Código Oficial: | 9493 |
Sigla: | MIB |
Compreender e utilizar conceitos básicos da física clássica e moderna relevantes para a biologia.
Conhecer exemplos da biologia ilustrativos da aplicação desses conceitos.
Reconhecer a clareza e simplicidade da descrição biofísica de vários processos e mecanismos centrais da química-física, bioquímica, biologia molecular e fisiologia.
Adquirir instrumentos e desenvolver capacidades para a resolução de problemas simples e frequentemente multidisciplinares.
Pretende-se que os estudantes tenham noção da diversidade de tipos celulares e obtenham conhecimentos sobre a morfologia, aspetos funcionais e biogénese das estruturas citoplasmáticas e nucleares, de forma a entenderem a dinâmica funcional das células. Os estudantes deverão também adquirir conhecimentos básicos sobre técnicas de microscopia e histologia.
Pretende-se que os alunos aprendam, de forma sólida, os conceitos e as ferramentas matemáticas para o estudo das funções de várias variáveis, assim como desenvolvam raciocínio analítico.
Os compostos de carbono são os blocos químicos construtores da vida quer através de moléculas simples quer através de moléculas mais complexas, de que são exemplos os aminoácidos ou glícidos e os respetivos polímeros, entre muitas outras. Deste modo, o principal objetivo desta Unidade Curricular é que os estudantes desenvolvam a capacidade de reconhecimento, compreensão e integração dos princípios e regras que orientam as estruturas, interações e transformações químicas das moléculas orgânicas e a sua aplicação ao entendimento da estrutura das moléculas biológicas e do modo como a estrutura e propriedades destas moléculas contribuem para a construção, desenvolvimento e funcionamento dos sistemas vivos.
Pretende-se que o estudante entenda a necessidade e fique apto a manusear uma ferramenta que lhe permita não só a compreensão dos mecanismos através dos quais a energia flui numa célula viva mas também a análise termodinâmica de processos industriais.
O estudante deverá ser capaz de visualizar de uma forma integrada os processos de fotossíntese, metabolismo de nutrientes e respiração, compreendendo que a sustentação da vida depende de um ciclo de carbono-oxigénio que é finamente regulado e na maior parte dos casos iniciado pela energia solar.
O estudante ficará igualmente habilitado a calcular propriedades termodinâmicas de fluidos, realizar balanços de material e energéticos a diferentes tipos de sistemas, e analisar processos industriais incluindo ciclos de potência e de refrigeração.
A disciplina visa contribuir para o desenvolvimento de uma visão geral e integrada dos Métodos Numéricos e Estatísticos
no contexto profissional em Bioengenharia
Oferecer uma visão dos Métodos Numéricos e Estatísticos em Bioengenharia e a sua importância para a prática profissional
em Engenharia;
Proporcionar conhecimento e compreensão de conceitos, métodos, aplicações e tópicos em Métodos Numéricos e Estatísticos relevantes para a Bioengenharia;
Apoiar desenvolvimento, no domínio dos Métodos Numéricos e Estatísticos, das competências analíticas, de comunicação e
aprendizagem apropriados ao exercício da profissão;
Desenvolver as capacidades críticas, em especial, na recolha, análise e tratamento de dados.
Transmitir aos alunos os conceitos fundamentais da estrutura (Anatomia) e função (Fisiologia) dos vários componentes do corpo humano, tendo como objectivo facilitar ao futuro engenheiro o contacto com a linguagem e conceitos médicos essenciais sobre o corpo humano.
O objetivo fundamental da unidade curricular é a aquisição de competências no âmbito das técnicas de análise estrutural que atualmente são utilizadas para a compreensão de aspetos estruturais e funcionais dos sistemas biológicos.
Os princípios destas técnicas têm por base a interação entre luz e matéria e abrangem as áreas científicas classicamente designadas por espectroscopia e microscopia. Estas duas áreas são complementares e permitem a caracterização e análise dos sistemas biológicos à escala molecular e à escala microscópica.
Reconhecendo-se que os conceitos envolvidos nestas unidades curriculares são complexos opta-se por apresentar casos/problema e discutir os conceitos teóricos envolvidos e ilustrar a informação que se pode extrair de cada uma das técnicas.
Transmitir aos alunos os conceitos fundamentais da estrutura (Anatomia) e função (Fisiologia) dos vários componentes do corpo humano, tendo como objectivo facilitar ao futuro engenheiro o contacto com a linguagem e conceitos médicos essenciais sobre o corpo humano.
O objetivo principal do curso é fornecer ferramentas científicas necessárias para compreender os vários tipos de interações que ocorrem entre as células e os seus microambientes naturais e artificiais.
As interfaces entre células e matriz extra-celular (MEC), e as células/ECM com superfícies de biomateriais são o foco deste curso.
Composição química, topografia (micro e nano) e as propriedades mecânicas das superfícies de biomateriais influenciam decisivamente o comportamento de vários tipos de células, incluindo células estaminais. Isto tem grande relevância na aplicação de biomateriais, incluindo em Medicina Regenerativa.
Proteínas adsorvidas na superfície, nomeadamente a partir do soro e da ECM, desempenham um papel fundamental no comportamento biológico de biomateriais.
A caracterização de superfícies, nomeadamente ao nível molecular, é crucial para entender a interação de superfícies com proteínas e células.
