas de comunicação científica para diferentes públicos.
Apresentar e discutir bibliometria, cienciometria, informetria e sistemas de publicação.
Abordar questões de ética na investigação e da interação ciência e sociedade.
Proporcionar oportunidades de ganhar ou de melhorar competências transversais.
Oceanografia Física
Opção Livre 1S
Planeamento Experimental e Análise de Dados
RM02 - ECTS
A unidade curricular de Planeamento Experimental e Análise dos Dados, pretende oferecer aos estudantes conhecimento sobre modelos estatísticos utilizados nas ciências da vida. Serão lecionados modelos em que a variável resposta é quantitativa ou qualitativa, e as variáveis preditoras (ou explicativas) são quantitativas, qualitativas (ou ambas).
Todos os estudantes deverão ainda adquirir competências de comunicação oral e escrita, de forma a serem produtivos e eficientes em equipa. Uma exposição a aplicações da bioestatística deverá levar o estudante a ter um contacto mais próximo com a realidade profissional que encontrará e deverá também servir para motivá-lo para o processo de investigação, ou seja, todos os estudantes devem ser preparados quer em termos teóricos quer para a prática da estatística, mesmo que apenas uma parte prossiga para estudos mais avançados.
Princípios e Aplicações de Deteção Remota
Produtos Naturais Marinhos Bioativos
RM10 - ECTS
Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos sobre várias classes dos metabolitos secundários (comumente conhecidos como produtos naturais) produzidos pelos macro- e microrganismos marinhos bem como as suas potencialidades nas indústrias farmacêutica, cosmética e alimentar.
Pretende-se ainda que os estudantes adquiram ensinamentos relativos a metodologia de extração, purificação e elucidação estrutural bem como alguns ensaios para avaliar algumas atividades biológicas dos produtos naturais marinhos. Espera-se que os estudantes tenham capacidade de distinguir, identificar e avaliar várias classes de compostos bioactivos produzidos pelos organismos marinhos na aplicação industrial, como resultados de aprendizagem desta UC.
Técnicas e Aplicações de Biologia Celular e Molecular em Ciências do Mar
RM03 - ECTS
Aumentar a familiaridade dos estudantes com técnicas utilizadas para analisar amostras biológicas em biologia celular e molecular, com ênfase em animais aquáticos.
Recordar e aprofundar os princípios teóricos na base de cada técnica, bem como, fornecer protocolos e exemplificar algumas das suas aplicações mais comuns em biologia aquática.
Disponibilizar oportunidades de “saber fazer” no que diz respeito a técnicas muito usadas em biologia celular e molecular.
Técnicas e Aplicações de Química e Bioquímica em Ciências do Mar
RM11 - ECTS
O objetivo desta unidade curricular é fornecer aos estudantes um conhecimento abrangente da monitorização e avaliação do ambiente marinho, incluindo o estudo teórico e os aspetos práticos das técnicas laboratoriais, manuseamento das amostras e análise de dados. Esta unidade curricular equipará os estudantes com as competências necessárias para avaliar o impacto de agentes de stress no ecossistema marinho e sugerir medidas para a sua proteção e preservação.
Além disto, outro objetivo da unidade curricular é familiarizar os estudantes com as técnicas analíticas atuais utilizadas na monitorização e proteção do ambiente marinho e na avaliação do impacto das atividades humanas sobre ele. Isto inclui a compreensão dos critérios e métodos usados para avaliar a qualidade do ambiente marinho nos seus vários componentes, água, sedimentos e organismos vivos, bem como a análise e interpretação dos resultados obtidos e o desenvolvimento de estratégias para mitigar problemas ambientais.
A unidade curricular fornecerá experiência prática através de sessões laboratoriais, usando amostras recolhidas no campo ou em experiências laboratoriais montadas para o efeito. isto permitirá aos estudantes aplicar o conhecimento teórico adquirido e desenvolver competências para a resolução de problemas.
Bem-estar Animal em Aquacultura e Aquários Públicos
RM32 - ECTS
Pretende-se que os alunos que obtenham aprovação à UC Bem-estar Animal em Aquacultura e Aquários Públicos sejam capazes de:
(1) Conhecer os fundamentos do bem-estar animal e desenvolver um espírito crítico e de iniciativa face a situações em que o bem-estar animal pode estar comprometido.
(2) Reconhecer que o ”status “ de bem-estar animal inclui os estado físico e emocional do animal;
(3) Compreender a base teórica para as necessidades básicas dos animais aquáticos ;
(4) Discriminar comportamento normal e anormal;
(5) Compreender as potencialidades da promoção do bem-estar animal na aquacultura e nos aquários públicos
(6) Adotar uma postura crítica perante problemas colocados na prática profissional.
(7) Desenhar, desenvolver e apresentar um trabalho original resultante da avaliação de uma gama de indicadores de bem-estar de forma a identificar e melhorar problemas de bem-estar de animais aquáticos – com base nos conhecimentos adquiridos
Economia, Contabilidade e Gestão
Gestão Integrada dos Oceanos
Imunologia dos Animais Aquáticos
RM23 - ECTS
Dotar os alunos de conhecimentos sobre a diversidade e evolução do sistema imunológico. Apresentar as diferenças entre os sistemas imunológicos de invertebrados e vertebrados. Dar a conhecer a especificidades do sistema imunológico de peixes (agnatos, cartilagíneos e ósseos) e dos seus principais componentes e o seu funcionamento (principais órgãos, células e moléculas imunitárias), bem como de outros animais aquáticos. Compreensão da memória imunológica e estratégias de vacinação e administração de imunoestimulantes e probióticos.
Nutrição e Tecnologia dos Alimentos Compostos
RM17 - ECTS
Com esta unidade curricular pretende-se assegurar formação específica no domínio da nutrição e alimentação dos peixes.
Opção Livre 2S
Patologia e Controlo Sanitário de Animais Aquáticos
RM18 - ECTS
1. Apresentar conceitos fundamentais subjacentes a processos patológicos gerais e como estes se podem manifestar nos tecidos, órgãos e sistemas de vertebrados e dos peixes em particular.
2. Descrever as principais parasitoses, viroses e bacterioses observadas em peixes, tanto selvagens como em piscicultura.
3. Introduzir os estudantes à sanidade e salubridade de animais aquáticos, sobretudo de interesse comercial, com particular ênfase em aspetos práticos das patologias e do controlo sanitário de peixes, bivalves e crustáceos.
Produção de Peixes Ornamentais
Seminário em Aquacultura / Pescas
RM12 - ECTS
Aquisição e aperfeiçoamento de metodologias de pesquisa, de análise e de síntese escrita e oral de bibliografia especializada, em determinada temática da área da aquacultura e pescas.
Proporcionar a oportunidade do mestrando aprofundar conhecimentos na sua área de especialização, numa experiência de ensino-aprendizagem que, individualmente, simula em certa medida a feitura da Introdução original de uma Dissertação ou de um Relatório de Estágio de 2.º ciclo.
Sistemas de Produção Aquática e Aquacultura
Tecnologia das Pescas e Avaliação dos Recursos Pesqueiros
RM20 - ECTS
Os estudantes devem compreender as caraterísticas, as operações, os desafios e as perspectivas futuras da atividade geral das pescas mundiais (industrial e artesanal), com ênfase nas pescas europeias e portuguesas (continentais e das ilhas). O objetivo é também que conheçam e compreendam a justificação, o planeamento, os cálculos principais, a avaliação, a aplicação prática e as consequências das principias medidas de gestão sustentável dos stocks de espéices aquáticas.
Tecnologia e Segurança Alimentar dos Produtos da Pesca
RM21 - ECTS
Preparar os estudantes para um desempenho profissional, a nível técnico e científico, nas diversas áreas integrantes da Tecnologia do Pescado e dos Produtos da Pesca e Aquacultura, com ênfase na Segurança Alimentar, a componente mais atual e com mais potencial futuro. Pretende-se que os estudantes se familiarizem com os conceitos teóricos principais (revendo conceitos dos 1ºs ciclos e/ou contactando-os pela primeira vez), e também proporcionar-lhes um contacto direto com a indústria de transformação de pescado, através de visitas a locais representativos deste sector de actividade. Os estudantes deverão saber descrever, de uma forma crítica, as características e composição geral do pescado, a sua degradação e os métodos de conservação e processamento mais comuns, bem como os principais métodos de avaliação da sua qualidade e os problemas de segurança alimentar específicos deste tipo de alimentos.
Dissertação / Estágio
RMDIS02 - ECTS
Aquisição de metodologias de pesquisa e exame de questões científicas, através da execução de trabalhos com base em metodologia científica, experimental ou de outra natureza, baseada em projetos previamente elaborados, análise e discussão dos dados obtidos e apresentação dos resultados sob a forma oral e escrita.
Em alternativa, no caso de trabalhos com base num estágio, integração num contexto de uma empresa, centro de investigação ou entidades do estado, desenvolvendo o seu plano de tarefas nessa instituição de forma a poderem ganhar conhecimentos, aptidões e competências nas áreas específicas de interesse e do domínio da entidade, contribuindo para ações/metas de inovação previamente acordadas com a instituição.