Fisiologia Animal Comparada
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia Geral e Aquática |
Ocorrência: 2024/2025 - 3T (de 17-02-2025 a 04-04-2025) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCMA |
22 |
Plano Oficial em Vigor |
2 |
- |
5 |
49 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A Fisiologia estuda as funções dos organismos vivos. Uma abordagem comparativa das diferentes soluções apresentadas por diferentes organismos, na sua adaptação a um ambiente específico e limitante, permite uma melhor compreensão dos princípios gerais dos vários mecanismos homeostáticos envolvidos. A obtenção de informação (do meio ambiente e do próprio organismo), a sua integração e finalmente a regulação de todas as funções vitais permite, numa visão comparada e evolutiva, perceber o porquê e como respondem os seres vivos aos problemas encontrados no seu meio ambiente. Desta forma, a presente disciplina tem como objectivo principal o capacitar os alunos a compreender como as actividades dos vários sistemas fisiológicos estão integrados para a adaptação de um organismo a diferentes meios ambientes.
Resultados de aprendizagem e competências
A Fisiologia estuda as funções dos organismos vivos. Uma abordagem comparativa das diferentes soluções apresentadas por diferentes organismos, na sua adaptação a um ambiente específico e limitante, permite uma melhor compreensão dos princípios gerais dos vários mecanismos homeostáticos envolvidos. A obtenção de informação (do meio ambiente e do próprio organismo), a sua integração e finalmente a regulação de todas as funções vitais permite, numa visão comparada e evolutiva, perceber o porquê e como respondem os seres vivos aos problemas encontrados no seu meio ambiente. Desta forma, a presente disciplina tem como objectivo principal o capacitar os alunos a compreender como as actividades dos vários sistemas fisiológicos estão integrados para a adaptação de um organismo a diferentes meios ambientes.
Modo de trabalho
B-learning
Programa
Aulas Teóricas Trocas Gasosas: Respiração; Transporte de oxigénio e dióxido de carbono no sangue; Circulação nos vertebrados e nos invertebrados. Osmoregulação e Excreção: A água e a regulação osmótica e iónica; Excreção; Excreção de produtos azotados. Alimentação, Metabolismo e Temperatura: Alimentos e energia; Regulação dos processos gastrointestinais; Metabolismo energético; Energia metabólica e movimento; Efeitos fisiológicos da temperatura; Regulação da temperatura corporal. Informação e Integração: Relógios biológicos; Migrações; Controlo e integração nos invertebrados. Aulas Práticas Aulas Laboratoriais: - Determinação da Taxa Metabólica no rato, ratinho e rato anestesiado. - Determinação da Taxa de Filtração Glomerular. Teórico-práticas: - Regulação do equilíbrio ácido-base: utilização de um modelo matemático (Human acid-base). Simulação de situações que ilustram o modo como os sistemas tampão do organismo, o rim e o sistema respiratório exercem uma acção integrada na manutenção da concentração do ião H+. - Transporte dos gases no sangue (A- Pigmentos Respiratórios; B- Transporte de O2; C- Curvas de Dissociação; Transporte de CO2). - Mamíferos mergulhadores. - Circulação capilar. - Regulação dos fluidos corporais em quatro invertebrados. - O rim dos peixes ósseos. - Digestão da celulose. - Condução nervosa. Propriedades gerais dos nervos.
Bibliografia Obrigatória
Schmidt-Nielsen Knut;
Animal physiology. ISBN: 0-521-25973-8
Bibliografia Complementar
Hill Richard W.;
Animal physiology. ISBN: 0-87893-315-8
Withers Philip C.;
Comparative animal physiology. ISBN: 0-03-075403-8
Randall David;
Eckert animal physiology. ISBN: 0-7167-2414-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino tradicional: aulas teóricas e práticas. Aulas teóricas (total-21 horas): Exposição oral dos temas propostos. São postos à disposição dos alunos os objectivos específicos e cópia dos diapositivos usados na exposição dos diferentes temas, bem como textos de apoio, sumários temáticos, etc. Aulas práticas, Laboratoriais e Teórico-Práticas (total-28 horas): Baseiam-se na realização de trabalhos laboratoriais e na utilização de modelos funcionais (simuladores) com elaboração do respectivo relatório escrito. Nas aulas teórico-práticas serão resolvidos problemas de fisiologia animal. Quer as fichas de trabalho das aulas teórico-práticas quer os protocolos para os trabalhos laboratoriais estarão disponiveis on-line.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
75,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
14,00 |
Estudo autónomo |
86,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Trabalho laboratorial |
14,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
São admitidos a exame os alunos que assistam a 2/3 das aulas práticas (com apresentação de relatórios, fichas de trabalho e participação na execução da Monografia e sua apresentação em seminário).
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da disciplina de Fisiologia Animal Comparada é feita pelo somatório da nota obtida no curso prático (5 valores) e pela nota obtida no exame teórico (15 valores). O exame final, teórico, consiste num teste escrito de questões de resposta verdadeiro/falso, respostas curtas e um (ou dois) tema(s) de desenvolvimento. O teste terá uma cotação máxima de 15 valores. Avaliação do curso prático: - Execução de 3 trabalhos práticos, que serão cotados para 1,5 valores e cuja média contará para a nota final. - Realização de 6 trabalhos teórico-práticos com a cotação de 0,5 valores e cuja média contará para a nota final. - Apresentação (escrita e oral) de um tema que se pretende que seja uma visão pessoal, critica e actual de um tema genérico (osmoregulação, migrações, respiração, etc.), ou de outros temas relacionados com a matéria ministrada nesta disciplina e propostos pelos alunos. Esta parte (Temas/Monografia) será objecto de apresentação escrita e oral ( em seminário) e terá uma cotação de 3 valores.
Provas e trabalhos especiais
- Apresentação (escrita e oral) de um tema que se pretende que seja uma visão pessoal, critica e actual de um tema genérico (osmoregulação, migrações, respiração, etc.), ou de outros temas relacionados com a matéria ministrada nesta disciplina e propostos pelos alunos. Esta parte (Temas/Monografia) será objecto de apresentação escrita e oral ( em seminário).
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação pode ser realizada em novo exame escrito (Total de 15 valores) e em relação à parte prática (total de 5 valores) através da execução de um trabalho monográfico individual com apresentação em seminário.