Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > M.BIO034

Dissertação

Código: M.BIO034     Sigla: DISS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Bioengenharia Molecular

Ocorrência: 2025/2026 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Anatomia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.BIO 23 Plano de estudos oficial 2 - 30 6,5 810

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Judite Tavares Moreira Novais Barbosa Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Ana Paula Gomes Moreira Pêgo 0,00
Maria Judite Tavares Moreira Novais Barbosa 0,00
Manuel João Rua Vilanova 0,00
Raquel Madeira Gonçalves 0,00

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Na unidade curricular Dissertação prevê-se a realização de trabalho individual de investigação e desenvolvimento original de índole experimental conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica.

O tema deve ser da área de conhecimento do curso, visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do curso para a resolução de problemas complexos de bioengenharia.

O trabalho deve consistir em investigação e/ou desenvolvimento tecnológico, envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico na resolução de problemas complexos de bioengenharia.

Desenvolvimento de competências para a realização de um trabalho individual de investigação e desenvolvimento de índole experimental.


Demonstração de conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas, integrando os princípios de sustentabilidade nas práticas de Engenharia. Isso inclui ser capaz de identificar a contribuição dos seus trabalhos para os aspetos ambiental, social e económico, bem como definir indicadores de desempenho que estabeleçam métricas para medir o impacto dos projetos, com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

O trabalho de dissertação pode ser um trabalho de investigação e/ou de desenvolvimento tecnológico e aplicação,envolvendo meios experimentais e/ou de simulação que promova o desenvolvimento das capacidades deiniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico. Deve envolver a análise de situações novas, arecolha de informação pertinente, o desenvolvimento e seleção ou conceção das metodologias de abordagem edos instrumentos de resolução do problema proposto, a sua resolução, o exercício de síntese e elaboração deconclusões, e a preparação de uma dissertação pertinente sujeita a apresentação pública e discussão dosresultados

A data limite de entrega da versão provisória da dissertação será definida por deliberação da Comissão Científicado curso de mestrado. As provas públicas de apresentação e defesa da dissertação realizar-se-ão no final do semestre letivo no período reservado para avaliações.

 

Bibliografia Obrigatória

Alexandre Pereira, Carlos Poupa; Como escrever uma tese... ISBN: 972-618-350-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O trabalho de Dissertação deve ser realizado através da orientação individualizada de cada estudante por um supervisor e, eventualmente, co-supervisor. A equipa de orientação deve incluir pelo menos um membro pertencente ao universo da Universidade do Porto.


O trabalho pode ser realizado em ambiente académico ou académico e empresa/hospital. Neste último caso os objectivos, natureza e forma de acompanhamento do trabalho devem ser objecto de acordo prévio entre o aluno e os orientadores por parte da Escola e da empresa (o modelo de contrato será fornecido pelo secretariado do curso), validado pelo Diretor do Curso, de forma a garantir a satisfação dos objectivos da unidade curricular, e proteger eventuais questões de confidencialidade por parte da empresa/instituição de acolhimento.

As propostas devem ser submetidas pelo proponente no SIGARRA da FEUP.

Para tal deverá aceder ao endereço:

https://sigarra.up.pt/feup/pt/estagios_processos.ver_processo?p_id=32776&pv_perfil=PROP

 
Prevê-se a possibilidade de um proponente pretender formular uma proposta de dissertação destinada a um(a) determinado/a estudante. Nesse caso, o nome deste/a deverá ser explicitado no campo adicional previsto para o efeito.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 810,00
Total: 810,00

Obtenção de frequência

O estudante deverá realizar integralmente o plano de trabalho de dissertação proposto e submeter o documento da dissertação para avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

De acordo com "Dissertações de Mestrado, Normas para o seu funcionamento" na FEUP, a classificação final será atribuída por um júri nomeado pela Comissão Científica do mestrado e que incluirá um dos orientadores.

As componentes de avaliação terão as seguintes ponderações:
- Qualidade técnico-científica do trabalho desenvolvido: 50%;
- Qualidade do documento de dissertação: 35%;
- Qualidade da apresentação e discussão pública: 15%.

Estas componentes devem ser avaliadas de forma quantitativa por cada membro do júri numa escala inteira de 0 a 20. A classificação final da dissertação é expressa na escala numérica inteira de 0 a 20 e resulta da média aritmética simples, arredondada à unidade, das classificações
atribuídas, individualmente, por cada membro do júri.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável

Observações

Até 5/set/2025  - Submissão de propostas.

01/set/2025 a 14/set/2025 - Aprovação das propostas pela Direção do curso. Propostas que não preencham os requisitos serão rejeitadas.

15/set/2025 a 21/set/2025 - Divulgação das propostas e escolha das propostas pelos estudantes.

22/set/2025 a 28/set/2025 - Seriação dos estudantes pelos proponentes.

29/set/2025 a 03/out/2025  - Reordenação de escolhas pelo estudante.

29/set/2025 a 03/out/2025  - Atribuição final das propostas aos estudantes.

01/jan/2026 a 24/jun/2026   - Realização da Dissertação.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-30 às 00:57:23 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico