Ictiologia Aplicada
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia e Ecologia Marinhas |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S (de 16-09-2024 a 14-02-2025)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCMRM |
9 |
Plano Oficial 2018 |
1 |
- |
5 |
50 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Uma das Unidades Curriculares (UC) optativas deste 2º Ciclo de Estudos (CE) é a UC de “Ictiologia Aplicada” (IA), inserida no 1º ano, 1º semestre, em ambas as áreas de especialização, e cujos conteúdos colidem com o know-how do Laboratório de Ictiologia do Departamento de Produção Aquática do ICBAS. Nesse sentido, e tendo em linha de conta o contexto desta formação académica e os desafios mais atuais, os conteúdos programáticos desta UC irão abordar três áreas disciplinares fortemente interligadas relacionadas com: (i) Biologia e Ecologia da Conservação das Espécies Piscícolas; (ii) Aquacultura Sustentável; e (iii) Exploração Racional dos Recursos Vivos Aquáticos, que estão na intersecção dos “Objetivos para Desenvolvimento Sustentável”, do conceito de “Uma Saúde” e da “Literacia do Oceano”.
Resultados de aprendizagem e competências
Nesta U.C. serão definidos resultados de aprendizagem em função dos alunos e assentes em estratégicas que promovam a criatividade, a autonomia, a iniciativa e o pensamento crítico. Os conteúdos e práticas pedagógicas serão abrangentes, flexíveis, inclusivas e motivadoras, adequando-as ao perfil individual de cada aluno e às necessidades do mercado de trabalho. Irá se ajustar o processo de ensino-aprendizagem às capacidades e competências sociais e interpessoais do aluno. O foco será colocado na: i) aprendizagem que combina conhecimentos, aptidões e competências pessoais e socioculturais; ii) na contextualização e interdisciplinaridade do conhecimento; iii) nas necessidades do mercado de trabalho e do emprego; e iv) na promoção da aprendizagem através de diferentes métodos. Nesse sentido irão ser usados modelos baseados na aprendizagem por problemas e por projetos, com recurso à vários parâmetros educativos, tais como métodos e ferramentas de ensino e avaliação, material didático e a conceção de ambientes de aprendizagem. Em suma, a aquisição (“conhecimentos”), compreensão (“aptidões”) e aplicação (“competências”) dos conhecimentos transmitidos na IA irão permitir aos alunos o exercício de várias atividades profissionais com forte domínio na área da ecologia e biologia dos peixes.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Os alunos deverão ter conhecimentos prévios sobre a biologia dos vertebrados ou zoologia, UC usuais nos cursos de ciências biológicas do Ensino Superior, que será a formação maioritária prévia dos candidatos a este CE, tentando-se evitar sobrepor os conteúdos da UC com disciplinas prévias aos 1º CE (e.g. Ciências do Meio Aquático). Haverá uma articulação transversal com UC do presente CE, em particular com o "Seminário em Aquacultura e Pescas" e com "Biologia e Ecologia Marinhas".
Programa
Na temática da Biologia e Ecologia dos Peixes relembrar-se-á a classificação e filogenia dos diferentes grupos taxonómicos, bases anatómicas e fisiológicas, ciclos de vida, em particular das espécies migradoras, problemáticas associadas às espécies exóticas invasoras, seus impactos na biodiversidade aquática e serviços dos ecossistemas, e medidas de gestão e conservação das espécies piscícolas autóctones. Na temática da Aquacultura, focar-se-á sobre os sistemas de produção atuais, conhecimento do ciclo de vidas das espécies cultiváveis, melhoria das condições de cultivo, conceito de economia circular, e medidas para o desenvolvimento sustentável da piscicultura. Finalmente no domínio das pescas, irá se debater sobre a situação atual das principais pescarias mundiais e nacionais, problemas da sobrepesca, consumo excessivo de pescado na dieta mediterrânea, efeito das alterações climáticas nas zonas de postura, recrutamento e berçários, culminando com as medidas necessárias para uma gestão racional e sustentável das pescarias.
Bibliografia Obrigatória
Burton D, Burton M. ; Essential Fish Biology : Diversity , Structure , and Function, Oxford University Press, 2017, 2017. ISBN: 9780198785552
Cochrane KL, Garcia SM; ; A Fishery Manager's Guidebook, Wiley-Blackwell, 2009. ISBN: 9781405170857
Hart PJB, Reynolds JD; Handbook of Fish Biology and Fisheries, Blackwell Science Ltd, 2002. ISBN: 9780632064823
Helfman GS, Colette BB, Facey DE, Bowen BW; The Diversity of Fishes: Biology, Evolution, and Ecology, Wiley-Blackwell, 1997. ISBN: 978-1-4051-2494-2
Hickman C, Keen S, Eisenhour D, Larson A , I‘Anson H; Integrated Principles of Zoology, McGraw-Hill, 2020. ISBN: 9781260205190
Moyle PB, Cech JJ ; Fishes: An Introduction to Ichthyology, Pearson, 2015. ISBN: 978-0131008472
Royce WF; Introduction to the Practice of Fishery Science, Academic Press, 1996. ISBN: 978-0-12-600952-1
Bibliografia Complementar
Cadrin SE, Froedland KD, Waldman JR; ;Stock identification methods: applications in fishery science, Elsevier, 2005. ISBN: 978-0-12-397003-9
Lucas MC, Baras E, Thom TJ, Duncan A, Slavík O; Migration of Freshwater Fishes, Blackwell Science Ltd, 2001. ISBN: 9780632057542
Morais P, Daverat F; An Introduction to Fish Migration, CRC Press, 2016. ISBN: 9780429082474
Ling N, Williams PA; Invasive Species Management: A Handbook of Principles and Techniques, Oxford Academic , 2009. ISBN: 9780199216321
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas de tipologia teórica (T, 30h00) e P (P, 20h00) serão em modalidade presencial com recurso a metodologias de ensino-aprendizagem centradas no aluno, focadas em problemas do quotidiano e, sempre que possível, em modelo de aula invertida.
Nas sessões teóricas tentar-se-á, sempre que possível, complementar a informação com palestras presenciais ou à distância sobre as temáticas abordadas no conteúdo programático por especialistas nacionais ou internacionais.
Nas aulas práticas serão discutidos problemas concretos com recurso a publicações internacionais, bem como por visitas de estudo a aquaculturas (e.g. Flatlantic), industria de transformação de produtos do mar (e.g. Algaplus), a lotas e portos de pesca (e.g. Porto de Leixões e Docapesca de Matosinhos) e a aquários públicos, em particular aos que desenvolvem trabalhos na área da conservação e preservação da fauna ictiológica (e.g. Estação Litoral da Aguda, Aquamuseu do Rio Minho e Fluviário de Mora).
Irá se privilegiar as metodologias de ensino- aprendizagem modernas, um modelo de avaliação contínua, baseado em múltiplos outputs dos alunos, e obedecendo ao presente regulamento pedagógico.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Teste |
25,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
50,00 |
Elaboração de projeto |
25,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com a normativa académica em vigor na Universidade do Porto para o presente ano letivo.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final à unidade curricular resulta da média aritmética da componente teórica realizada por exame final (Exame: 50%), conjuntamente com a componente prática, cuja avaliação é feita em regime de avaliação contínua, e obtida por via da realização e defesa em ambiente de sala de aula de um trabalho de grupo (trabalho prático ou de projeto: 25%), e de um teste prático escrito (Teste: 25%). O aluno terá de obter nota mínima (9,5 valores) a cada componente (T e P), para obter aprovação à unidade curricular.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
Apenas por exame, e apenas à componente teórica.
Observações
Não aplicável.