Código Oficial: | 9708 |
Sigla: | LCMA |
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos gerais sobre a morfologia, funções e biogénese das estruturas citoplasmáticas e nucleares existentes nas células eucarióticas.
Compreensão dos principais processos geológicos promovidos por uma geodinâmica global que integra a génese, composição e evolução do nosso Planeta, assumindo a Terra como um sistema aberto no qual os processos ocorrem num ciclo interactivo envolvendo uma dinâmica interna e uma dinâmica externa cujos efeitos se manifestam na atmosfera, na biosfera e nos oceanos. Reconhecimento da importância da Geologia na gestão dos recursos naturais do fundo dos oceanos e na prevenção dos riscos naturais relacionados com a actividade marinha nos sistemas litorais.
Pretende-se suscitar a aprendizagem de conceitos fundamentais para compreensão do estudo do comportamento animal com o objetivo de:
(1) analisar, numa perspetiva histórica, o início do estudo sistematizado do comportamento animal e os grandes sistemas comportamentais, comuns às várias espécies e
(2) aplicar os conhecimentos desta ciência a situações práticas.
Os alunos desenvolverão trabalhos com o objetivo de consolidar os conhecimentos adquiridos na vertente teórica da disciplina e promover as capacidades de reflexão.
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos gerais sobre os conceitos fundamentais da oceanografia física, circulação global, fenómenos costeiros e métodos de obtenção e tratamento de dados meteorológicos e oceanográficos por meio de aulas teóricas e práticas
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos gerais sobre algas e protozoários, sua diversidade biológica, ciclos de vida, taxonomia e relações filogenéticas.
A Biologia de Vertebrados I é uma disciplina basilar do Curso de Ciências do Meio Aquático que tem como objectivo dar aos alunos as bases biológicas para que futuro possam desenvolver com eficácia o seu trabalho com vertebrados. Para tal, esta disciplina aborda os aspectos gerais da evolução dos seres vivos ao longo da vida na Terra, passando à sistemática dos grupos actuais, ao desenvolvimento ontogénico e, finalmente aos aspectos de morfologia funcional, nos quais são dadas as matérias relacionadas com o movimento a alimentação, a respiração e a circulação, abordando para cada um os respectivos aparelhos e tecidos e respectivas funções. Durante esta UC, dar-se-á prioridade à aprendizagem dos grupos de peixes, anfíbios e répteis, ficando as aves e mamíferos para a UC Biologia de Vertebrados II.
O objetivo é expor os alunos à biodiversidade de animais invertebrados e levá-los a refletir sobre a sua evolução, morfologia, fisiologia, aplicabilidade e relevância ecológica.
O principal objetivo desta unidade curricular é o estudo dos aspetos morfológicos das plantas vasculares. Além disso, também é estudada a reprodução e desenvolvimento das plantas vasculares, assim como a sua evolução, filogenia e taxonomia. Os estudantes deverão ainda adquirir conhecimentos gerais sobre fungos, líquenes e briófitos.
Descrição dos Arthropoda, Echinodermata, Hemicordata e Chordata - Grupo Protochordata. Características gerais dos filos e estudo das suas classes. Biologia e estabelecimento de relações filogenéticas.
Os principais objetivos desta unidade curricular são o estudo da fisiologia vegetal e das adaptações que permitem às plantas vasculares viverem em meios aquáticos e nas dunas do litoral.
Ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura dos tecidos e de órgãos, a nível da microscopia, sobretudo óptica, e sempre que oportuno também electrónica, e sobre a respectiva histofisiologia. Deste modo, são lançadas as bases de conhecimento e promovidas competências para uma melhor compreensão da Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Imunologia, Patologia, etc. A componente prática está baseada no estudo de preparações de tecidos e órgãos normais, sujeitos diretamente ao microscópio óptico ou indiretamente, via imagens dele retiradas por meios digitais.
Pretende-se ainda demonstrar a importância e a aplicação de se saber a histologia normal dos tecidos e dos órgãos perante as potenciais modificações da mesma, bem como estimular os estudantes a fazerem uma integração morfofuncional dos conhecimentos adquiridos e a adquirir, e de usar a sua criatividade no planeamento de projetos multidisciplinares, que integrem uma componente histológica.
Por fim, se o tempo o permitir, visa-se lecionar bases de embriologia geral (descritiva e de biologia de desenvolvimento) bem como de organismos modelo mais simples (invertebrados) que permitem ao estudante não só compreender a sua importância como aceder e compreender, posteriormente, a embriologia geral e especial de organimos mais complexos (vertebrados).
No final deste curso de Microbiologia, pretende-se que os alunos sejam capazes de: Reconhecer a importância da Microbiologia na sua vida prática, no ambiente do planeta, na saúde de plantas e animais e no desenvolvimento de outras Ciências Biomédicas; Enunciar as características estruturais básicas conhecidas hoje para os vírus e bactérias; Citar diferentes estratégias usadas por diferentes bactérias para a obtenção de energia e de elementos para a biossíntese; Explicar em quê que diferem as bactérias dos organismos eucariotas em termos de organização genética e troca de material genético entre indivíduos; Reconhecer fatores de virulência microbiana; Enunciar os principais componentes dos sistemas de defesa contra infeções presentes em animais vertebrados; Citar mecanismos de atuação de alguns dos antibióticos presentemente disponíveis ; Explicar como surgem as resistências bacterianas aos antibióticos e como pode ser evitado esse surgimento. Executar corretamente a técnica asséptica de manipulação de microrganismos; Usar corretamente o microscópio ótico para a observação de microrganismos; Usar diferentes técnicas de coloração para a visualização e classificação de microrganismos; Usar de forma apropriada os testes metabólicos para a identificação microbiana; Quantificar as bactérias e fagos presentes numa amostra. Encontrar de forma eficaz e crítica as fontes bibliográficas que lhes permitam atualizar estes conhecimentos ao longo dos anos.
Os princípios fundamentais da Química serão abordados e estudados com especial ênfase na descrição química quantitativa quer de sistemas de águas naturais bem como de águas não-naturais. Dos tópicos principais destacaremos os seguintes: Química e Transformação; Estequiometria e balanços de massa; Energia e transformação, espontaneidade, entropia e função de Gibbs; Equilíbrios de fases, Equilíbrio químico; Velocidade das transformações químicas. Equilíbrios de Ácido-Base, Equilíbrios Químicos envolvendo a Precipitação/Dissolução de minerais, os processos de transferência de electrões e a Complexação de Metais e a Formação de Compostos de Coordenação. Tratamento quantitativo rigoroso de todas as anteriores ocorrências de fenómenos de Equilíbrio Químico, com vista a uma descrição quantitativa da composição do meio aquático e a sua evolução, de modo a que a a especiação das substâncias que o integram possam ser adequadamente descritas e caraterizadas. Para além disto, um conjunto de trabalhos laboratoriais são oferecidos para apresentar aos estudantes as principais técnicas analíticas usadas nos laboratórios de química analítica e química ambiental.
Na continuação da unidade de Histologia e Embriologia Comparada I, ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura das células, dos tecidos e dos órgãos (agora com enfâse nestes últimos), a nível da microscopia, sobretudo óptica, e por vezes também electrónica, e sobre a respectiva histofisiologia. Deste modo, são lançadas as bases de conhecimento e promovidas competências para uma melhor compreensão da Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Imunologia, Patologia, etc. A componente prática é baseada no estudo de preparações de tecidos e de órgãos normais, diretamente ao microscópio óptico ou indiretamente, via imagens dele retiradas por meios digitais.
Pretende-se ainda demonstrar a importância e a aplicação de se saber a histologia normal dos tecidos e dos órgãos perante as potenciais modificações da mesma, bem como estimular os estudantes a fazerem uma integração morfofuncional dos conhecimentos adquiridos e a adquirir, e de usar a sua criatividade na interpretação de resultados de projetos científicos, multidisciplinares, que componentes histológicas ou embriológicos.
Por fim, visa-se lecionar bases complementares de embriologia geral e especial, agora com enfâse nesta, englobando aspetos descritivos e de biologia de desenvolvimento e visando o estudos de alguns organismos modelo. Pretende-se dotar o estudante de conhecimentos que permitam compreender a organogénese e a estrutura e o normal posicionamento dos tecidos e órgãos no animal adulto. Pretende-se ainda que os estudantes tenham a capacidade de discernir sobre os possíveis eventos que possam gerar modificações teratológicas.
Pretende-se neste curso demonstrar as principais transformações dos compostos de carbono, e demonstrar a sua influência na Biologia Molecular e na Química do Ambiente. Assim, são seus Objectivos Principais:
- O estudo da estrutura tridimensional das principais classes de compostos de carbono;
- A relação entre a Química, a Biologia Molecular e o Ambiente através do estudo de casos exemplos representativos.
É objetivo da unidade curricular de Bioestatística que todos os estudantes adquiram conhecimentos dos princípios gerais da estatística (descritiva e inferencial) assim como conhecimento dos métodos de estatística básica. Todos os estudantes deverão ainda adquirir competências de comunicação oral e escrita, de forma a serem produtivos e eficientes em equipa. Uma primeira exposição a aplicações da bioestatística deverá levar o estudante a ter um contacto mais próximo com a realidade profissional que encontrará e deverá também servir para motivá-lo para o processo de investigação, ou seja, todos os estudantes devem ser preparados quer em termos teóricos quer para a prática da estatística, mesmo que apenas uma parte prossiga para estudos mais avançados.
O programa da unidade curricular de Biofísica e Bioquímica tem por objectivos preparar os alunos para a compreensão dos princípios fundamentais da Física e suas aplicações na biologia, assim como do metabolismo intermediário e mecanismos de regulação das vias metabólicas. É realçada a importância das vias de transdução de sinal utilizadas pelas células para receber, processar, amplificar e integrar diversos sinais extracelulares. O aluno utiliza conhecimentos básicos para discutir disfunções associadas a traumas e condições específicas.
A disciplina também tem como objectivo facultar aos alunos os conhecimentos teóricos e práticos necessários para a utilização correcta de um conjunto de técnicas experimentais que se baseiam em princípios físicos e de técnicas utilizadas na caracterização bioquímica de células, organelos, proteínas e metabolitos.
A Fisiologia estuda as funções dos organismos vivos. Uma abordagem comparativa das diferentes soluções apresentadas por diferentes organismos, na sua adaptação a um ambiente específico e limitante, permite uma melhor compreensão dos princípios gerais dos vários mecanismos homeostáticos envolvidos. A obtenção de informação (do meio ambiente e do próprio organismo), a sua integração e finalmente a regulação de todas as funções vitais permite, numa visão comparada e evolutiva, perceber o porquê e como respondem os seres vivos aos problemas encontrados no seu meio ambiente. Desta forma, a presente disciplina tem como objectivo principal o capacitar os alunos a compreender como as actividades dos vários sistemas fisiológicos estão integrados para a adaptação de um organismo a diferentes meios ambientes.
Na sequência dos conhecimentos de anatomia, histologia e fisiologia animal comparada previamente adquiridos, projeta-se agora abordar, numa perspetiva mais particular, aspetos relativos à fisiologia de animais aquáticos, com enfâse em peixes, mas cobrindo também tópicos selecionados de moluscos, de crustáceos e de mamíferos aquáticos.
Com a abordagem preconizada pretende-se uma enfâse de integração de aspetos de endocrinologia, designadamente a com interesse aplicado às áreas da reprodução e do crescimento. Elege-se como preocupação pedagógica central a capacidade do estudante ser um elemento ativo na procura de conhecimentos e a exploração de temas inéditos do âmbito da unidade, recorrendo sistematicamente aos conhecimentos que possui da sua vivência como estudante de ciências do meio aquático.
Esta unidade curricular pretende que os alunos adquiram, compreendam e apliquem um conjunto de conhecimentos na área da Ictiologia e Biologia Pesqueira, dotando-os de competências essências a um profissional da área das Ciências do Meio Aquático. A unidade curricular procura dar a conhecer aos alunos a origem, evolução e diferenciação dos diferentes grupos de peixes, com destaque para as suas adaptações anátomo-fisiológicas e à interligação funcional dos diversos sistemas de órgãos que contribuem para a homeostasia corporal e resiliência ambiental. Pretende-se ainda fazer uma ponte entre duas áreas disciplinares distintas, dando-se particular enfâse a um conjunto de conceitos e ferramentas atuais de interesse ictiológico com particular relevância na Biologia Pesqueira, e que em certa medida dotam os alunos de competências cientifico-tecnológicas para compreender as bases de uma exploração racional e sustentada dos recursos haliêuticos.
As aulas de Química do Ambiente pretendem transmitir aos alunos os conhecimentos científicos que explicam alguns fenómenos do quotidiano, em particular os processos químicos naturais nos diferentes componentes do meio ambiente: o solo e os sedimentos, a água e a atmosfera. O segundo objetivo principal é compreender de que modo esses processos naturais podem ser alterados pela ação humana provocando contaminação e/ou poluição. Neste âmbito, um capítulo sobre compostos tóxicos será abordado apresentando diferentes grupos de poluentes e as propriedades físico-químicas que vão determinar o seu destino no ambiente.
O desenvolvimento da capacidade de aplicação prática dos conceitos teóricos é outro objetivo da unidade curricular. Deste modo uma forte componente prática permitirá o contacto e o manuseamento de equipamento analítico de rotina e mais específico dando aos alunos a oportunidade de verem aplicados em experiências laboratoriais alguns dos conceitos adquiridos, fornecendo-lhes as ferramentas básicas para poderem selecionar e aplicar metodologias adequadas à resolução de problemas concretos bem como o desenvolvimento da avaliação crítica de resultados obtidos e a utilização do método científico.
Atualmente, a cultura de organismos aquáticos para consumo direto, repovoamento ou outros fins é o setor de produção animal de maior crescimento e diversificação. O objetivo desta disciplina é desenvolver nos estudantes a capacidade para poder participar ativamente na gestão dos sistemas de produção comumente utilizados e familiarizar-se com as alternativas de maneio que são requisitos essenciais na rentabilidade destes investimentos. A ênfase é colocada na seleção responsável e uso seguro de materiais, equipamentos e técnicas de manuseamento de pescado tendo os estudantes a oportunidade de realizar atividades práticas associadas aos aspetos mais relevantes da aquicultura. Deslocações a indústrias e organizações estatais habilitam os estudantes acerca das diferentes técnicas de cultura.
O objectivo principal desta unidade curricular é ministrar conhecimentos e desenvolver competências na área da Toxicologia Ambiental. Estes saberes abarcam as temáticas da toxicologia geral, avaliação de riscos, respostas e mecanismos envolvidos na desintoxicação de vários tipos/classes de compostos (e.g., PAHs, PCBs, pesticidas, metais, dioxinas/dibenzofuranos, estrogénios naturais e de síntese, produtos farmacêuticos). Será ainda dado ênfase ao papel dos biomarcadores e sua utilidade em toxicologia ambiental.
É esperado que os alunos ganhem competências na área de estudo, sendo capazes de auxiliar na avaliação de situações de risco, na proposta de soluções para a sua prevenção e saber identificar os meios analíticos para diagnóstico do grau de poluição ambiental.
Oferecer a oportunidade de formação numa área de interesse do estudante, não coberta pela oferta de unidades curriculares obrigatórias. Pretende-se desenvolver competências de decisão, a par de competências científico-técnicas.
Proporcionar conhecimentos sobre os métodos e técnicas a utilizar no tratamento de águas. Fornecer capacidades para tomadas de decisão no âmbito da avaliação, conceção, construção, operação e manutenção de sistemas de tratamento de água de consumo e águas residuais.
Oferecer a oportunidade de formação numa área de interesse do estudante, não coberta pela oferta de unidades curriculares obrigatórias. Pretende-se desenvolver competências de decisão, a par de competências científico-técnicas.
Fornecer aos alunos as bases e o treino para um raciocínio claro no âmbito dos métodos de manuseamento e transformação do pescado, bem como uma perspectiva moderna da sua qualidade e respectiva envolvente técnica e científica, de forma a que o seu desempenho profissional nesta área possa beneficiar dessa experiência prévia, sobretudo através do desenvolvimento de um espírito crítico sobre os temas abordados. Pretende-se também proporcionar aos alunos o contacto com a realidade profissional da produção de pescado e respectiva qualidade, através de visitas a locais representativos deste sector de actividade. Os alunos deverão saber descrever, de uma forma crítica, as características e composição geral do pescado, a sua degradação e os métodos de processamanto mais comuns, bem como os principais métodos de avaliação da sua qualidade. Nesta última vertente, deverão saber descrever as fases gerais da história da Qualidade e os principais conceitos actuais desta área técnica.