Genética
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia Geral e Aquática |
Ocorrência: 2024/2025 - 4T (de 28-04-2025 a 20-06-2025)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCMA |
23 |
Plano Oficial em Vigor |
2 |
- |
5 |
49 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos em várias áreas da genética e da sua aplicabilidade em investigação básica - caraterização de espécies, estudos de evolução- e investigação aplicada - genotoxicidade ambiental, conservação de espécies e melhoramento animal. A unidade curricular é constituida por duas partes: Genética Formal e de Populações e Citogenética.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos desta UC focam aspectos bastante abrangentes da Genética, o que é compatível com o objectivo de compreender os conceitos básicos e as principais estratégias da discplina. Os exercícios práticos favorecem a aquisição das capacidades propostas. Espera-se que os alunos tenham adquirido os conhecimentos básicos em todos os objetivos propostos, ganhando competências para futuros estudos de genética avançada.
As metodologias de ensino a utilizar terão como objectivo familiarizar os alunos com os principais conceitos e problemas em Genética. As sessões de trabalho prático e os exercícios favorecem a análise crítica de diferentes contextos.
A avaliação de conhecimentos e capacidades é feita por avaliação contínua, pela interação permanente com os alunos nas aulas o que permite compreender de que forma o aluno é capaz de aplicar os conhecimentos a situações novas, para além do exame final.
Modo de trabalho
B-learning
Programa
Mendelismo (revisão): segregação independente. Ligação genética. Cruzamentos dihibridos e cruzamento -teste. Mapeamento baseado na fracção de recombinação. Genética das Populações: Cálculo de frequências genotípicas e alélicas. Equilíbrio Hardy-Weinberg para locus codominante e para alelos múltiplos. Os casos de dominância completa. Alteração das frequências genéticas: mutação e migração. Pequenas populações e deriva genética. Selecção contra os recessivos e dominantes, a favor dos heterozigotos. Situações de equilíbrio genético: heterose, equilíbrio mutação/selecção.
Introdução à citogenética; os cromossomas no ciclo celular; morfologia dos cromossomas; o cariótipo; estrutura e função da cromatina e cromossomas; alterações cromossómicas numéricas e estruturais; causas e consequências; cromossomas sexuais, diferenciação sexual; mutações; biomarcadores; aplicação da citogenética aos organismos aquáticos:genotoxicidade ambiental, conservação de espécies e melhoramento animal
Bibliografia Obrigatória
Griffiths Anthony J. F. 070;
An introduction to genetic analysis. ISBN: 978-0-7167-6887-6
Klug William S.;
Essentials of genetics. ISBN: 0-13-129029-0
Pisano E 340;
Fish cytogenetics. ISBN: 978-1-57808-330-5
Azevedo Carlos 340;
Biologia celular e molecular. ISBN: 972-757-354-1
Lacadena Juan-Ramón;
Citogenética. ISBN: 84-89365-58-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e práticas (exercícios, simulações de computador, trabalhos práticos ).Utilização de métodos audiovisuais quer nas aulas teóricas quer práticas.
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Genética
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia das populações
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
80,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
75,00 |
Frequência das aulas |
49,00 |
Trabalho escrito |
11,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 3/4 das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final= 80% + Trabalho escrito=20%