Pretende-se que os estudantes adquiram um conhecimento detalhado em biologia das plantas e seu vasto campo de aplicações em biotecnologia. Os estudantes deverão adquirir um conhecimento aprofundado dos processos moleculares que resultam na fisiologia e morfologia características das plantas e das metodologias moleculares disponíveis para o seu estudo e sua utilização em biotecnologia.
Obter os conhecimentos básicos sobre o funcionamento do sistema imunológico. Contactar com os modelos de investigação e a tecnologia mais utilizada no estudo da Imunologia. Aquisição da capacidade crítica na interpretação de dados reportados na bibliografia. Obter os conhecimentos básicos que possibilitem a compreensão da infecção e da sua metodologia de estudo.
Fornecer princípios fundamentais em ciência e engenharia de biomateriais e o estado da arte do conhecimento sobre o desenvolvimento de biomateriais, em particular para as mais relevantes aplicações médicas.
A gama de biomateriais ("biomateriais toolbox") disponível para aplicação clínica é muito ampla, indo desde materiais tradicionais a materiais preparados por nanobiengenharia.
Muitas das mais espectaculares e promissoras estratégias para reparação e regeneração do tecido derivam de uma compreensão profunda da estrutura e da função da matriz extracelular (ECM) e seus componentes. A ECM é uma formidável fonte de inspiração para desenvolvimento de biomateriais biomiméticos.
Aquisição de conhecimentos avançados na área da Estrutura e Função de Proteínas.
Pretende-se dotar o aluno das competências necessárias para a análise e resolução de problemas biológicos centrados nas relações entre a estrutura e função proteica. Estas relações serão enfatizadas utilizando como exemplos proteínas envolvidas em vias/processos centrais da biologia humana, na saúde e na doença.
Deverão ser adquiridas competências básicas necessárias à caracterização estrutural e funcional de biomacromoléculas usadas no desenvolvimento de biomateriais com aplicação em bioengenharia/biomedicina.
Objetivos: (i) providenciar uma base de conhecimentos sobre Biologia Sintética de a que estudantes com trajetos diferentes possam perceber as potencialidades desta nova tecnologia na investigação (ii) Incentivar uma atitude crítica e rigorosa de pensamento e discussão sobre temas de Biologia Sintética. (iii) Instruir sobre os fenómenos envolvidos na relação cinética e dinâmica do sistema organismo humano-fármaco, nomeadamente, libertação, absorção, distribuição, eliminação e resposta. (iv) Elucidar sobre a aplicação da modelação farmacocinética-farmacodinâmica populacional (modelos não lineares de efeitos mistos) e respetiva estimação bayesiana no desenvolvimento de fármacos e na individualização posológica de tratamentos farmacógicos na prática clínica. (v) Demonstrar como as variáveis genómicas podem ser usadas na personificação de tratamentos farmacológicos como fontes de variabilidade farmacocinética-farmacodinâmica (ex. Polimorfismos genéticos nas CYP450)
Adquirir conhecimento dos fundamentos do comportamento celular bem como de formas de manipular o mesmo.
Tomar conhecimento das estratégias mais recentemente desenvolvidas para a modificação e modelação das funções celulares e adquirir uma visão mais detalhada sobre as metodologias aplicadas para melhorar as propriedades de células utilizadas na produção de biofármacos, terapias génicas e celulares e engenharia de tecidos.
Desenvolver a capacidade de raciocínio, de resolução de problemas e de proposta de novas soluções terapêuticas no contexto de doenças distintas tais como o cancro e patologias do sistema nervoso.
Nesta disciplina serão apresentadas as principais estratégias actualmente em desenvolvimento ou já em fase de ensaios clínicos ou comercialização, visando promover a regeneração e a restauração da função dos tecidos. Será abordada uma vasta gama de aplicações, desde a regeneração da pele, dos sistemas musculo-esquelético e cardiovascular, bem como áreas emergentes tais como a regeneração do sistema nervoso.
Apresentar os conceitos fundamentais para a síntese e caracterização de nanomateriais e nanopartículas e respetivas aplicações na área da nanomedicina.
Proporcionar aos estudantes oportunidade para integração de conhecimentos num ambiente de investigação ou industrial
Execução de um trabalho original de índole experimental.
Elaboração de um resumo escrito do trabalho executado.
Esta Unidade Curricular tem como objetivos principais a) realização de um trabalho de pesquisa bibliográfica conducente a uma monografia focada no estado da arte sobre um tema específico; b) seleção do tema de dissertação; c) elaboração do plano de atividades para o trabalho de dissertação.
A elaboração do plano de atividades deverá ser acompanhada de um conjunto de tarefas preparatórias do arranque da dissertação, nomeadamente uma caracterização detalhada do(s) problema(s) a tratar, identificação e análise de requisitos, metodologia a adoptar, tecnologias e/ou ferramentas a usar, etc., para além da revisão da literatura e levantamento do estado da arte.
Realização de um Projeto de Bioengenharia Molecular, onde deverão ser abordadas as fases de concepção, desenvolvimento e implementação de um produto ou serviço com vista ao seu lançamento no mercado.
Aquisição e desenvolvimento de competências na área de projeto, na perspectiva da concepção e desenvolvimento de um produto ou serviço na área da bioengenharia molecular.
Na unidade curricular Dissertação prevê-se a realização de trabalho individual de investigação e desenvolvimento original de índole experimental conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica. O tema deve ser da área de conhecimento do curso, visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do curso para a resolução de problemas complexos de bioengenharia. O trabalho deve consistir em investigação e/ou desenvolvimento tecnológico, envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico.