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Cursos

Ciências do Meio Aquático

Dados Gerais

Código Oficial: 9708
Sigla: LCMA

Diplomas

  • Licenciatura em Ciências do Meio Aquático (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Ecologia Geral

MA112 - ECTS

Estrutura e Função Celular

MA113 - ECTS

Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos gerais sobre a morfologia, funções e biogénese das estruturas citoplasmáticas e nucleares existentes nas células eucarióticas.

Geologia Marinha

MA115 - ECTS

Compreensão dos principais processos geológicos promovidos por uma geodinâmica global que integra a génese, composição e evolução do nosso Planeta, assumindo a Terra como um sistema aberto no qual os processos ocorrem num ciclo interactivo envolvendo uma dinâmica interna e uma dinâmica externa cujos efeitos se manifestam na atmosfera, na biosfera e nos oceanos. Reconhecimento da importância da Geologia na gestão dos recursos naturais do fundo dos oceanos e na prevenção dos riscos naturais relacionados com a actividade marinha nos sistemas litorais.

Etologia

MA117 - ECTS

Pretende-se suscitar a aprendizagem de conceitos fundamentais para compreensão do estudo do comportamento animal com o objetivo de:
(1) analisar, numa perspetiva histórica, o início do estudo sistematizado do comportamento animal e os grandes sistemas comportamentais, comuns às várias espécies e
(2) aplicar os conhecimentos desta ciência a situações práticas.
Os alunos desenvolverão trabalhos com o objetivo de consolidar os conhecimentos adquiridos na vertente teórica da disciplina e promover as capacidades de reflexão.

Oceanografia Física

MA116 - ECTS

Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos gerais sobre os conceitos fundamentais da oceanografia física, circulação global, fenómenos costeiros e métodos de obtenção e tratamento de dados meteorológicos e oceanográficos por meio de aulas teóricas e práticas

Protistas

MA114 - ECTS

Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos gerais sobre algas e protozoários, sua diversidade biológica, ciclos de vida, taxonomia e relações filogenéticas.

Biologia de Vertebrados I

MA122 - ECTS

A Biologia de Vertebrados I é uma disciplina basilar do Curso de Ciências do Meio Aquático que tem como objectivo dar aos alunos as bases biológicas para que futuro possam desenvolver com eficácia o seu trabalho com vertebrados. Para tal, esta disciplina aborda os aspectos gerais da evolução dos seres vivos ao longo da vida na Terra, passando à sistemática dos grupos actuais, ao desenvolvimento ontogénico e, finalmente aos aspectos de morfologia funcional, nos quais são dadas as matérias relacionadas com o movimento a alimentação, a respiração e a circulação, abordando para cada um os respectivos aparelhos e tecidos e respectivas funções. Durante esta UC, dar-se-á prioridade à aprendizagem dos grupos de peixes, anfíbios e répteis, ficando as aves e mamíferos para a UC Biologia de Vertebrados II.

Biologia dos Invertebrados I

MA127 - ECTS

O objetivo é expor os alunos à biodiversidade de animais invertebrados e levá-los a refletir sobre a sua evolução, morfologia, fisiologia, aplicabilidade e relevância ecológica.

Biologia Vegetal I

MA124 - ECTS

O principal objetivo desta unidade curricular é o estudo dos aspetos morfológicos das plantas vasculares. Além disso, também é estudada a reprodução e desenvolvimento das plantas vasculares, assim como a sua evolução, filogenia e taxonomia. Os estudantes deverão ainda adquirir conhecimentos gerais sobre fungos, líquenes e briófitos.

Biologia de Vertebrados II

MA123 - ECTS Esta unidade curricular pretende que os alunos adquiram, compreendam e apliquem um conjunto de conhecimentos na área da Biologia dos Vertebrados, dotando-os de competências essências a um profissional da área das Ciências do Meio Aquático. A unidade curricular procura dar a conhecer aos alunos a origem, evolução e diferenciação das diferentes classes de vertebrados, em particular as aves e mamíferos, isto no seguimento da U.C. de Biologia dos Vertebrados I, com destaque para as suas adaptações anátomo-fisiológicas e interligação funcional dos diversos sistemas de órgãos que contribuem para a sua homeostasia corporal.  Foco particular será dado aos organismos aquáticos incluídos nesta classe de vertebrados face ao cariz do curso. Pretende-se ainda fazer uma ponte com outras áreas disciplinares específicas, como sejam Ictiologia, Ecologia e Fisiologia, entre outras, de forma a que os alunos compreendam as bases de uma exploração racional e sustentada dos recursos animais, e as adaptações que garantem aos vertebrados uma elevada resiliência ambiental num mundo impactado pela accão humana.

Biologia dos Invertebrados II

MA128 - ECTS

Descrição dos Arthropoda, Echinodermata, Hemicordata e Chordata - Grupo Protochordata. Características gerais dos filos e estudo das suas classes. Biologia e estabelecimento de relações filogenéticas.

Biologia Vegetal II

MA125 - ECTS

Os principais objetivos desta unidade curricular são o estudo da fisiologia vegetal e das adaptações que permitem às plantas vasculares viverem em meios aquáticos e nas dunas do litoral.

 

Histologia e Embriologia Comparada I

MA215 - ECTS

Ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura dos tecidos e de órgãos, a nível da microscopia, sobretudo óptica, e sempre que oportuno também electrónica, e sobre a respectiva histofisiologia. Deste modo, são lançadas as bases de conhecimento e promovidas competências para uma melhor compreensão da Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Imunologia, Patologia, etc. A componente prática está baseada no estudo de preparações de tecidos e órgãos normais, sujeitos diretamente ao microscópio óptico ou indiretamente, via imagens dele retiradas por meios digitais.

Pretende-se ainda demonstrar a importância e a aplicação de se saber a histologia normal dos tecidos e dos órgãos perante as potenciais modificações da mesma, bem como estimular os estudantes a fazerem uma integração morfofuncional dos conhecimentos adquiridos e a adquirir, e de usar a sua criatividade no planeamento de projetos multidisciplinares, que integrem uma componente histológica.

Por fim, se o tempo o permitir, visa-se lecionar bases de embriologia geral (descritiva e de biologia de desenvolvimento) bem como de organismos modelo mais simples (invertebrados) que permitem ao estudante não só compreender a sua importância como aceder e compreender, posteriormente, a embriologia geral e especial de organimos mais complexos (vertebrados).

Microbiologia

MA225 - ECTS

No final deste curso de Microbiologia, pretende-se que os alunos sejam capazes de: Reconhecer a importância da Microbiologia na sua vida prática, no ambiente do planeta, na saúde de plantas e animais e no desenvolvimento de outras Ciências Biomédicas; Enunciar as características estruturais básicas conhecidas hoje para os vírus e bactérias; Citar diferentes estratégias usadas por diferentes bactérias para a obtenção de energia e de elementos para a biossíntese; Explicar em quê que diferem as bactérias dos organismos eucariotas em termos de organização genética e troca de material genético entre indivíduos; Reconhecer fatores de virulência microbiana; Enunciar os principais componentes dos sistemas de defesa contra infeções presentes em animais vertebrados; Citar mecanismos de atuação de alguns dos antibióticos presentemente disponíveis ; Explicar como surgem as resistências bacterianas aos antibióticos e como pode ser evitado esse surgimento. Executar corretamente a técnica asséptica de manipulação de microrganismos; Usar corretamente o microscópio ótico para a observação de microrganismos; Usar diferentes técnicas de coloração para a visualização e classificação de microrganismos; Usar de forma apropriada os testes metabólicos para a identificação microbiana; Quantificar as bactérias e fagos presentes numa amostra. Encontrar de forma eficaz e crítica as fontes bibliográficas que lhes permitam atualizar estes conhecimentos ao longo dos anos.

Química-física e Inorgânica

MA217 - ECTS

Os princípios fundamentais da Quí­mica serão abordados e estudados com especial ênfase na descrição quí­mica quantitativa quer de sistemas de águas naturais bem como de águas não-naturais. Dos tópicos principais destacaremos os seguintes: Quí­mica e Transformação; Estequiometria e balanços de massa; Energia e transformação, espontaneidade, entropia e função de Gibbs; Equilíbrios de fases, Equilí­brio químico; Velocidade das transformações quí­micas. Equilíbrios de Ácido-Base, Equilí­brios Quí­micos envolvendo a Precipitação/Dissolução de minerais, os processos de transferência de electrões e a Complexação de Metais e a Formação de Compostos de Coordenação. Tratamento quantitativo rigoroso de todas as anteriores ocorrências de fenómenos de Equilíbrio Químico, com vista a uma descrição quantitativa da composição do meio aquático e a sua evolução, de modo a que a a especiação das substâncias que o integram possam ser adequadamente descritas e caraterizadas. Para além disto, um conjunto de trabalhos laboratoriais são oferecidos para apresentar aos estudantes as principais técnicas analíticas usadas nos laboratórios de química analítica e química ambiental.

Biologia Molecular

MA222 - ECTS
Os objectivos são, na área da Biologia Molecular:

1- Formar uma matriz de análise de conhecimentos
2- Transmitir conhecimentos
3- Capacitar o aluno para resolver problemas teórico-práticos.
4- Tornar o aluno familiar com o laboratório e o trabalho laboratorial.

Histologia e Embriologia Comparada II

MA216 - ECTS

Na continuação da unidade de Histologia e Embriologia Comparada I, ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura das células, dos tecidos e dos órgãos (agora com enfâse nestes últimos), a nível da microscopia, sobretudo óptica, e por vezes também electrónica, e sobre a respectiva histofisiologia. Deste modo, são lançadas as bases de conhecimento e promovidas competências para uma melhor compreensão da Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Imunologia, Patologia, etc. A componente prática é baseada no estudo de preparações de tecidos e de órgãos normais, diretamente ao microscópio óptico ou indiretamente, via imagens dele retiradas por meios digitais.

Pretende-se ainda demonstrar a importância e a aplicação de se saber a histologia normal dos tecidos e dos órgãos perante as potenciais modificações da mesma, bem como estimular os estudantes a fazerem uma integração morfofuncional dos conhecimentos adquiridos e a adquirir, e de usar a sua criatividade na interpretação de resultados de projetos científicos, multidisciplinares, que componentes histológicas ou embriológicos.

Por fim, visa-se lecionar bases complementares de embriologia geral e especial, agora com enfâse nesta, englobando aspetos descritivos e de biologia de desenvolvimento e visando o estudos de alguns organismos modelo. Pretende-se dotar o estudante de conhecimentos que permitam compreender a organogénese e a estrutura e o normal posicionamento dos tecidos e órgãos no animal adulto. Pretende-se ainda que os estudantes tenham a capacidade de discernir sobre os possíveis eventos que possam gerar modificações teratológicas.

Química Orgânica

MA212 - ECTS

Pretende-se neste curso demonstrar as principais transformações dos compostos de carbono, e demonstrar a sua influência na Biologia Molecular e na Química do Ambiente. Assim, são seus Objectivos Principais:

- O estudo da estrutura tridimensional das principais classes de compostos de carbono;

- A relação entre a Química, a Biologia Molecular e o Ambiente através do estudo de casos exemplos representativos.

 

Bioestatística

MA214 - ECTS

É objetivo da unidade curricular de Bioestatística que todos os estudantes adquiram conhecimentos dos princípios gerais da estatística (descritiva e inferencial) assim como conhecimento dos métodos de estatística básica. Todos os estudantes deverão ainda adquirir competências de comunicação oral e escrita, de forma a serem produtivos e eficientes em equipa. Uma primeira exposição a aplicações da bioestatística deverá levar o estudante a ter um contacto mais próximo com a realidade profissional que encontrará e deverá também servir para motivá-lo para o processo de investigação, ou seja, todos os estudantes devem ser preparados quer em termos teóricos quer para a prática da estatística, mesmo que apenas uma parte prossiga para estudos mais avançados.

Biofísica e Bioquímica

MA221 - ECTS

O programa da unidade curricular de Biofísica e Bioquímica tem por objectivos preparar os alunos para a compreensão dos princípios fundamentais da Física e suas aplicações na biologia, assim como do metabolismo intermediário e mecanismos de regulação das vias metabólicas. É realçada a importância das vias de transdução de sinal utilizadas pelas células para receber, processar, amplificar e integrar diversos sinais extracelulares. O aluno utiliza conhecimentos básicos para discutir disfunções associadas a traumas e condições específicas.
A disciplina também tem como objectivo facultar aos alunos os conhecimentos teóricos e práticos necessários para a utilização correcta de um conjunto de técnicas experimentais que se baseiam em princípios físicos e de técnicas utilizadas na caracterização bioquímica de células, organelos, proteínas e metabolitos.

Fisiologia Animal Comparada

MA223 - ECTS

A Fisiologia estuda as funções dos organismos vivos. Uma abordagem comparativa das diferentes soluções apresentadas por diferentes organismos, na sua adaptação a um ambiente específico e limitante, permite uma melhor compreensão dos princípios gerais dos vários mecanismos homeostáticos envolvidos. A obtenção de informação (do meio ambiente e do próprio organismo), a sua integração e finalmente a regulação de todas as funções vitais permite, numa visão comparada e evolutiva, perceber o porquê e como respondem os seres vivos aos problemas encontrados no seu meio ambiente. Desta forma, a presente disciplina tem como objectivo principal o capacitar os alunos a compreender como as actividades dos vários sistemas fisiológicos estão integrados para a adaptação de um organismo a diferentes meios ambientes.

Ecologia Aquática

MA227 - ECTS

Fisiologia dos Animais Aquáticos

MA224 - ECTS

Na sequência dos conhecimentos de anatomia, histologia e fisiologia animal comparada previamente adquiridos, projeta-se agora abordar, numa perspetiva mais particular, aspetos relativos à fisiologia de animais aquáticos, com enfâse em peixes, mas cobrindo também tópicos selecionados de moluscos, de crustáceos e de mamíferos aquáticos.

Com a abordagem preconizada pretende-se uma enfâse de integração de aspetos de endocrinologia, designadamente a com interesse aplicado às áreas da reprodução e do crescimento. Elege-se como preocupação pedagógica central a capacidade do estudante ser um elemento ativo na procura de conhecimentos e a exploração de temas inéditos do âmbito da unidade, recorrendo sistematicamente aos conhecimentos que possui da sua vivência como estudante de ciências do meio aquático.

Genética

MA226 - ECTS Dotar os alunos de conhecimentos em várias áreas da genética e da sua aplicabilidade em investigação básica - caraterização de espécies, estudos de evolução- e investigação aplicada - genotoxicidade ambiental, conservação de espécies e melhoramento animal.  A unidade curricular é constituida por duas partes: Genética Formal e de Populações e Citogenética.

Fundamentos da Cultura Celular

MA326 - ECTS Aplicação das culturas celulares em estudos genéticos de espécies aquáticas. Princípios básicos do funcionamento de uma sala de culturas celulares. Fundamentos da cultura celular, com distinção entre culturas primárias e prolongadas, e entre culturas aderentes e em suspensão. Fundamentos da imortalização de células. Aplicação de culturas celulares a estudos de genotoxicidade.

História da Biologia e das Ciências Marinhas

MA327 - ECTS Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sobre a história da Biologia e das Ciências Marinhas, uma componente cultural que serve de base à perceção da Biologia, que permite compreender a situação atual desta área científica e servir de preparação para o seu futuro. Espera-se que os estudantes tomem contacto com a história da Biologia, reconheçam os seus principais acontecimentos e intervenientes, e adquiram gosto e curiosidade pela componente cultural desta área.

Ictiologia e Biologia Pesqueira

MA311 - ECTS

Esta unidade curricular pretende que os alunos adquiram, compreendam e apliquem um conjunto de conhecimentos na área da Ictiologia e Biologia Pesqueira, dotando-os de competências essências a um profissional da área das Ciências do Meio Aquático. A unidade curricular procura dar a conhecer aos alunos a origem, evolução e diferenciação dos diferentes grupos de peixes, com destaque para as suas adaptações anátomo-fisiológicas e à interligação funcional dos diversos sistemas de órgãos que contribuem para a homeostasia corporal e resiliência ambiental.  Pretende-se ainda fazer uma ponte entre duas áreas disciplinares distintas, dando-se particular enfâse a um conjunto de conceitos e ferramentas atuais de interesse ictiológico com particular relevância na Biologia Pesqueira, e que em certa medida dotam os alunos de competências cientifico-tecnológicas para compreender as bases de uma exploração racional e sustentada dos recursos haliêuticos.

Química do Ambiente

MA317 - ECTS

As aulas de Química do Ambiente pretendem transmitir aos alunos os conhecimentos científicos que explicam alguns fenómenos do quotidiano, em particular os processos químicos naturais nos diferentes componentes do meio ambiente: o solo e os sedimentos, a água e a atmosfera. O segundo objetivo principal é compreender de que modo esses processos naturais podem ser alterados pela ação humana provocando contaminação e/ou poluição. Neste âmbito, um capítulo sobre compostos tóxicos será abordado apresentando diferentes grupos de poluentes e as propriedades físico-químicas que vão determinar o seu destino no ambiente.
O desenvolvimento da capacidade de aplicação prática dos conceitos teóricos é outro objetivo da unidade curricular. Deste modo uma forte componente prática permitirá o contacto e o manuseamento de equipamento analítico de rotina e mais específico dando aos alunos a oportunidade de verem aplicados em experiências laboratoriais alguns dos conceitos adquiridos, fornecendo-lhes as ferramentas básicas para poderem selecionar e aplicar metodologias adequadas à resolução de problemas concretos bem como o desenvolvimento da avaliação crítica de resultados obtidos e a utilização do método científico.

Sanidade e Patologia de Animais Aquáticos

MA323 - ECTS
Dotar os alunos de conhecimentos em Sanidade e Patologia Animal, dando especial atenção aos agentes patogénicos mais frequentes em animais aquáticos, em particular em peixes produzidos em aquacultura, dada a sua grande importância a nível alimentar e económico. Apresentar uma noção aprofundada dos vários métodos de diagnóstico, vantagens e desvantagens e das dificuldades na sua aplicação a doenças de animais aquáticos. Sensibilizar os estudantes para os vários aspectos na prevenção de doenças em animais aquáticos, os seus prejuízos na produção aquática (económicos, sociais e ambientais) e para a importância de um crescente investimento em medidas de profilaxia sanitária.

Ecologia Microbiana

MA314 - ECTS

Engenharia e Maneio em Aquacultura

MA312 - ECTS

Atualmente, a cultura de organismos aquáticos para consumo direto, repovoamento ou outros fins é o setor de produção animal de maior crescimento e diversificação. O objetivo desta disciplina é desenvolver nos estudantes a capacidade para poder participar ativamente na gestão dos sistemas de produção comumente utilizados e familiarizar-se com as alternativas de maneio que são requisitos essenciais na rentabilidade destes investimentos. A ênfase é colocada na seleção responsável e uso seguro de materiais, equipamentos e técnicas de manuseamento de pescado tendo os estudantes a oportunidade de realizar atividades práticas associadas aos aspetos mais relevantes da aquicultura. Deslocações a indústrias e organizações estatais habilitam os estudantes acerca das diferentes técnicas de cultura.

Toxicologia Ambiental

MA315 - ECTS

O objectivo principal desta unidade curricular é ministrar conhecimentos e desenvolver competências na área da Toxicologia Ambiental. Estes saberes abarcam as temáticas da toxicologia geral, avaliação de riscos, respostas e mecanismos envolvidos na desintoxicação de vários tipos/classes de compostos (e.g., PAHs, PCBs, pesticidas, metais, dioxinas/dibenzofuranos, estrogénios naturais e de síntese, produtos farmacêuticos). Será ainda dado ênfase ao papel dos biomarcadores e sua utilidade em toxicologia ambiental.

É esperado que os alunos ganhem competências na área de estudo, sendo capazes de auxiliar na avaliação de situações de risco, na proposta de soluções para a sua prevenção e saber identificar os meios analíticos para diagnóstico do grau de poluição ambiental.

Farmacologia Aplicada às Espécies Aquáticas

MA328 - ECTS
Ao completar esta UC pretende-se que os estudantes sejam capazes de compreeder os fundamentos da Farmacologia, para depois aplicarem esses conhecimentos no contexto das espécies aquáticas.

A utilização de fármacos em instalações que albergam animais aquáticos no âmbito da aquacultura, da investigação científica e da conservação das espécies  é muito frequente. Para que essa utilização seja conscienciosa e não coloque em risco a saúde pública/ambiental é muito importante perceber como funcionam os fármacos, o que fazem ao organismo (farmacodinamia) e o que o organismo lhes faz a eles, desde o momento em que são administrados até que são eliminados (farmacocinética), seguindo os quatro passos fundamentais da farmacocinética: Absorção, Distribuição, Metabolização e Execreção (ADME).

As particularidades das espécies aquáticas serão evidenciadas para que os estudantes compreendam que:
   a) A dose e a toxicidade de cada fármaco é espécie específica;
   b) Existem várias formas de administrar fármacos aos animais;
   c) Respeitar o intervalo de segurança é essencial para garantir a saúde pública.

Será dado ênfase aos grupos farmacológicos que são mais frequentemente utilizados nas espécies aquáticas, como os anestésicos e analgésicos (utilizados na terapêutica de espécies ornamentais ou em projetos de investigação/conservação) ou fármacos usados no tratamento de infeções parasitárias (antiparasitários), fúngicas (antifúngicos) ou bacterianas (antibióticos). O uso destes fármacos será abordado considerando não só a problemática crescente das resistências, mas também o seu enquadramento no conceito “One Health”, apadrinhado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

No final desta UC os alunos terão oportunidade de conhecer os temas emergentes nesta área e a relevância das espécies aquáticas no desenvolvimento de novos fármacos.

Métodos de Monitorização Ambiental e SIG

MA316 - ECTS

Projeto

MA300 - ECTS

Oferecer a oportunidade de formação numa área de interesse do estudante, não coberta pela oferta de unidades curriculares obrigatórias. Pretende-se desenvolver competências de decisão, a par de competências científico-técnicas.

Tecnologia e Gestão das Pescas

MA321 - ECTS

Tratamento de Águas e Efluentes

MA324 - ECTS

Proporcionar conhecimentos sobre os métodos e técnicas a utilizar no tratamento de águas. Fornecer capacidades para tomadas de decisão no âmbito da avaliação, conceção, construção, operação e manutenção de sistemas de tratamento de água de consumo e águas residuais.

 

 

Biomedicina Marinha - do Veneno à Cura

MA330 - ECTS A incidência e a prevalência de certas doenças humanas está a mudar. Estas mudanças estão relacionadas predominantemente com alterações no estilo de vida e com as alterações ambientais. O aumento gradual da população mundial e o aparecimento de doenças humanas emergentes aumenta a necessidade de novos e melhores medicamentos para as combater. Apesar de setenta e cinco por cento da superfície da Terra ser coberta por água, a pesquisa de novos medicamentos e o conhecimento da farmacologia dos organismos marinhos (plantas e/ou animais) é limitada. O ambiente marinho é um reservatório excecional de produtos naturais (e.g. venenos, metabolitos) com atividade biológica, muitos dos quais exibem características estruturais não encontradas em produtos naturais terrestres. Essas moléculas representam um recurso diversificado e incontornável de inspiração para a pesquisa de novos fármacos e biomateriais com interesse Biomédico. A investigação científica é intensa na procura de produtos com propriedades antibacterianas, imunomoduladoras, antifúngicas, antiinflamatórias, anticancerígenas, antimicrobianas, neuroprotetoras, analgésicas e antimaláricas de origem marinha. A pesquisa de produtos naturais de origem marinha evoluiu da química analítica necessária ao isolamento das novas moléculas para um esforço colaborativo entre químicos, biólogos e farmacologistas capaz de identificar os seus mecanismos de ação sobre enzimas ou recetores celulares específicos e, ainda, o seu potencial interesse biomédico. Nesta UC opcional procurar-se-á alertar os estudantes da Licenciatura em Ciências do Meio Aquático sobre as oportunidades que as espécies marinhas oferecem para a Investigação Biomédica e pesquisa / desenho de Medicamentos inovadores, motivando-os a conhecer o processo de isolamento molecular, avaliação funcional, melhoramento e formulação, investigação pré-clínica e ensaio clínico das moléculas de interesse Biomédico.

Nutrição e Alimentação em Aquacultura

MA313 - ECTS Com a disciplina de Nutrição e Alimentação em Aquacultura, é garantida aos alunos uma formação específica no domínio da biologia aplicada, em que se inserem as ciências do meio aquático. Com o programa da disciplina de Nutrição pretende-se fornecer um conjunto de conhecimentos de base da nutrição animal, com orientação específica posterior para a nutrição e alimentação dos peixes. A transformação de alimentos com valor relativamente baixo, noutros que se tornem mais atractivos para o consumo humano, é normalmente um dos objectivos fundamentais de toda a Produção Animal. Se bem que a possibilidade de efectuar esta conversão de modo 100 % eficiente seja um ideal inatingível, o grau em que os diversos componentes da dieta são utilizados, constitui a preocupação central dos nutricionistas. Os custos da alimentação artificial num sistema de piscicultura intensiva representam entre 40 e 70 % do total dos custos de produção. A preparação cuidada do ensino da disciplina de nutrição, deverá contribuir para a preparação de técnicos sensíveis e capazes de contribuir para a gestão optimizada dos recursos alimentares utilizados.

Projeto

MA300 - ECTS

Oferecer a oportunidade de formação numa área de interesse do estudante, não coberta pela oferta de unidades curriculares obrigatórias. Pretende-se desenvolver competências de decisão, a par de competências científico-técnicas.

Tecnologia e Qualidade Alimentar

MA322 - ECTS

Fornecer aos alunos as bases e o treino para um raciocínio claro no âmbito dos métodos de manuseamento e transformação do pescado, bem como uma perspectiva moderna da sua qualidade e respectiva envolvente técnica e científica, de forma a que o seu desempenho profissional nesta área possa beneficiar dessa experiência prévia, sobretudo através do desenvolvimento de um espírito crítico sobre os temas abordados. Pretende-se também proporcionar aos alunos o contacto com a realidade profissional da produção de pescado e respectiva qualidade, através de visitas a locais representativos deste sector de actividade. Os alunos deverão saber descrever, de uma forma crítica, as características e composição geral do pescado, a sua degradação e os métodos de processamanto mais comuns, bem como os principais métodos de avaliação da sua qualidade. Nesta última vertente, deverão saber descrever as fases gerais da história da Qualidade e os principais conceitos actuais desta área técnica.

Valorização, Certificação e Sustentabilidade de Produtos da Pesca e Aquacultura

MA329 - ECTS Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos específicos sobre diversos aspetos recentes e emergentes na área dos produtos alimentares e não alimentares aquáticos, centrados na valorização, certificação e sustentabilidade de produtos comerciais, uma vez que estes conceitos são os mais referidos como preocupações dos destinatários destes produtos. Espera-se que os estudantes tomem contacto com conhecimentos de base nestes temas, que saibam reconhecer e compreender os pontos de vista dos diversos intervenientes na cadeia do pescado (incluindo o dos consumidores) e sejam capazes de tomar decisões, de fazer escolhas esclarecidas e fundamentadas, e de terem sempre presentes estas importantes preocupações no seu futuro profissional, em qualquer das áreas englobadas nas ciências do meio aquático e do ambiente.
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