Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MA226

Genética

Código: MA226     Sigla: GEN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Geral e Aquática

Ocorrência: 2024/2025 - 4T (de 28-04-2025 a 20-06-2025) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Estudos de Populações
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 23 Plano Oficial em Vigor 2 - 5 49 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carolina Luísa Cardoso Lemos Regente

Docência - Horas

Teórica: 3,00
Práticas Laboratoriais: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 3,00
Carolina Luísa Cardoso Lemos 0,857
Miguel Fernando Alves Ferreira 2,143
Práticas Laboratoriais Totais 2 8,00
Miguel Fernando Alves Ferreira 2,143
Carolina Luísa Cardoso Lemos 1,714
Andreia Sofia Ferreira Dias 4,143

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Dotar os alunos de conhecimentos em várias áreas da genética e da sua aplicabilidade em investigação básica - caraterização de espécies, estudos de evolução- e investigação aplicada - genotoxicidade ambiental, conservação de espécies e melhoramento animal.  A unidade curricular é constituida por duas partes: Genética Formal e de Populações e Citogenética.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos desta UC focam aspectos bastante abrangentes da Genética, o que é compatível com o objectivo de compreender os conceitos básicos e as principais estratégias da discplina. Os exercícios práticos favorecem a aquisição das capacidades propostas. Espera-se que os alunos tenham adquirido os conhecimentos básicos em todos os objetivos propostos, ganhando competências para futuros estudos de genética avançada.

As metodologias de ensino a utilizar terão como objectivo familiarizar os alunos com  os principais conceitos e problemas em  Genética. As sessões de trabalho prático e os exercícios favorecem a análise crítica de diferentes contextos.


A avaliação de conhecimentos e capacidades é feita por avaliação contínua, pela interação permanente com os alunos nas aulas o que permite compreender de que forma o aluno é capaz de aplicar os conhecimentos a situações novas, para além do exame final.

Modo de trabalho

B-learning

Programa

Mendelismo (revisão): segregação independente. Ligação genética. Cruzamentos dihibridos e cruzamento -teste. Mapeamento baseado na fracção de recombinação. Genética das Populações: Cálculo de frequências genotípicas e alélicas. Equilíbrio Hardy-Weinberg para locus codominante e para alelos múltiplos. Os casos de dominância completa. Alteração das frequências genéticas: mutação e migração. Pequenas populações e deriva genética.  Selecção contra os recessivos e dominantes, a favor dos heterozigotos. Situações de equilíbrio genético: heterose, equilíbrio mutação/selecção.

Introdução à citogenética; os cromossomas no ciclo celular; morfologia dos cromossomas; o cariótipo; estrutura e função da cromatina e cromossomas; alterações cromossómicas numéricas e estruturais; causas e consequências; cromossomas sexuais, diferenciação sexual; mutações; biomarcadores;  aplicação da citogenética aos organismos aquáticos:genotoxicidade ambiental, conservação de espécies e melhoramento animal

Bibliografia Obrigatória

Griffiths Anthony J. F. 070; An introduction to genetic analysis. ISBN: 978-0-7167-6887-6
Klug William S.; Essentials of genetics. ISBN: 0-13-129029-0
Pisano E 340; Fish cytogenetics. ISBN: 978-1-57808-330-5
Azevedo Carlos 340; Biologia celular e molecular. ISBN: 972-757-354-1
Lacadena Juan-Ramón; Citogenética. ISBN: 84-89365-58-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e práticas (exercícios, simulações de computador, trabalhos práticos ).Utilização de métodos audiovisuais quer nas aulas teóricas quer práticas.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Genética
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia das populações

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho escrito 11,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Frequência de 3/4 das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final= 80% + Trabalho escrito=20%
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-08 às 21:17:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias