Código: | M224 | Sigla: | PAT1 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Patologia e Imunologia Molecular |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIM | 185 | Plano Oficial em Vigor | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Rui Manuel Ferreira Henrique | Regente |
Teórica: | 2,00 |
Práticas Laboratoriais: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
Ana Maria Luís Ramos Tomás | 0,143 | ||
Carmen de Lurdes Fonseca Jerónimo | 0,143 | ||
Maria da Graça Beça Gonçalves Porto | 0,143 | ||
Paulo Manuel de Castro Pinho e Costa | 0,286 | ||
Rui Manuel Ferreira Henrique | 1,285 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 9 | 18,00 |
João Pedro da Silva Machado Lobo | 2,00 | ||
Ângelo Adroaldo do Amaral de Jesus Rodrigues | 2,00 | ||
Carla Maria Magno Bartosch | 2,00 | ||
Carmen de Lurdes Fonseca Jerónimo | 4,00 | ||
João Paulo Pereira de Castro | 2,00 | ||
Nuno David Monteiro Coimbra | 2,00 | ||
Paulo Manuel de Castro Pinho e Costa | 4,00 |
1. Sessões teóricas: exposição geral e discussão dos temas programáticos, privilegiando a relevância clínica dos conceitos e suas aplicações actuais ou potenciais, estimulando-se a interação entre os estudantes e os docentes através de uma discussão activa e participada
2. Sessões práticas: consolidação dos principais conceitos expostos nas sessões teóricas e visualização de iconografia e de lâminas histológicas representativas de cada área temática
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 30,00 |
Teste | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Presença em, pelo menos, 75% das aulas práticas.
Componentes da Avaliação
1. Componente de “Avaliação teórica” (CAT): Questões de escolha múltipla que incidem sobre os conhecimentos adquiridos nas sessões teóricas, realizadas como:
Dois exames de frequência (o primeiro realizado no período intercalar de avaliação do 1º Semestre e segundo realizado na época de exames do 1º semestre), cada um classificado de 0 a 20 valores, resultando a classificação desta componente da média aritmética dos dois testes de frequência, ficando aprovados na CAT os alunos que obtenham classificação igual ou superior a 9,5 valores.
ou, em alternativa,
Exame final, a realizar na época de exames do 2º semestre, ao qual têm acesso os estudantes que não tenham comparecido aos testes de frequência ou que tenham realizado apenas a primeira frequência (ficando a classificação desta automaticamente anulada). Este teste final é classificado de 0 a 20 valores, ficando aprovados na componente de avaliação teórica os alunos que obtenham classificação igual ou superior a 9,5 valores.
2. Componente de “Avaliação prática” (CAP): avaliação contínua das aulas práticas baseia-se na realização de 2 eventos de avaliação (o primeiro relativo ao conteúdo das aulas práticas nº 2 a 6, e o segundo relativo ao conteúdo das aulas práticas nº 7 a 12), a serem realizados em conjunto com as provas de frequência ou com os exames finais, consoante a opção de cada estudante no respeitante à avaliação teórica. Esta classificação é expressa na escala de 0 a 20 valores, ficando aprovados na CAP os alunos que obtenham classificação igual ou superior a 9,5 valores.
Cálculo da Classificação Final
A aprovação na Unidade Curricular de Patologia I implica a obtenção de classificação igual ou superior a 9,5 valores em ambos os componentes da avaliação (CAT e CAP).
Uma classificação negativa a um dos componentes conduz a reprovação.Nas situações de "avaliação especial" aplicam-se as mesmas formas de avaliação descritas para as situações de "avaliação comum", ou seja, o CAT consta de um exame com 50 questões de escolha múltipla versando a totalidade da matéria teórica e o CAP consta de um conjunto de questões relativas ao conteúdo das aulas práticas, incluindo a interpretação de imagens e a categorização de afirmações.
A aprovação na implica a obtenção de classificação igual ou superior a 9,5 valores em ambos os componentes da avaliação (CAT e CAP).
Uma classificação negativa a um dos componentes conduz a reprovação.
Serão realizados em datas definidas pelo Conselho Pedagógico.A melhoria de classificação na CAT será realizada nas datas a definir pelo Conselho Pedagógico.
A melhoria de classificação na CAP não está prevista pelo regulamento da Universidade do Porto.